Historia da educação

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:História

Documento 1

Esse trabalho busca trazer uma reflexão sobre a história da educação e o seu processo no decorrer do tempo, apresentando as leis e movimentos que mais trouxeram mudanças e ocasionaram em novas oportunidades na vida dos cidadãos. Em muitos desses acontecimentos, não houve uma mudança positiva, mas sim regressos e consequências negativas nos dias de hoje. Aprofundando-se nessas questões, é possível uma evolução melhor nos dias atuais. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A primeira grande influência na evolução da educação no mundo foi na Grécia antiga com a Paidéia Grega que trazia o ensino de Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, buscando a formação de um cidadão perfeito e completo.

Porém, a educação só era destinada a alunos seletos, impossibilitando o acesso às mulheres, escravos, pobres e estrangeiros. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL No período colonial no Brasil, os primeiros padres jesuítas chegaram ao país, e assim começou a história da educação no país. A educação no Brasil era muito ligada ao catolicismo e por muito tempo foi a única no país. A prioridade desse ensino era alfabetizar e converter o povo indígena à fé católica e assegurar a sua passividade aos senhores brancos para adapta-los à mão de obra. Com o tempo essa educação foi se afastando e mudando o foco para a educação de elites, já que garantiam mais lucros. Entretanto, em 1759, os jesuítas foram acusados de traição e expulsos de Portugal com suas colônias, o que levou ao fechando todas as suas escolas, e afetou diretamente o Brasil devido à influência de Portugal na época.

Após a crise de 1930 e a Revolução de 1930, a Constituição anunciada em 1934 trouxe diversos avanços na área educacional, inclusive trazendo ideais da Escola Nova. Nessa Constituição a educação pública e gratuita era uma das prioridades, já a Constituição de 1937 é típica do Estado Novo, um Estado autoritário que levou ao regresso dos avanços da Constituição anterior e focou na educação privada e seletiva. Esse estado ditatorial caiu em 1945, e um novo foi instaurado somente em 1964, no golpe militar. Nesse intervalo de tempo o sistema educacional brasileiro passou por diversas mudanças bruscas, como por exemplo na criação da Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior, em 1951, do Conselho Federal de Educação, em 1961, expansão do ensino primário e superior, a criação de campanhas de alfabetização de adultos e grandes movimentos que defendiam a escola pública.

Porém, a Constituição de 1946 retrocedeu a responsabilidade educacional ao Estado, e sistematizou o ensino em duas coordenações: pela União e outra pelos Estados e Distrito Federal. Nessa questão, é importante notar que a história está profundamente conectada ao conhecimento do passado como forma de estudar o presente e construir o futuro. CONCLUSÃO Desde os primórdios da humanidade, a Educação se faz presente e está intimamente ligada à formação dos indivíduos e consequentemente em seu país. No princípio tratava-se de questão de sobrevivência, conforme a vida ficava mais fácil, começou o foco em passar o ensinamento sobre suas origens, cultura e leis. Quanto mais o tempo passava, mais a educação se moldava à sua época, seja para preparar líderes, soldados, políticos, matemáticos, médicos, ou para melhorar o mercado de trabalho.

Com a crescente do capitalismo, a principal preocupação passou a ser a formação de mão de obra, e não a formação de um ser mais desenvolvido e com mais opções. ed. São Paulo: Cortez, 2006. ARANHA, Maria Lúcia.  História da educação. São Paulo: Moderna, 2006.

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