INOVAÇÕES, ECONOMIA DO QWERTY E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Economia

Documento 1

O domínio do teclado QWERTY começou por volta dos anos 1880, pois o design desenvolvido por Christopher foi adquiro pelos vendedores de armas E Remington and Sons. Esta empresa passou a oferecer cursos de datilografia com o teclado QWERTY como padrão, e anos mais tarde se fundiu a outras quatro empresas, que na época eram rivais, e todas passaram a utilizar o mesmo design, o “layout universal”, como passou a ser chamado. Isso explica o domínio do padrão criado por Christopher, mesmo com muitos outros concorrentes, que foi determinante para o mercado deste teclado que perdura até os dias de hoje. Um bom exemplo de concorrente é o modelo DVORAK, de Augusto Dvorak, que além de ser mais lógico, possui layouts tanto para destros quanto para canhotos, assim como as letras que são mais usadas ficarem posicionadas juntas.

Porém o QWERTY já havia estabelecido seu domínio no mercado há um bom tempo antes, a grande maioria de datilógrafos trabalhavam com este modelo. Alguns exemplos de áreas em destaque está a Internet das coisas, Inteligência artificial, Biologia sintética, dentre outras. Através destas áreas é que são desenvolvidas tecnologias como os robôs autônomos que trabalham em conjunto com humanos; coleta e análise de dados por meio de sistemas inteligentes que auxiliam no processo de tomada de decisões; simulação de produtos com tecnologia 3d; segurança cibernética de dados, dispositivos e controles de acesso; consumo sustentável de energia por meio da internet das coisas. Essas inovações permitem automatizar processos de forma a tornar a produção muito mais eficaz, com o uso de dados que possibilitam analisar resultados, informações e os melhores meios de produzir de forma a aumentar a qualidade e otimização do trabalho, diminuindo falhas, além de permitir que mais máquinas estejam disponíveis para produção.

Atualmente o Brasil tem na Indústria menos de 10% do seu PIB, além de queda na produção nacional e no índice global de competitividade de manufatura, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Inovar já não é mais uma opção, se tornou uma necessidade diante da realidade do atual processo produtivo. No primeiro caso o domínio econômico se deve a economia de escala, onde essa hegemonia resultou em altos custos para mudar o padrão já estabelecido. Já no segundo caso acontece o contrário, pois há muita competição entre as empresas. E essa busca constante por melhorias de processos, impulsiona o setor tecnológico, onde a cada dia surge novos concorrentes e fatores econômicos determinantes para mudanças constantes. Onde inovar se torna uma necessidade para a sobrevivência no setor.

REFERÊNCIAS BARROS, A. br/>. Acesso em: 21 julho 2020. PAULO Gala. Teclados de máquinas de escrever e as dificuldades de se escapar da armadilha da pobreza: “path-dependence” e estado + mercado, 2020. Disponivel em: <https://www. Acesso em: 20 julho 2020.

15 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download