Importância do COBIT como framework de governança de TI para instituições de saúde

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Para atingir tais objetivo é preciso garantir que haja uma sintonia entre a estratégia de TI e a estratégica de negócio. Sendo assim, o auxilio destas empresas para que se atinja o determinado objetivo é garantido pela governança de TI visando a melhoria contínua nos processos de TI com o foco nos negócios da organização. Este aritigo descre o framework do COBIT e a sua versão mais atualizada e os beneficios que se obtém com a sua aplicação e a importância do mesmo para a governança e gestão das TI destas empresas. INTRODUÇÃO A tecnologia de informação (TI) desempenha um papel fundamental no auxílio e facilitação das principais decisões estratégicas das instituições e organizações.

Com isso tudo, entende-se que seja necessário um alinhamento entre as estratégias de TI com as estratégias de negócio. Para o desenvolvimento do campo de TI existem vários aspectos que devem ser considerados. As características como segurança, disponibilidade, utilização de sistemas adequados, tecnologias para determinar qual é a melhor para determinada finalidade, e legislação local, são de extrema importância para essa governança de TI (LOUREIRO, 2012; ROCHA et al. Atualmente existem diversas metodologias e frameworks aplicados no sentido de auxiliarem o controle de uma empresa. Portanto, este estudo tem como objetivo determinar a importância da aplicação do cobit nas empresas e instituições de saúde como um método de alinhamento estratégico baseado em gestão de TI.

FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2. COBIT E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES E EMPRESAS Para entender melhor sobre a aplicação do COBIT, torna-se importante entender que a sua missão baseia-se em pesquisar, publicar e promover um modelo de controle para governança de TI atualizado e internacionalmente reconhecido para que se aplique à organizações e o seu uso no dia-a-dia por gerentes de negócios, profissionais de TI e profissionais de avaliação (SANTOS; RODRIGUES; PEREIRA, 2014; VAZ, 2014). O Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology) é sendo um framework, um modelo, uma ferramenta de gestão da área de TI e de alinhamento estratégico para ajudar a entender e a gerenciar os riscos e benefícios associados à TI. O Cobit tem como objetivo principal resolver as necessidades da gestão de TI.

Para que se possa alcançar este objetivo é preciso um modelo que possua como principais funções a pesquisa, o desenvolvimento, a publicação e promoção de um conjunto atualizado, autorizado e com foco internacional de objetivos de controle (RIGON; WESTPHALL, 2013). A aplicação deste tipo de framework tem como interesse atingir os objetivos da tecnologia de informação para que estes estejam alinhados com os objetivos da empresa onde é aplicado o framework permitindo assim uma indicação dos recursos a serem utilizados, além de gerenciar os riscos que são possíveis de aparecer (SANTOS; RODRIGUES; PEREIRA, 2014). Dentre as principais vantagens da utilização do Cobit tem si: um processo que é aceite internacionalmente como framework de modelo para governança de TI, o que lhe dá a característica de ser reconhecido pela maior parte das empresas de TI.

O cobit pode ser desenvolvido e voltado para processos suportado por ferramentas e treinamento. Ainda é um processo de constantes desenvolvimento, ajuda a atender os requisitos regulatórios. Ainda, O cobit é compatível com o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission). Define uma linguagem comum TI- negócio. EVOLUÇÃO DO COBIT 4 PARA O COBIT 5 A atualização do framework COBIT de 4. para o COBIT 5 trouxe algumas mudanças visíveis nos seus domínios e processos. A versão do COBIT anterior apresentava 4 domínios e 34 processos. A versão atual do COBIT nos fornece 5 domínios e 37 processos (SANTOS, 2013).   Com vista nessa abordagem, o COBIT 5 ao contrário da versão antiga veio trazer uma separação dos processos de governança e gerenciamento e também fornecer uma versão nova no que diz respeito à abordagem de avaliação com foco na capacidade dos processos (SANTOS, 2013).

Portanto, é de extrema importância ter uma orientação objetiva de uma regulação dos processos dessas instituições (GOMES, 2010). A abordagem das tecnologias baseadas no método de COBIT para a gestão da TI em áreas de saúde deve-se à sua utilidade em acompanhar o estado de saúde dos pacientes em tempo real e também uma análise dos equipamentos de saúde com tecnologias que possam ser controladas os sinais da condição dos pacientes e serem detetados pelo corpo médico (VAZ, 2014). Ainda, o COBIT fornece a eficiência de acessos satisfatórios à rede interna no que diz respeito aos profissionais em hospitais como para equipes de serviço, ainda, permite o seu uso para monitoramento com o objetivo de adquirir as informações em tempo real (GOMES, 2010).

O processo de implantação de COBIT em áreas setores de saúde torna-se possível a indentificação do nivel de maturidade de cada processo e apontar, identificar e priorizar os processos mais críticos para a diretoria de TI. Contudo, as dificuldades que advém da organização estudada são em grande maioria dificuldades relatadas pelas organizações que passam por esse processo de implantação (PRADO et al. O COBIT 5 traz as soluções que as versões anteriores não conseguem encontrar e realizar. No entanto, está preparado para funcionar em conjunto com outras framework e standards. Desta forma, o COBIT 5 possui práticas e atividades que funcionam como controlos a aplicar em outras framework e standards. Concluiu-se ainda que o COBIT 5 ajuda no alinhamento das TI com o negócio e permite ter uma visão global de toda a organização através dos seus processos de governança e gestão.

Por fim é destacado a importância da aplicação do COBIT para as intuições de saúde e do papel que este desempenha sobre a gestão e governança das tecnologias de informações. n. p. GOMES, R. Estrutura e Governo das TI para a Saúde. Sistemas e Tecnologias de Informação na Saúde, 2010. Manajemen Sumber Daya Teknologi Informasi Laboratorium Komputer Menggunakan Balanced Scorecard (BSC) dan COBIT 5. JURNAL INFOTEL, v. n. p. LOUREIRO, L. V. et al. Governança de TI em Organizações do Setor de Saúde: um Estudo de Caso de Aplicação do COBIT. RIGON, E. A. et al. Elephant grass ecotypes for bioenergy production via direct combustion of biomass. Industrial Crops and Products, v. p. SANTOS, S. N. DOS. Avaliação da capacidade dos processos de governança corporativa de TI baseda no COBIT 5.

SUSANTO, Y. A. Controlo interno nos agrupamentos de centros de saúde da Administração Regional de Saúde do Centro, IP: estudo exploratórioUniversidade de Aveiro, , 2014.

69 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download