INSTITUTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS MATEMÁTICAS NO ESTUDO DE FUNÇÃO AFIM: uma pesquisa bibliográfica

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Desta forma o aluno se envolvera em uma explicação realista e cheia de significados, levando ao entendimento do conteúdo através de suas próprias reflexões, se identificando culturalmente por meio de sua realidade, como também com sua problemática. Palavras-chave: Tendências metodológicas. Função Afim. Matemática. INTRODUÇÃO Com o passar dos anos surgem cada vez mais descobertas, técnicas e métodos de ensino. Desta forma, justifica-se a presente pesquisa bibliográfica acreditando ser este tipo de aula uma realidade possível e alcançável. A educação sempre esteve em constante reforma, sua metodologia é estudada e remodelada conforme as necessidades da sociedade de cada época. Cheia de erros e acertos ao longo dos anos, é progressivamente aprimorada, buscando sempre uma melhor forma de ensino voltada ao público alvo.

Nos dias atuais, se está novamente ao rumo de uma nova educação, em que será necessária a ajuda de professores mais modernos, que incluam as tecnologias, pesquisas, modelagens, demonstrações e jogos em seu dia escolar, inovando seus planos de aula, para assim, poder ensinar e revisar o conhecimento de forma mais clara e simplificada. Como objetivo geral, está em expor a utilização das novas tendências metodológicas matemática na explicação do conteúdo de função afim. MODELAGEM MATEMÁTICA Segundo Bassanezi “a Modelagem Matemática consiste na arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real”. Neste sentido, pode-se perceber que esta é uma grande oportunidade para o professor revelar o potencial da matemática, mostrando ao aluno sua importância para a sociedade, para o seu intelectual e sua formação pessoal.

Ao desenvolver uma aula considerando o interesse dos estudantes e situações reais de sua rotina, acaba por leva-lo a uma participação ativa, além de propor uma aula focada nas descobertas, na discussão, no diálogo e na procura, levando o estudo do conteúdo como um plano de fundo. Segundo Biembengut e Hein há cinco passos para a prática da Modelagem Matemática: 1. Diagnóstico: da realidade, dos interesses dos alunos e do grau de conhecimento dos mesmos. p. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Trazer significado aos conteúdos da matéria de matemática deveria ser tarefa fácil, pois as equações justamente foram desenvolvidas para ser um facilitador das situações cotidianas. Porém, o surgimento, o contexto social e a aplicação prática destas equações, foram esquecidas e ignoradas durante um bom tempo pelos professores de nossas escolas.

Quando se explica um conteúdo ou uma fórmula, o aluno tende a reproduzi-la nos exercícios oferecidos a ele, muitas vezes sem ao menos compreender para que está sendo utilizado, nem ao menos associando este as situações dos problemas propostos. Como diz Charnay (1996, p. Esta, vem se tornando ao longo do tempo um dos instrumentos de maior importância diante a atual sociedade, nos auxiliando em aspectos comerciais, empresariais, agropecuários, medicinais e econômicos. Mas, porque não na educação? As redes sociais estão em contato direto com os estudantes, causando distração e desmotivação perante os estudos. Mas, cabe aos professores e a comunidade escolar pensarem em novas estratégias de como lidar com este novo estilo de vida. Como cita Tajra: É interessante ressaltar que a maior parte dos empregos que surgirão no próximo século ainda não existe e com certeza eles, de alguma forma, utilizarão as novas tecnologias da informação e comunicação; portanto, cabe à escola prestar a sua grande contribuição na formação de indivíduos pró-ativos para atuarem nas economias do futuro (2001, p.

Na grande maioria das escolas, a tecnologia já está presente, mas, é pouco utilizada pelos docentes, devido ao não conhecimento técnico, instrumental e o próprio manuseio das maquinas e aparelhos em geral. Estas situações podem ser chamadas de Funções, que se define por ser “qualquer correspondência entre conjuntos”. Segundo Chavante: A ideia de função evoluiu no decorrer da História e auxíliou no desenvolvimento da Matemática. Ao que tudo indica, a palavra função foi introduzida por Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) em 1694, mas além dele vários outros matemáticos, como Johann Bernoulli (1667-1748), Leonhard Euler (1707-1783) e Joseph Fourier (1768-1830), contribuíram com estudos a respeito das funções (2015, p. Como pode-se ver acima, o conceito e os estudos a respeito de funções não surgiram em um só período, pois quando Leibniz introduziu a palavra função em 1694, Euler nem havia nascido.

Assim como na idade da pedra, mesmo antes do conceito de função estar definido, os “comerciantes” da época já utilizavam o controle da venda da caça entre as famílias, relacionando uma pedra a cada animal do rebanho. Em uma pesquisa, pode-se obter que um carro do modelo x, da família do aluno, pode percorrer em média 9 km/l, e sendo 4,382 o preço do litro, , obtendo em média o gasto de 0,487 centavos por km rodado. Como seu gasto é de 4km por dia e 0,487 centavos por km, podemos concluir que se tem um gasto de 1,948 reais (0,487 x 4km) por dia de escola. Tendo em 1 ano 10 meses letivos (exceção de janeiro e fevereiro) se pode calcular pela divisão dos 200 dias letivos por 10 meses o resultado de 20 dias letivos por mês.

E pela multiplicação do gasto de 1,948 reais por dia de aula dentro dos 20 dias de um mês, tem-se 38,96 reais por mês. Resultando em uma formula de cálculo do gasto da gasolina por mês uma Função de Primeiro Grau/Função Afim: (ax+b) 38,96. Está é uma Função Afim não linear, onde b≠0. Com esta informação podemos através do Software Excel desenvolver uma tabela com sua representação: 1º passo: desenvolver o cabeçario. Escolhendo duas células da planilha, escreve-se em um os meses e em outro para corresponder os gastos em gasolina ou ônibus durante o percueso nos dias de aula do mês. º passo: representar os meses letivos do 1º ao 10º mês. º passo: inserção da fórmula de gastos mensais.

E a coluna dos gastos é denominada imagem ou contradomínio, conjunto dos valores resultantes da aplicação da função. Agora, em um seminário os alunos poderiam dialogar e debater seus resultados, gastos e economia. E após, passar para sua representação gráfica, utilizando o Software GeoGebra. Construção de Gráficos Na idade média Nicole Oresme (1323-1382) analisando o teorema de alguns lógicos do Merton College sobre a taxa de variação da taxa de variação, desenvolveu a teoria da “latitude de formas”, utilizada no século XVI por Galileu Galilei (1564-1642) acabando por criar a relação entre as quantidades medidas dos fenômenos observados, sendo estes resultando em uma representação gráfica. O Software Geogebra é recomendável no estudo de gráficos e coordenadas cartesianas, por este ser abrangente na Geometria Analítica.

Assim como as equações representadas pelo azul e o roxo continuam decrescente. Já se comparar as equações representadas por verde e azul, ou laranja e roxo, pode-se perceber que para o gráfico ser crescente o valor de a será positivo e para o gráfico ser decrescente a será negativo. METODOLOGIA Neste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, com a utilização do método indutivo, que segundo Diniz: Esse método prevê que pela indução experimental o pesquisador pode chegar a uma lei geral por meio da observação de certos casos particulares sobre o objeto (fenômeno/fato) observado. Nesse sentido, o pesquisador sai das constatações particulares sobre os fenômenos observados até as leis e teorias gerais. p. Fonte: Desenvolvido pela autora, 2020.

Como pode-se perceber os gráficos construídos no software Excel fornecem uma visão mais clara dos dados do gráfico, o que seria ideal para uma análise dos resultados obtidos. Mas como o objetivo da aula é analisar o gráfico da Função Afim (a reta), sua estrutura, que significa “continuo”, o software GeoGebra representa a real reta, não somente um segmento, mas com seus pontos de intersecção nos eixos x e y e sua inclinação real. Sendo o gráfico do transporte público um crescimento mais inclinado comparado ao outro. Com a utilização da Modelagem Matemática, leva-se uma situação do dia a dia, uma curiosidade real, com pesquisas atualizadas e de sua identidade cultural. Acredita-se que a utilização destas novas tendências metodológicas matemáticas contribui de forma significativa para a aprendizagem do aluno, tanto quanto do próprio professor.

Fornece a possibilidade de ampliar o conhecimento para outras áreas de interesse contemporâneo, assim como tendência a interdisciplinaridade, a pesquisa de conhecimentos gerais e principalmente estimula o hábito de interpretar e refletir sobre situações problemas. REFERÊNCIAS BASSANEZI, R. C; Ensino – aprendizagem com Modelagem Matemática: Uma Nova Estratégia. São Paulo: Contexto, 2002. Aprendendo (com) a resolução de problemas in: PARRA, Cecilia, SAIZ, Irma. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Tradução Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. Disponível em: <http://www. proposicoes. fe. unicamp. br/~proposicoes/textos/ 10-artigos-d%5C'ambrosiobs. uepb. edu. br/ ava/arquivos/cursos/geografia/metodologia_cientifica/Met_Cie_A04_M_WEB_310708. pdf. Acesso em: 27 abr. MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias.

In: MORAN, J. MASETTO, M. BEHRENS M. São Paulo: Érica, 2001.

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