Iniciação esportiva nas escolas

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Renata Teixeira Mamus RESUMO O objetivo deste estudo é verificar as vantagens da introdução esportiva nas escolas, analisando como essa prática pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos de uma forma geral. O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho é a pesquisa qualitativa exploratória com estudo bibliográfico, que visa levantar a maior quantidade de informações possíveis em teorias já existentes, para adquirir embasamento teórico à pesquisa. Para atingir os objetivos, foi desenvolvido um levantamento conceitual a respeito da educação física, introdução dos esportes nas escolas e os aspectos do desenvolvimento motor no indivíduos. Palavras-chave: educação física, iniciação esportiva, desenvolvimento motor. INTRODUÇÃO A Educação Física está estreitamente ligada à vida dos indivíduos através de aulas curriculares e atividades esportivas extracurriculares desenvolvidas pelos alunos, e é no decorrer dessas atividades que surgem as relações sociais que ocorrem durante toda a formação do aluno.

De acordo com Betti (2008) a Educação Física empenha-se em incorporar o aluno à cultura corporal de movimento, desenvolvendo o cidadão que irá reproduzi-la para desfrutar do esporte e das atividades como um todo, em prol da qualidade de vida. Assim, Ferreira (2007) acrescenta afirmando que a Educação Física e o esporte podem contribuir no momento presente com o desenvolvimento da qualidade de vida, pois sua realização pode sobressair-se aos movimentos, revelando um compromisso com a educação dos sentidos. Iniciação Esportiva nas Escolas Os estudos relacionados a iniciação esportiva não são atuais, já que na década de 1970 era possível localizar diversas obras internacionais relacionadas ao tema. Nos anos 80, tal assunto passou a ser debatido também pelos autores brasileiros, e o termo iniciação esportiva conquistou reconhecimento mundial, relacionado a uma metodologia cronológica, onde os indivíduos mantém contato com novas atividades regradas sobre uma ação físico-esportiva.

MENDES, 2010). Esse processo de desenvolvimento motor relacionado ao treinamento das habilidades coordenativas e das capacidades técnicas, irão complementar os atributos do processo de ensino-aprendizagem de maneira mais direcionada às modalidades esportivas. O autor afirma que o treinamento esportivo direcionado para alunos é considerado como um passo relacionado ao processo de ensino-aprendizagem-treinamento e não possui o intuito de alcançar grandes níveis de rendimento. Trata-se de um tipo de formação global dos indivíduos, possibilitando a evolução psicomotora, de habilidades cognitivas e o investimento na saúde e na realização de atividades físicas e esportivas. Relacionado a esses benefícios, Tsukamoto e Nunomura, (2007) salientam que as vantagens adquiridas através da prática esportiva, englobam todas as proporções do desenvolvimento, sendo sociais, cognitivas, afetivas, físicas ou motoras.

A realização da formação esportiva abrange conhecimentos gerais do esporte e da modalidade escolhida, e como resultado, obtêm-se a assimilação de conduta que os indivíduos deverão apresentar em todas as outras situações ligadas ao esporte. MAGILL, 2009). Neste sentido, a realização esportiva é essencial, tanto para a ação corporal e coordenação motora, como também para o desenvolvimento social, pois estimula a interação e o respeito entre os colegas. É relevante no desenvolvimento das crianças, pois possibilita que os alunos aprimorem e aprendam habilidades distintas, e propõe ótimas oportunidades para a evolução física, mental e social. FERREIRA, 2007). CONSIDERAÇÕES FINAIS Com o desenvolvimento desse trabalho foi possível apresentar os aspectos relacionados a iniciação esportiva nas aulas de Educação Física das escolas, constatando que a prática esportiva é essencial e extremamente saudável para os alunos, pois proporciona diversos benefícios, como o desenvolvimento psicomotor e a relação com os colegas, estimulando seu convívio social.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. FERREIRA, Vanja. Educação física, interdisciplinaridade, aprendizagem e inclusão. KORSAKAS, P.  O esporte infantil: as possibilidades de uma prática educativa.  In: ROSE JR, D. et al. Org). MENDES, E. G. Inclusão marco zero: Começando pelas Creches. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010. OLIVEIRA, Amauri A. Campinas: Autores Associados, 2010. TSUKAMOTO, Mariana H. Cruz; NUNOMURA, Myrian. Iniciação esportiva e infância: Um olhar sobre a ginástica artística. Revista Brasileira de Ciência do Esporte.

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