História das Drogas

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:História

Documento 1

Mas é surpreendente o quão as drogas foram e são importantes para a evolução humana. O Surgimento da primeira Droga Sabe-se que hoje temos muitas drogas ilícitas e as legalizadas pelo governo, e que todos possuem desde o nascimento o contato com elas em forma de medicamentos para cura ou terapia. Entretanto, para que chegássemos até aqui, houve um processo de descoberta e os principais responsáveis disso são civilizações antigas. Há registros através de pinturas rupestres em cavernas pré-históricas, desenhos de Cogumelos. Essa é uma planta antiga da família dos fungos, que desde os primórdios já existiam em bosques, e possa ter sido um elemento importantíssimo para a evolução da espécie humana. O Ópio tem o poder de provocar uma euforia e em seguida um sono profundo.

É extraído de um suco espesso da planta que se assemelha a leite ou mascando a flor consegue-se obter o mesmo resultado. Hoje em dia encontramos essas substâncias nos analgésicos. No Egito Antigo era comum utilizarem em cerimônias de magia, porém outras substâncias também estavam presentes, como as famosas da época, a Mirra e o Líbano por serem conhecidas por em passagens da bíblia que foram oferecidas ao menino Jesus no seu nascimento. Esses se consumidos em forma de fumaça em locais fechados, levam a pessoa ter alucinações terríveis. Hipócrates tanto sabia que revolucionou a medicina com essas substâncias sabendo que as mesmas curar como matar se não fossem administradas na dose correta. Tal era a preocupação dos seus poderes letais, a Cravagem era mantida longe do conhecimento do povo, mas que era consumida secretamente pela elite.

Os líderes políticos da época queimavam essa planta com outras para serem inaladas pelo publico e diziam que era para despertar o espírito jovem revolucionário. É bem provável que a Canabis também estivesse misturada a esse defumador. O mais interessante dessa planta, da Cravagem, é que ela possui alcaloides e que servem para sintetizar um ácido chamado dietilamida do ácido lisérgico, conhecido como LSD, mas que até hoje não se descobriu uma forma de administrar uma quantidade segura que não provoque paralização ou que não seja letal. Um inglês chamado Nox que naufragou no Sirilanka e passou 19 anos naquelas terras, ao voltar para Londres levou consigo as primeiras folhas de Canabis. Foi nessa altura que se deu também o conhecimento do tabaco.

A partir desse conhecimento, os Europeus começam a manipular essas substâncias visando os lucros em larga escala. A Inglaterra começa a negociar com a China, tinham interesse no chá, porém os chineses só aceitavam Prata ou Ópio como forma de pagamento. Mas como a Inglaterra não tinha o produto, terceirizaram da India, que contrabandeava em meio as especiarias. Em 1970 foi criada uma classificação pela comissão anti- drogas, que restringia ainda mais fortemente o consumo de drogas e seus efeitos de dependência numa escala de 1 a 5, onde o numero 1 alerta para maior risco de dependência e 5 menor. Veja alguns exemplos: 1- Maconha, LSD, Heroina 2- Cocaína e Morfina 3- Anabolizantes 4- Xanax, Valium 5- Pregabalina As leis aprovadas foram ineficazes e apenas favoreciam os cartéis de contrabando.

Em contrapartida, era nítida a necessidade de agir de alguma forma, pois havia uma crescente violência em todos os continentes. Mas o uso de drogas, nunca deixou de existir. Consumimos atualmente mais drogas que em qualquer período da história.

34 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download