Inclusão Escolar O desafio de uma educação para todos

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Pretendeu-se, portanto, avaliar o processo de imersão das referidas crianças e o progresso das escolas regulares presentes do país. Acredita-se, com isso, que a presente condição traz grandes repercussões e influências no que diz respeito às possibilidades de construção de contato entre essas crianças e a sociedade em geral. O estudo foi orientado acerca dos impactos dessas circunstâncias. Palavras-chave: Inclusão Escolar. Sistema Educacional. A educação inclusiva, no presente tema, assume espaço central nas discussões a respeito da sociedade atual e do papel das escolhas ao superar a falta de lógica da exclusão. De acordo com o doutrinador Facion: A busca por uma sociedade igualitária, por um mundo em que os homens gozem de liberdade de expressão e de crenças e possam desfrutar da condição de viverem a salvo do temor e da necessidade, por um mundo em que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os seres humanos e da igualdade de seus direitos inalienáveis é o fundamento da autonomia, da justiça e da paz mundial, originou a elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que representa um movimento internacional do qual o Brasil é signatário (FACION, 2008, p.

Para Mills (2003, p. o princípio que rege a educação inclusiva é: “o de que, todos devem aprender juntos, sempre que possível, levando-se em consideração suas dificuldades e diferenças”. Todos carecem integrar, por óbvio, do Sistema Educacional inclusivo, o qual deve ser banido a aplicação de práticas discriminatórias, a fim de que a igualdade de oportunidades seja garantida. Todavia, os movimentos sociais de inclusão e integração simbolizam ideia dissemelhantes, ainda que possuam propósitos praticamente iguais, isto é, a imersão de pessoas com deficiência na sociedade. Não à toa, a interpretação errada a respeito do tema começa exatamente aqui. Os indivíduos, geralmente, usem o termo inclusão quando, na realidade, estão tratando de integração. Afinal, quais são as fundamentais distinções a respeito da inclusão e integração? Quando se fala de inovação educacional, a ideia de incluir pessoa com deficiência é o primeiro passo, além de ser a estrada crucial para que se atinja, ainda, a inclusão social.

Deve-se, sobretudo, ser instituído um objetivo cada vez mais firme nos diversos sistemas, a fim de que sejam construídas escolhas mais eficientes, comunitárias e abertas. no diálogo acerca da educação inclusiva, ressalta algumas das várias funções de uma escola que pretende estar dentro dos termos da presente perspectiva de estudo: Desenvolver culturas, políticas e práticas inclusivas, marcadas pela responsabilidade e acolhimento que oferece a todos os que participam do processo educacional escolar; promover todas as condições que permitam responder às necessidades educacionais especiais para a aprendizagem de todos os alunos de sua comunidade; criar espaços dialógicos entre os professores para que, semanalmente, possam reunir-se como grupos de estudo e de troca de experiências; criar vínculos mais estreitos com as famílias, levando-as a participarem dos processos decisórios em relação à instituição e a seus filhos e filhas; estabelecer parcerias com a comunidade sem intenção de usufruto de beneficiar apenas e sim para conquistar a cumplicidade de seus membros, em relação às finalidades e objetivos educativos; acolher todos os alunos, oferecendo-lhes as condições de aprender e participar; operacionalizar os quatro pilares estabelecidos pela UNESCO para a educação deste milênio: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser, tendo em conta que o verbo é aprender; respeitar as diferenças individuais e o multiculturalismo entendendo que a diversidade é uma riqueza e que o aluno é o melhor recurso de que o professor dispõe em qualquer cenário de aprendizagem; - valorizar o trabalho educacional escolar na diversidade.

É imperioso que a sociedade mantenha o pensamento a respeito da inclusão educacional como fruto da alteração das escolas, isso quer dizer que a estrada para que os tais direitos sejam garantidos é inteiramente constitucional, além de incondicional. Uma escola ética e de alta qualidade possui abertura para educação universal através da solidariedade e de outros instrumentos cruciais para que haja uma verdadeira aprendizagem. Conclusão É indispensável afirmar que, na escolarização de uma criança com deficiência, além da própria criança, estão relacionados sua família, bem como seus educadores. Cabe a escola, principalmente, acolher esses alunos e estruturá-la de maneira adequada, a fim de que estes sintam-se confortáveis, mas, principalmente, aptos para uma boa educação. T. E.

Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. MILLS, Nancy Derwood. A Educação da Criança com Síndrome de Down.

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