Histórico da Gestão Escolar

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

PALAVRAS-CHAVE: Gestão Escolar. Histórico. Ensino. Evolução. INTRODUÇÃO O presente artigo mostrará a evolução da gestão escolar, assim como, o quanto a educação é um fator determinante para o desenvolvimento da sociedade. No Império e na Primeira República as organizações não seguia um planejamento, nem as exigências básicas das poucas instituições educacionais da época. SANDER, 2007). A educação no Brasil iniciou-se com a chegada dos primeiros padres jesuítas por volta do ano de 1549, eles criaram alguns colégios que disponibilizavam estudos para os filhos da elite brasileira daquela época. E durante esse período o poder era centrado apenas a uma única pessoa, que realizava sozinho todas as decisões. Com o passar dos anos surgiu a Constituição Federal de 1988 que realizou algumas mudanças fundamentais para um melhor desenvolvimento do ensino.

de 1996, também marcou muito o histórico da educação. Essa foi a primeira Lei que ajudou a gestão escolar. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Nº 9394/96), as normas de gestão estão classificadas da seguinte forma: Art. Os sistemas de ensino definirão normas de gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político-pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares ou equivalentes (BRASIL, 1998). GESTÃO ESCOLAR De acordo com o conceito de gestão, este refere-se à ação ou também ao efeito de dirigir, administrar e gerir os destinos, a vida, as capacidades das pessoas e também as coisas, na qual, os pertencem.

A gestão escolar deve possuir uma boa participação e democracia, assim como a participação dos cidadãos na referida comunidade escolar. “O reforço da dimensão local da escola exige alterações nos modos de regulação, nas formas de organização e nas práticas de gestão. ” (BARROSO, apud TEODORO, 2001, p. Vale ressaltar que, a gestão presente nas escolas é tão importante quanto a presença de alunos e professores. Bordignon e Gracindo (2000), ressalta que o gerenciamento de uma escola diferencia-se do gerenciamento de outras organizações sociais, por causa da sua estrutura pedagógica, finalidade e às relações internas e externas. CONCLUSÃO A alguns anos atrás a gestão escolar era exercida de forma centralizada apenas no diretor. Essa forma de gestão foi sendo mudada no decorrer da história brasileira, foi através da Constituição de 1988 por meio de movimentos democráticos e também sociais que desenvolveram a gestão democrática na educação brasileira.

Desta forma, o modelo antigo de gestão foi descartado e atualmente a gestão democrática ocorre com a participação de todos que formam o ambiente escolar. Portanto, para que ocorra um melhor desenvolvimento nas escolas é fundamental que todos fiquem engajados e junto com o gestor escolar realizem as decisões e busquem as melhores iniciativas para o ensino. Sendo de extrema importância que os pais estejam sempre presentes na trajetória escolar dos seus filhos, ajudando-os da melhor forma na sua formação. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. Org. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p. A evolução da gestão educacional a partir de mudança paradigmática, 2009. Disponível em: < https://progestaoead.

files. wordpress. com/2009/09/a-evolucao-da-gestao-educacional-h-luck. nº 03, p. Set/Dez, 2007 SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007. TEODORO, A.

57 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download