Historia da educacao no Brasil

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Palavras-chave: Educação. Inclusão. Brasil. História. INTRODUÇÃO O artigo tem como tema principal a História da educação no Brasil e sua evolução desde a época do descobrimento do Brasil, ou seja, quando nosso território era colônia de Portugal e não era visto como terra para se desenvolver, apenas para se explorar e tirar proveito de suas riquezas naturais. Já que o acesso à educação eram privilégios do filhos de nobres e burgueses, que tinham seus destinos traçados para o intelecto, ficando para o filho do pobre apenas a mão de obra. Isso nos lembra alguma coisa? Ainda de forma muito escondida, mas ao mesmo tempo explícita tal “fenômeno” de segregação ainda acontece na sociedade atual. Os filhos de famílias mais abastadas que têm condições de pagarem por melhores escolas, exercendo as funções de advogados, médicos, juristas e claro professores, já os menos favorecidos exerciam funções primárias de mão de obra muitas vezes seguindo os ofícios dos pais, sem acesso ao estudo formal.

Durante os anos foi-se criando estratégias para que os pobres tivessem acesso gratuitamente a escola, onde aprenderiam a ler e escrever, bem como os colégios apenas de meninas, mais um tipo de segregação educacional que transforma até hoje o cenário estudantil de nosso país. Pelo exposto até então podemos verificar que a educação no Brasil, era exclusivamente para a catequização, não com o saber ler e escrever, dando início ao analfabetismo, que carregamos como herança por anos. Todas essas ações contribuíram para a crescente taxa de analfabetismo no Brasil e de outras heranças que ainda hoje lutamos para serem esquecidas, ou melhor, apagadas de nossa sociedade, que sempre foi sugada em sua mãe de obra por todos que aqui chegaram.

Não com a ideia de desenvolvimento de novas oportunidades para os que já estavam, mas apenas de exploração de mão de obra barata. Ainda carregamos em nossos genes este estereótipo de escravizados mesmo em pleno século 21, segregando a nós mesmo. Resquícios pobres dos nossos patrícios que nada mas fizeram a não ser apenas nos usarem como escravos. A história a Educação no Brasil é tema complexo e controverso para educadores e pensadores, que ainda criam todos os dias estratégias para a diminuição do analfabetismo em nosso país e uma educação de qualidade para todos. Para Paiva (2003) a educação é instrumento de conservação e mudança social. Capaz de trazer consigo um carga teórica dos conhecimentos antepassados, como a capacidade mudança no quadro atual de uma determinada sociedade, por meio da adaptação e de adquirir novos saberes.

Diversas vertentes pedagógicas servem para que nos posicionemos quanto ao nosso papel de educadores neste cenário da educação brasileira. CONSIDERAÇÕES FINAIS Devemos nos atentar a cada dia sobre a missão que temos de ir aparando as arestas deixadas por todos que trabalharam a Educação de forma secundária para àqueles que tanto a almejavam. Esta crise educacional que se instalou no pai, nada mais é do que reflexo de anos, de descaso para com todos que deveriam ser educados conforme seus costumes e crenças, para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. História da Educação Popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo. Loyola. º ed. ROBLE, Odilon.

43 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download