Influência do líder

Tipo de documento:Proposta de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

Esp. Me. Cruzeiro-SP 2021 APRESENTAÇÃO Ao se deparar com o cotidiano laboral, muitos são os empecilhos impostos sobre os envolvidos, principalmente no que se refere ao quesito motivação para o trabalho. Dificilmente, os revezes do labor são moldados em oportunidades positivas de crescimento, quando não se usa técnicas conjuntas para instigar a capacitação das tarefas. Geralmente, a qualidade tática e emocional para propiciar tal capacitação é instaurada pelo líder do grupo. b) Discutir a coerência entre motivar e animar os funcionários, reconhecendo os limites que devem haver no processo. Afinal, apenas o elogiar não eleva os patamares necessários da empresa. c) Estudar, por meio dos dados e levantamentos, as formas de acrisolar o ser humano em seus aspectos gerenciais.

Ao caracterizar as formas de liderar, será mais viável perfilar os líderes, treiná-los e elevá-los em suas áreas. JUSTIFICATIVA A relevância da pesquisa possui tripla dimensão: científica, social e pessoal. A respeito do entendimento da influência do líder na motivação dos funcionários, GODINHO (p. explicita que: Um bom líder busca colaborar com a equipe, visando construir relacionamentos que durem. Um dos aspectos definitivos da liderança é saber trabalhar em equipe, e isto atualmente vem sendo trabalhado nas escolas desde os primeiros anos, visto que é considerado um diferencial no mercado. Mesmo que já seja patente esse conceito, recentemente, um estudo feito pela Gallup, empresa global de pesquisas, revelou que as organizações falham ao escolher seus líderes em 82% do tempo, e a cada dez profissionais selecionados, apenas um possui talento para liderar.

O levantamento analisou 341. ADAIR (2000) aponta que estar à frente dos projetos da empresa significa não apenas ter o primeiro nome mencionado nas reuniões, ou a cadeira mais confortável da sala. Para ele, Uma das principais virtudes do líder deve ser a tentativa de propiciar uma contínua melhoria da competitividade organizacional, garantindo um ambiente agradável à execução das atividades dos seus colaboradores, que esses indivíduos valorizados possam se sentir cada vez mais motivados e instigados, mantendo constantes treinamentos, intensificando suas habilidades e potenciais, para que cada um possa desenvolver cada vez melhor suas atividades, atendendo e superando as expectativas dos clientes internos e externos. Os objetivos organizacionais são diversos e não se limitam apenas aos resultados internos GODINHO (2011). O cumprimento de metas e objetivos vão além das vendas e ultrapassam os valores materiais.

Nota-se, assim, como fundamental objeto de estudo dessa pesquisa o conceito de líder como um indivíduo capaz de reconhecer as necessidades humanas, físicas e emocionais dos funcionários. Essas fontes são imprescindíveis para a elaboração desse trabalho e irá, sem dúvidas, enriquecer o conhecimento construído no processo. Por meio de pesquisas bibliográficas em amplas fontes, AZEVEDO (2017) defende que é inevitável se chegar à edificação de sabedorias essenciais para o crescimento intelectual e científico dos indivíduos. BIBLIOGRAFIA ADAIR, John. Como tornar-se um líder–Você SA. NBL Editora, 2000. academia. edu/DeboraAzevedo/Papers. DE LIMA, RODRIGO SILVA; JUSTINI, NATÁLIA AGUIAR DE MENEZES. LIDERANÇA: O GRANDE DESAFIO DE SER UM BOM LÍDER NO SÉCULO ATUAL. FARIA, PR CLEVERSON DE ABREU.

PEREIRA, Alexandre Gonçalves; CONDE, Jorge Luís; Araújo, Maria Eloá Meirelles. Manual de Metodologia de Orientação Científica. Cruzeiro: Facic, 2011. PulseRH. Bons líderes são raros, segundo pesquisa.

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