INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICA ATRAVÉS DA MÚSICA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Orientadora: Prof. ª: CIDADE- ESTADO 2019 INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICA ATRAVÉS DA MÚSICA NOME DO ALUNO1 NOME DO ORIENTADOR2 RESUMO A música tem se destacado no âmbito educacional como forma de intervenção no processo de ensino-aprendizagem, sendo importante destacar sua contribuição psicopedagógica na educação. Este trabalho busca por meio de uma análise bibliográfica documental compreender a maneira como a música pode ser trabalhada na sala de aula influenciando o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tendo como problemática saber por que os professores utilizam constantemente a música como intervenção no ambiente educativo com prioridade na educação infantil no cotidiano nacional brasileiro. Palavras Chaves: Aprendizagem; Música; Intervenção; Psicopedagogia. ABSTRACT Music has stood out in the educational field as a form of intervention in the teaching-learning process, and it is important to highlight its psycho-pedagogical contribution to education.

A reunião entre objetividade e subjetividade ocorrido no processo de ensino-aprendizagem desde a educação infantil é constatada como o princípio dirigente da psicopedagogia, sendo que seu principal foco é levar o indivíduo a prática de uma aprendizagem com hábitos saudáveis. Segundo os relatos de Grossi (1993, p. Eu entendo a aprendizagem como a apropriação, a reconstrução do conhecimento do outro a partir do saber pessoal. As diferenças fraturas e patologias, tanto a nível individual como a nível social na aprendizagem, tem a ver justamente com esta desarticulação entre conhecimento e saber pessoal. O aprendizado nesse processo educacional nos permite compreender que o indivíduo e o conhecimento passaram por uma integração, porém o indivíduo irá fazer uma espécie de confrontar, pois só assim esse consegue um aprendizado por completo tanto nas relações internas como externas onde o psicopedagogo entra como um ser que poderia ajudar no alcance do aprender.

Na concepção do psicopedagogo compreender o processo de aprendizagem é estudar todos os pontos tanto aqueles que podem vir a derrotar como aqueles que contribuíram para o sucesso no aprender, pois é a partir desse ponto que a aprendizagem torna-se algo que é parte de cada um, tendo um desenvolvimento dentro de um sistema único e contínuo, desenvolvendo em cima de dados obtidos, recebidos e fazendo os mesmos tornarem-se cobertos por significados no processo de ensino-aprendizagem. A realidade do processo ensino aprendizagem é bastante complexo, entretanto, a aprendizagem necessita de estar coberta de significado, e fatos essenciais para o indivíduo, pois esta realidade é de extrema importância onde a implementação de uma ligação entre os estimulantes ou situação e resposta, desta surge uma percepção para a aprendizagem.

De acordo com Pasqualini (2016, p. aponta que; “a escola de Vygotsky tem como um dos seus primeiros fundamentos da análise da periodização do desenvolvimento a negação de fases naturais universais válidas para todos os seres humanos em qualquer contexto e a qualquer tempo”. A educação no âmbito escolar deve possibilitar a posse de funções perceptivas que se tornaram importantes para o desenvolvimento da aprendizagem desde criança na escolar, sendo que com isso o psicopedagogo pode promover ao sujeito ter o total comando do seu próprio conhecimento com a ajuda de espaços e tarefas que melhoram o seu aprendizado. A interação do ser humano com o campo sonoro é uma realidade que vem desde o seu processo de formação quando ainda o feto se encontra no útero da mãe, respondendo aos sinais sonoros com movimento corporal e estende por toda uma vida colaborando na aprendizagem.

Os primeiros anos de vida da criança são entendidos como essenciais para que haja o desenvolvimento musical na criança, pelo fato deste se encontrar em um estado crítico de sensibilidade quanto ao som e a frequência que são perceptíveis em crianças com idade entre 4 e 6 anos. A realidade educacional passa, portanto por variadas situações em que no ambiente tem algum tipo de música, assim fazendo com que crianças e bebês que frequentam esse espaço comecem a desenvolver sua capacidade de musicalidade de forma óbvia. De acordo com o mencionado na Revista Crescer (2009, p. Vários estudos comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente às crianças em fase de desenvolvimento e aprendizado do mundo.

O educador precisa considerar que o conhecimento se dá na relação sujeito-objeto-realidade, com a mediação do professor e não pela simples transmissão. O contexto estudado onde considerarmos professores, psicopedagogos e pedagogos, precisa-se entender que ao ensinar, por mais que se trabalhe numa pedagogia totalmente com práticas expositivas, se encontra altos limites e inúmeros riscos quanto não conseguir alcançar a aprendizagem. O número de caminhos para que se haja uma aprendizagem é enorme dentro desse vasto campo, portanto a música é uma dessas formas, pois por se tratar de uma prática que ativa o emocional que repassa as boas energias ao ambiente da sala de aula, e em vários outros, possibilitando a aprendizagem e reforçando a uma maior agilidade cognitiva, nas atividades do cérebro que são extremamente importantes para a compreensão dos conteúdos que são ensinados na escola e a sua compreensão.

O trabalho da psicopedagogia encontra na música a oportunidade de oferecer ao educando uma aprendizagem de sucesso, com o método capaz de potencializar os circuitos cerebrais aumentando a sensibilidade, o foco, a maneira mais rápida de raciocinar e a memória, pois na infância o desenvolvimento infantil acontece por estímulos que precisam ser levados ao ambiente da sala de aula construindo a socialização. A música na psicopedagogia A música integra em seu conjunto, as dimensões físicas, emocionais e cognitivas do educando, contudo ainda propõem um espaço positivo e fortalece na construção da aprendizagem onde a psicopedagogia pode se utilizar dela como forma de facilitar o processo de aprendizagem por suas características lúdicas no processo educativo. É possível também se utilizar das letras de músicas tradicionais de cantores infantis como as músicas do folclore, das quais poderão ser utilizadas para a promoção da escrita e da leitura, de uma forma vir contribuir com a alfabetização.

As brincadeiras que envolvem a música são capazes de proporcionar o desenvolvimento da audição e do processo de concentração. No ramo da psicopedagogia, a música é um fator que compõem o desenvolvimento dos aspectos; percepção auditiva, o esquema do corpo, percepção visual, o ritmo, a percepção de espaço, orientação de tempo, a lateralidade, coordenação motora, a socialização, não individualizado, as formas de expressão, a memória, a atenção e concentração, a fixação de conteúdos e assuntos estudados, a emoção, o afeto, o conhecimento musical, pessoal, linguístico; inteligência interpessoal, portanto devemos levar ao contexto da criança além de cantar, pois essa pode ler a letra da música e interpretá-la coletivamente ou individual, além de reforçar os laços afetivos, a cognição, a psicomotricidade e o foco comunicativo, métodos estes que contribui na alfabetização.

A música é acima de tudo mais um dos recursos da psicopedagogia, além de textos, das histórias, das atividades pedagógicas, dos jogos e brincadeiras. O meio deve servir de estímulos à aquisição de funções cognitivas que se tornaram os primeiros quesitos para se desenvolver as aprendizagens escolares com a ajuda de tarefas que irão contribuir para o esclarecimento do aprendizado. Um dos pontos que deixa claro claro a necessidade de aplicar estratégias pedagógicas no início do processo educacional do aluno, tem haver com a compreensão da fontes de ansiedade, e de todos os tipos de pressões que o músico enfrenta. No entanto este não devem se privar apenas as bases técnicas, dos quais precisam de desenvolvimento de habilidades cognitivas e exercícios motores, se necessita de uma espécie de ligação onde possa ser ligado o lado criativo, e com isso passamos a ter um maior entendimento no que faz referência às linhas melódicas, e este irá construir seu próprio caminho junto a música.

O aprendizado cresce e se desenvolve onde as técnicas que a música requer, conhecimento e consciência durante a execução de um certo instrumento. Enxergar os lados de um indivíduo, desde o humano ao pessoal e proporcionar meios que venham a contemplar sua identidade, são os principais pontos que farão com que o indivíduo formado tenha a capacidade de se expressar por meio da música e executá-la como arte. No cotidiano de um músico sua características que se mostram presentes em sua composições e performances se resume na sua identidade. A música como intervenção psicopedagógica é uma realidade que desenvolve práticas voltadas para agir diretamente na mente humana, sendo que o trabalho com a música interfere nas emoções e estimula de forma prazerosa e/ou lúdica a aprendizagem dos educandos no âmbito escolar onde as atividades pedagógicas devem ser direcionadas a atender os estudantes independentes do seu nível de aprendizagem.

No trabalho psicopedagógico a música proporciona uma ambiente propício para desenvolver a imaginação nas crianças construindo uma elevação na qualidade do desenvolvimento da aprendizagem, pois com a presença dos sons as percepções humanas são estimuladas e desenvolvidas de forma bastante satisfatória. A contribuição e importância da música na intervenção psicopedagógica necessita de doação, dedicação, interesse, práticas e envolvimento por parte do psicopedagogo para desenvolver suas metodologias visando o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, sendo necessário está atento para fortalecer as crianças na realidade de desenvolvimento cognitivo conforme as necessidade. Conclui-se que são diversas as maneira como trabalhar a música em sala de aula e que essas têm forte influência nona intervenção do processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento das crianças, pois os professores utilizam constantemente a música no ambiente educativo com prioridade na educação infantil baseado em orientações psicopedagógicas que se fundamentam na relevância da mesma para desenvolvimento integral das crianças.

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Alternativas pedagógicas: propostas para ensinar e intervir em espaços de aprendizagem. Rio de Janeiro, Wak Editora, 2016, p. Martins, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-critica e desenvolvimento humano. Localização de fontes sonoras: a importância das diferenças dos limiares auditivos interaurais. Rev. soc. bras. fonoaudiologia. Abrantes, A. A. Facci, M. G (Org. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice (pp. globo. com/revistacrescer. Acesso em: 10 fev. ROMCY, A. C. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do Conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1999. Cadernos Pedagógicos do Liberta-2).

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