INTRODUÇÃO A ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

em um de seus artigos, podendo assumir diferentes funções, dependendo das condições em que é produzido e utilizado, além de ter um papel de instrumento de controle do ensino pelos agentes do poder. Uma contribuição significativa é oferecida pela tradução de um artigo do pesquisador francês Alain Choppin, em que ele faz um balanço das pesquisas sobre a história do livro didático, que abarca um levantamento de pesquisas realizadas não apenas em países ocidentais como também do Oriente, constituindo-se em uma análise ímpar e fundamental para esse campo de investigação em crescimento constante (BITTENCOURT, 2004b, p. A pesquisadora brasileira Circe Bittencourt (2004) também nos fala das diversas interferências na elaboração e usos do livro didático. Segundo ela, o livro didático caracteriza-se por ser um suporte de conhecimentos escolares, suporte de métodos pedagógicos, veículo de sistema de valores e, também, uma mercadoria.

A autora Circe Bittencourt sintetiza: As pesquisas e reflexões sobre o livro didático permitem apreendê-lo em sua complexidade. é preciso muito cuidado na escolha do livro. É fundamental preservar a independência do professor, para que ele possa fazer uma boa escolha do livro que será utilizado em suas aulas. Esta série tem como proposta oferecer uma orientação ao professor para a escolha do livro apropriado ao projeto pedagógico da escola. ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO O livro segue uma importância de organização através de um US ou Projeto? O livro segue uma importância de organização através de um Projeto, pois o mesmo foi estruturado com observância nas normas que rege o PNLD, é notório que é a favor do Projeto Político Pedagógico ( PPP ) de muitas escolas pois esse livro reflete uma proposta educacional desenvolvida para a seção interdisciplinar que vai estimular o aluno a refletir sobre a importância da sua atuação como cidadão participativo e integrado a sociedade.

O livro contempla qualquer texto social ou cultural? O livro Letramento e Alfabetização contempla texto social e cultural, não precisa folhear muito o LD para ter essa certeza, pois a página 4 em uma de suas ilustrações mostra uma sala com a professora e sua turma, nessa imagem fica clara a mensagem “oculta” sobre a diferença e a diversidade de crianças de varias etnias e cores. Língua Portuguesa 1, p.  “Ortografia. Trocar a sílaba Jo, no texto, para formar diferentes palavras” (língua portuguesa. p. Elas priorizam assim, o estudo, o exercício e a estrutura da compreensão do uso da língua em diferentes situações. Existem orientações metodológicas anexadas ao livro como apoio ao professor? O livro didático letramento e Alfabetização auxilia o estudante quanto a ampliar sua compreensão, interpretação e, também ao professor para conduzir os temas e orientar a pesquisa.

Com esse livro didático duvidas são esclarecidas, pois tudo nele é muito simples e esclarecedor ele ajuda nos estudo e a entender melhor a matéria em si; os livros didáticos têm que ler, procurar e se esforçar, tendo assim um desempenho maior nos estudos; nesse livro didático há varias informações interessantes e novas; ele faz parte do dia-a-dia escolar; ele auxilia a entender melhor os conteúdos; seria muito mais difícil planejar sem ele esse LD é um facilitador do trabalho do professor sem duvidas; ele desenvolve a criatividade e é importante na elaboração dos trabalhos; esse livro é completo em sua plenitude dando a oportunidade de estudar para quem não tem acesso a outro material de pesquisa como a internet. A estética desperta o interesse dos alunos para usa-lo? A estética deste livro em analise desperta o interesse dos alunos para usa-lo, sobre tudo pelas linguagens ilustrativas, o mesmo esta repleto de figuras que envolvem a imaginação da criança, e não esta em apenas uma ou duas paginas deste LD, o livros esta repleto deles, mostrando assim a preocupação do autor em auxiliar no processo de alfabetização e letramento falando a língua de seu publico alvo.

A inserção de imagens e ilustrações nos projetos gráficos deixa de ser, segundo Cardoso, um elemento meramente “decorativo”, transformando-se, sobretudo, em “um recurso poderoso de comunicação, visando a melhor comercialização do produto”. Afirma o autor: Quando se fala em projeto gráfico, entende-se não somente a aplicação aleatória de elementos artísticos como a ilustração, mas, sobretudo uma tentativa sistemática de diferenciar o livro como produto industrial, agregando-lhe um grau de programação visual capaz de enriquecê-lo como objeto de comunicação não verbal (CARDOSO, 2005, p. O foco do projeto é despertar no professor a importância da escolha do livro didático que contemple as propostas citadas no PCNS e a linguagem dos alunos. O livro didático contempla os seguintes aspectos: gêneros textuais, leitura, oralidade, variação linguística e ortografia.

Com isso entende-se que este livro em analise esta de acordo com, O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), criado em 2012, tem como intuito garantir que todas as crianças com até oito anos de idade sejam alfabetizadas plenamente ao final do 3º ano do ensino fundamental. A alfabetização, nessa perspectiva, implica à criança a compreensão do funcionamento da nossa língua, a fluência da leitura e o domínio de estratégias para a produção de textos escritos. O PNAIC possui quatro princípios norteadores que devem ser considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico, são eles: 1. com/watch?v=i2hxri5cpUc&t=234s http://bell. unochapeco. edu. br/revistas/index. php/rcc/article/viewFile/973/542.

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