IMPLEMENTAÇÃO DE UM SITE DE E-COMMERCE PARA UMA FÁBRICA DE DOCES ARTESANAIS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Dr. Prof. Dr. Dedico este trabalho aos. Colocar aqui sua dedicatória. Palavras-chave: E-commerce. Marketing. Internet. Metas. Negócio. Goals. Business. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 11 2. JUSTIFICATIVA 12 3. A situação do e-commerce no Brasil 23 4. O marketing digital no desenvolvimento de lojas virtuais 26 4. Outras influências 28 4. Satisfação e necessidades 28 5. MÉTODOLOGIA 29 5. Plano Financeiro 45 6. CONCLUSÃO 46 7. REFERÊNCIAS 49 1. INTRODUÇÃO Atualmente, a internet está presente em todos os cantos, tudo é mais fácil com o uso desta tecnologia, sendo notável em qualquer aspecto do nosso dia a dia, devido a sua importância e influência na vida tanto profissional como pessoal de cada pessoa. A muitos anos o Brasil notou a importância desta ferramenta que a cada vez mais conquista inúmeros usuários, sendo que o país é um dos que possui o maior número de pessoas conectadas.

Buscando apresentar também um caráter exploratório, sobre a análise da loja que se pretende implantar, trazendo assim, um conhecimento ao leitor sobre o assunto de e-commerce, dividindo o trabalho nas seguintes partes: • Primeira parte: introdução, com uma apresentação geral sobre o tema tratado, abordagem sobre o objetivo geral e específicos, pertinentes ao trabalho, sendo baseado em pesquisas bibliográficas. • Segunda parte: apresentação dos conceitos de internet e aplicação do e-commerce, bem como dicas para a criação, marketing digital, utilizando-se os conceitos abordados por diversas literaturas e autores pertinentes no assunto. • Terceira parte: apresentação da metodologia, visando o estudo de caso da fábrica de doces Sissi Comércio de Doces Finos EIRELI - EPP (nome fantasia: Sissi Pães de Mel, apresentando um levantamento de dados da empresa, para os possíveis embasamentos sobre a viabilidade de criação de uma e-commerce, para o empresário alcançar ainda mais lucros no mercado.

• Quarta parte: conclusão do estudo, juntamente com as recomendações para propostas futuras. OBJETIVO 3. Atualmente é constante o número de usuários presentes e disfrutastes dessa ferramenta, tornando essencial para a comunicação e disseminação de informações na vida de todos. Para Quaino (2012, p. os dados apontam que mais da metade da população brasileira utiliza dessa ferramenta. Isso se deve ao baixo custo de aparelhos tecnológicos, que promovem o acesso à internet, ou seja, atraindo cada vez mais pessoas ao uso dessa ferramenta de comunicação. É mostrado na Tabela 1 o índice de evolução que o Brasil ocupa no ranking entre os vinte países com maior índice de usuários na conectados a internet, evidenciando o quantitativo de pessoas que buscam essa tecnologia, destacando o nosso país como o quinto, com cerca de 3,6% de usuários em relação ao mundo.

Para Nakamura (2001 p. a palavra e-commerce é compreendida entre toda atividade de compra e venda a ser realizada com o auxílio de recursos eletrônicos. Esta ferramenta de comunicação e vendas, pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. De acordo com Smith et al. p. deste trabalho. É de extrema valia identificar os objetivos da empresa, antes de almejar a sua criação. O investimento em marketing e imagens para sofisticação é muito importante também para a apresentação dos produtos e garantia de aprovação e organização em todo e qualquer setor de e-commerce. Vantagens O comércio online oferece inúmeros benefícios, sendo de grande valia para empresas que procuram atender com um serviço diferenciado. De acordo com as recomendações do SEBRAE, as vantagens podem abranger o mercado digital da seguinte forma: • A empresa começa a ser vista no mercado nacional e internacional, visto que qualquer pessoa pode ter acesso ao site e realizar compras; • A efetuação do pedido pode ser feita a qualquer momento do dia, ou seja, 24 horas; • Possuir facilidade no oferecimento de produtos, facilidade de diferentes formas de pagamento e diminuição dos custos de entrega; • Com a criação de uma e-commerce é possível o acesso a diferentes aparelhos eletrônicos com acesso à internet; • O consumidor consegue adquirir produtos com melhores preços, visto que podem fazer diversas buscas instantâneas, para possíveis comparações; • Possui a comodidade da compra em seu próprio lar.

Com todo o auxílio a disposição do empreendedor, com as legislações e normas pertinentes, fica fácil a decisão sobre o planejamento, sendo que ele é um dos passos importantes para identificação do público que se espera atingir e qual será a melhor tecnologia a ser utilizada para o atendimento e oferecimento de um serviço ágil e de qualidade. Outra dica importante é poder contar com especialistas demais áreas, como de marketing digital, gestão de relacionamento com o consumidor e o pessoal de tecnologia da informação.   O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza em seu site um sistema de programas composto por dez dicas para a criação de um E-commerce, ou seja, dicas para facilitar a criação de um comércio eletrônico, ajudando empreendedores a enfrentar os desafios impostos pela abertura de lojas online e aproveitar as oportunidades para o crescimento e sucesso no comércio.

Este programa de aprendizagem pode ser encontrado informações valiosas como: feedback, navegação e mobilidade, além de orientações para saber lidar com o atendimento de exigências dos clientes, entre outros. Sendo assim, o empresário conseguirá fazer com que o seu site facilite a compra de muitas pessoas e impossibilite-o de procurar em sites de concorrência, efetivando assim as vendas e alcançando melhor os negócios. • Tempo de Carregamento: No comercio eletrônico, tempo é dinheiro literalmente. As imagens e todo o conteúdo da página deve ser colocado em um formato certo, para um carregamento rápido e uma navegação precisa; procurando manter um tempo de carregamento abaixo de 5 segundos. • Logística e Embalagem: Para vender um produto é preciso que o empreendedor cuide de toda a logística e embalagem do produto, para que a entrega seja feita no prazo e cumprindo com a qualidade do produto, com a embalagem perfeita para o cuidado na hora do envio.

• SEO (Search Engine Optimization): conjunto de métodos que melhoram a visibilidade da página em um site de busca. Sendo importante sempre manter a loja atualizada. Para Martins, Costa Neto (1998), não se tem muitos detalhes frente a como os indicadores devem ser desdobrados para as organizações, conseguindo indicar seu nível de abrangência. Sendo que tudo deve ser mencionado como uma necessidade para auxilio dos meios de gestão e qualidades na empresa e não visando o seu fim. Contudo, são muito uteis para controle e identificação das necessidades, melhorando o desempenho a fim de lucrar, com o relacionamento e satisfação dos chamados stakeholders (pessoas ou um grupo que possuem interesse em uma empresa) da empresa. A situação do e-commerce no Brasil De acordo com o gráfico 1 é possível observar que em 2012, cerca de 22,5 bilhões de reais foram movimentados pelas vendas aos usuários e que em 2017 o índice chegou em 49,7 bilhões de reais sendo movimentados por transações de compras online.

Para Pinho (2000, p. Sendo que a visão do mundo por busca de padrões e novas técnicas vigentes, possuem como forma de troca a informação. Por isso, o homem criou esta tecnologia digital, a qual oferece a possibilidade de armazenamento e distribuição de informações de maneira ágil. Para a criação de uma loja online, muitos fatores devem ser analisados, para conseguir colocar a loja a disposição dos clientes, oferecendo produtos de qualidade e ganhando espaço no mercado. Para Chleba (1999, p. o treinamento de funcionários, o layout de apresentação da loja, e a maneira utilizada para o atendimento, são fatores primordiais para a adaptação de um negócio, ou seja, fases estas, muito próximas dos conceitos estabelecidos para o marketing direto.

Fonte: PSFK apud Camargo (2013). Para Camargo (2013) as cores apresentadas dizem respeito às percepções de usuários nos EUA, ou seja, são estas que atraem mais no comércio online americano, sendo a vermelho, a que mais se destaca, aumentando a frequência cardíaca e a sensação de urgência, sendo muito encontrada em liquidações. A cor púrpura é usada com a finalidade de acalmar, passando tranquilidade. O amarelo é uma cor buscada por jovens, servindo para chamar mais a atenção. O azul passa uma sensação de confiança. Sendo de grande importância observar os números que o site alavancou em todas suas décadas de criação e comércio virtual, sendo que sua expansão foi movida por milhões de investimentos, havendo uma retração no mercado em 2000, mas que finalmente a procura por muitos, ainda continua alta, hoje em dia.

Satisfação e necessidades Logo depois da implantação do e-commerce o empreendedor deve estar disposto a identificar o nicho de mercado ao qual se deseja alcançar, como também o perfil dos consumidores presentes e interessados no segmento do e-commerce. Desse modo, o empresário deve levar em consideração todas as exigências, necessidades e desejos de seu público-alvo. Pois todos estão susceptíveis a fraudes e crimes no comércio virtual, sendo muito comum na modalidade de compra, portanto, é de grande valia manter sigilo de informações veiculadas em sites de e-commerce, através da segurança no ato da compra, são questões de investimento necessário a quem quer expandir suas vendas no setor virtual. Visto que um consumidor satisfeito é aquele que conta com um bom atendimento, podendo sanar possíveis duvidas com total eficiência, serenidade e qualidade de serviço.

Por isso, a Sissi Pães de Mel foi inserida no mercado (com a loja física), apresentando um novo conceito de pães de mel. A Sissi se destaca com a apresentação de um portfólio de produtos, garantindo agilidade, praticidade e qualidade, ofertada com o melhor custo-benefício. A ideia foi vislumbrada com a identificação do crescimento do mercado de chocolates finos, sendo que estes tipos de doces, ainda são pouco fabricados, possuindo pouca concorrência no mercado. Apresentando a qualidade por meio dos estilos de doces caseiros, feito de forma artesanal. Diante desse cenário a Sissi Pães de Mel, apresenta-se de forma diferenciada, buscando atender a um público sofisticado e exigente, sendo de classe A e B com heavy users entre 20 e 50 anos.

Conhecendo a Loja Física A loja física está presente em Pinheiros – SP. Atendendo ao público com qualidade e garantia de produtos gourmet e finos. A implementação da loja física, foi avaliada para cinco anos de funcionamento, com análise das seguintes áreas: estratégia empresarial, operações, gestão de pessoas e administrativo financeiro. A análise de estratégia empresarial, realizada logo após a análise ambiental de mercado, foi demostrado pela delimitação do público-alvo por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas o dimensionamento do mercado. Foi determinado também, visando a implantação, o posicionamento da empresa, frente aos valores organizacionais, a maneira adotada de controle sobre estratégicas, o planejamento mercadológico, apresentando os serviços oferecidos, os preços que são praticados (possíveis promoções da empresa), o sistema de informação e os métodos de acompanhamento do desempenho de marketing.

Para as vendas pelo site, atender de forma prática, rápida e com custo adequado à qualidade dos produtos. Oferecer presentes especiais e garantir agilidade nas entregas. Conhecendo os produtos – Portfólio de vendas O portfólio da Sissi inclui uma diversa gama de produtos, tendo uma linha permanente e produtos da linha sazonais. • Produtos Permanentes nas vendas: A Sissi Pães de Mel fabrica pães de mel de diversos sabores, tamanhos e formatos. As figuras abaixo mostram as imagens dos produtos ofertados aos consumidores. É grande a importância que uma organização tem em sua missão, visão e valores, que sejam bem definidos, visto que assim, além de delimitar sua área de atuação, a empresa pode traçar suas metas e objetivos com maior precisão, não perdendo seu foco principal e moldando suas estratégias para tanto.

• Visão A visão organizacional é objetivada pelo fato de como a empresa espera ser vista/conhecida futuramente, tornando mais fácil a tomada de algumas decisões estratégicas. Para Thompson e Strickland (2000, p. a visão estratégica deve fornecer um quadro de perspectivas a serem observadas, como: “o que somos, o que fazemos e para onde queremos ir”. Existindo uma dúvida sobre qual rumo a organização irá tomar, com o passar dos anos, como a gerência pretende conduzir a empresa, sendo que uma visão estratégica bem concebida é um pré-requisito para uma boa liderança e uma estratégia eficaz. • Fatores Críticos de Sucesso: Alta concorrência de sites já em rede e a quantidade de concorrentes indiretos. • Princípios e Valores: a) Ética; b) Satisfação; c) Credibilidade; d) Melhoria Contínua; e) Qualidade de produtos e serviços; f) Confiança.

Objetivos Estratégicos • Ser reconhecida como uma loja virtual, proporcionando grande acesso no site; • Oferecer produtos de qualidade com preço competitivo; • Atendimento diferenciado; • Fidelizar clientes; • Ter pareceria com fornecedores. Análise Estratégica Segundo Chiavenato (2005, p. a análise da estratégia para a a criação de uma e-commerce visa em acompanhar os resultados estratégicos empresarial, promovendo assim, os ajustes necessários e as correções para adequar a mudanças que podem ocorrer no caminho. Dados apontados pelo instituto de pesquisa Forrester, em um levantamento encomendado pelo Google analisa o comércio eletrônico no Brasil, apontando o e-commerce com o dobro de lojas no varejo até o ano de 2021, com um crescimento médio de 12,4% ao ano. Este crescimento do comércio online está totalmente alinhado aos avanços com a tecnologia, impactando a realidade de mercado, e ao número crescente de consumidores que compram pela internet.

Quadro 1: Variáveis tecnológicas Fonte: O autor 5. Ambiente Legal A Sissi Pães de Mel exerce a excelência no atendimento da empresa física, assim como visa atender pelo e-commerce, e para que ela esteja apta a abertura do comércio virtual, a empresa deve estar devidamente regularizada, com todo o marketing, serviços bem explicativos no site, adequando a todas as formas de pagamento, assim como, os sócios possuírem conhecimentos em normas e leis do código do consumidor, de segurança a integridade de informações cadastradas no ato da compra, garantia de agilidade e oferecimento de produtos com qualidade, fatores estes, já bem regulamentados no atendimento da loja física. Para entrar no ramo de chocolates gourmet além de estar adequado às normas e regulamentações não há grandes barreiras, assim o ambiente legal, pode ser considerado tanto uma oportunidade, quanto uma ameaça por sua facilidade em abrir um negócio, permitindo assim a entrada de novos concorrentes com certa simplicidade.

quatro milhões e oitocentos mil reais). Plano Operacional Segundo Vilela, Soares (2010) o planejamento operacional acontece através de procedimentos como: orçamento e programas. Um dos exemplos desse plano operacional é o cuidado com a rotina, assegurando que todos estejam envolvidos com o processo, sobre a geração de novos produtos, harmonização e sincronização dos envolvidos. Para Neto (2002) o plano operacional é entendido como a formalização dos objetivos e procedimentos, os quais devem ser seguidos através da apresentação de uma documentação, sobre as possíveis metodologias e desenvolvimentos estabelecidos. Layout de Apresentação do Site Contudo, o site da empresa Sissi será de fácil acesso, garantindo um layout especial e atrativo, para todos os amantes de doces finos e gourmet. • Estabelecimento de planejamento para o controle de gastos e possíveis gastos futuros, ou seja, saber lidar com os fundos disponíveis, para a realização das atividades da empresa.

• Projeção e demonstrações financeiras, a fim de analisar o efeito dos planos e índices financeiros. Determinando prazos e custos. • Conseguir prever a disponibilidade que será necessária para a realização dos fundos. CONCLUSÃO O plano de negócio é de grande importância para o sucesso de toda e qualquer empresa, considerando o fato do empresário colocar suas ideias no papel e conseguir implementá-las, bem como, conseguir identificar o ponto que deve ser melhorada. A partir da análise dos recursos financeiros, organizacionais e comprometimento, fica viável a criação do e-commerce para a fábrica de doces Sissi. Foi possível adquirir muito conhecimento com relação à presente pesquisa, tanto nos detalhes da criação da empresa virtual, as dicas para uma boa gestão e controle, para que os negócios fluam de maneira correta e proporcionem resultados satisfatórios, bem como, sobre os planos apresentados que precisou de muita pesquisa e algumas comparações tornando-se mais crítica e atenta aos detalhes o que contribui muito.

Mas como toda implantação de e-commerce, possui algumas dificuldades básicas, com relação a ajustes de detalhes, além de exigir a produção de pesquisas voltadas para o conhecimento do público alvo, mas nada que atrapalha a conclusão tanto do presente trabalho, como da proposta para a implantação do site. Portanto, fica firmado que a fábrica de doces Sissi possui total condições para adequação e criação de um site de vendas, visto que prestara um ótimo atendimento, assim como está apresentando na loja física situada em Pinheiros-SP. Foi também de extrema importância todo o conhecimento adquirido para a criação de uma e-commerce, para se chegar a conclusão deste estudo sendo viável a ideia, bem como acreditar nela.

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