IDEOLOGIAS QUE AINDA INFLUENCIAM NOSSO IMAGINÁRIO POLITICO

Tipo de documento:Apresentação

Área de estudo:Direito

Documento 1

Dr. “nome do professor”. NOME DA CIDADE 2020 Sumário IDEOLOGIAS QUE AINDA INFLUENCIAM NOSSO IMAGINÁRIO POLÍTICO. LIBERALISMO 4 SOCIALISMO 5 ANARQUISMO 5 NACIONALISMO 6 FASCISMO 6 SOCIALDEMOCRACIA 7 NEOLIBERALISMO 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8 IDEOLOGIAS QUE AINDA INFLUENCIAM NOSSO IMAGINÁRIO POLÍTICO. LIBERALISMO É uma doutrina político-econômica que surgiu, em sua essência, da vontade de limitação do Estado para a consequente ascensão da liberdade individual, dos direitos individuais, da igualdade perante a lei, da proteção à propriedade privada e do livre comércio. Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, Existem hoje países que se autodeclaram socialistas, apesar do assunto ser bastante controverso, mesmo que muitos deles ainda sigam alguns princípios socialistas, é notável a influência do sistema capitalista em seus sistemas, sobretudo na esfera econômica, como por exemplo, Cuba, China, Coreia do Norte e Vietnã.

ANARQUISMO A palavra anarquismo significa ausência de governo e é uma corrente de pensamento, uma teoria e ideologia política que não acredita em nenhuma forma de dominação, inclusive a do Estado sobre a população ou de hierarquia e prega a cultura da autogestão e da coletividade. Alguns dos valores defendidos pelos anarquistas são: a liberdade individual e coletiva para o desenvolvimento de pensamento crítico e todas as capacidades individuais das pessoas; a igualdade que em termos econômicos, políticos e sociais, é o valor que inclui questões de gênero e raça e a solidariedade, pois a teoria anarquista só tem sentido se há entre as pessoas apoio mútuo, com colaboração e espírito de coletividade. O anarquismo critica principalmente exploração econômica do sistema capitalista e o que chama de dominação político-burocrática e da coação física do Estado, eles não buscam uma revolução política, mas uma revolução social, que parta da maioria da população, dos trabalhadores, da classe que sofre alguma forma de dominação.

Sua ideia principal é a horizontalidade que é um território em que não exista Estado, nem hierarquia e em que a população faça a autogestão da vida coletiva. NEOLIBERALISMO É uma doutrina econômica e política que surgiu no século XX com base em teorias formuladas por teóricos, como o economista ucraniano Ludwig von Mises e o economista austríaco Friedrich Hayek. A teoria neoliberal surge para opor-se à teoria keynesiana de bem-estar social e propõe uma nova leitura da parte econômica do liberalismo clássico, tendo como base uma visão econômica conservadora que pretende diminuir ao máximo a participação do Estado na economia. As características são o enfraquecimento do Estado e a diminuição drástica da participação estatal na economia.

Os teóricos neoliberais defendem a mínima cobrança de impostos e a privatização dos serviços públicos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDERSON, P. Roma: Newton & Compton, 2003, p. BEL, G. Against the mainstream: nazi privatization in 1930s Germany. Revista The Economic History Review. Volume 63, Issue 1, 2010. Ideologia e contraideologia : temas e variações / Alfredo Bosi. — São Paulo : Companhia das Letras, 2010 EDWARD, C. C. L; HENRIQUE, P. P. A ideologia nacional-socialista: O revisionismo e o nazismo de esquerda. Id on Line. Revista. Mult. Psic. São Paulo: Martin Claret, 2003. LEVINE, Robert M. Pai dos pobres? O Brasil e a era de Vargas. SP: Companhia das Letras, 2001. LARA, E. No. Vol II.   Enero 2020. Pp. Centro Latinoamericano de Estudios en Epistemología Pedagógica.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download