INCLUSÃO ESCOLAR: PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2019. RESUMO Este projeto tem como tema: “A Inclusão Escolar”, apresentando como linha de pesquisa, a importância da inclusão nas séries iniciais do ensino fundamental que compreendem do 1º ao 5º ano. O tema abordado é de relevância para professores das séries iniciais e remete a pensar na inclusão como uma forma de uma educação de qualidade. As questões a serem respondidas serão: Qual importância da inclusão escolar nas séries iniciais? Quais os desafios enfrentados pelos professores quando o assunto é inclusão? Neste contexto, o objetivo principal do trabalho será analisar a importância da inclusão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental que compreendem do 1º ao 5º ano.

Considerando-se o lema de educação para todos, torna-se importante refletir a respeito da relação existente com o processo de inclusão, o tema abordado é de relevância para professores das séries iniciais do ensino fundamental e remete a pensar na inclusão como uma forma de uma educação de qualidade. Deste modo, como problema ficam questões a serem respondidas e uma delas seria: Qual importância da inclusão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental? Neste contexto, este projeto tem como objetivo principal analisar a importância da inclusão escolar, identificando também os desafios que os profissionais nas séries iniciais do ensino fundamental enfrentam no processo de inclusão. TEMA DO PROJETO Este projeto tem como tema: “A Inclusão Escolar”, apresentando como linha de pesquisa, a importância da inclusão nas séries iniciais do ensino fundamental que compreendem do 1º ao 5º ano.

JUSTIFICATIVA Por muitas vezes, professores fazem questionamentos sobre os profissionais que irão receber crianças com algum tipo de deficiência e se estão preparados profissionalmente, suas reações ao receber essa criança, quais são os recursos que utilizar e como a interlocução com outros profissionais contribui com o trabalho que será realizado. Portanto, Mantoan (2011, p. Deste modo, ficam questões a serem respondidas: Qual importância da inclusão escolar nas séries iniciais? Quais os desafios enfrentados pelos professores quando o assunto é inclusão? 1. OBJETIVOS Geral: Analisar a importância da inclusão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental. Específicos: - Entender a inclusão escolar no Brasil; - Tratar sobre á importância da Flexibilização das Práticas Pedagógica através do Projeto Político-Pedagógico para a superação das dificuldades dos alunos especiais; - Analisar os desafios dos profissionais da educação, e se os professores das séries iniciais do ensino fundamental estão preparados para esta inclusão.

REVISÃO DE LITERATURA Pode-se dizer que, por muitas vezes destaca-se que, á inclusão do aluno, considerando a participação plena nas atividades escolares e aprendizagem, ainda não é para a maioria uma realidade. Pois em muitos casos, o trabalho com esses alunos, principalmente, na sala comum, compõe de certa forma um grande desafio para os educadores. TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA A apresentação do cronograma tem por base o tempo disponível para o término do curso. Assim, o presente trabalho obedecerá ao seguinte cronograma: FASES DATAS INÍCIO DIAS TÉRMINO Projeto de Pesquisa Revisão de Conteúdo e Análise dos dados Inicio da Contextualização dos materiais Organização Digitação Revisão Final Encadernação Apresentação Final Data da Entrega 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O professor é construtor de conhecimentos e agente transformador em sua sala de aula.

Torna-se cada vez mais pensar que é um privilegiado vivenciar as diferenças e contribuir com a educação. Sendo assim, este estudo pode ser de grande importância para proporcionar aos professores de séries inicias uma oportunidade de reflexão sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Por um lado, quando se trata sobre á fase do processo de inclusão, torna-se importante que a escola considere as especificidades de cada aluno, seja ele público-alvo da educação especial ou não, garantindo o acesso, a interação, tolerância e respeito às diferenças. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MANTOAN, M. T. E. Educação em Revista, v. n. p.

14 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download