Introdução a pesquisa

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Por fim, deverá ser feito o questionamento e uma breve explanação sobre seus caminhos para chegar aos resultados finais, com a resposta desejada ou não de seu estudo. Não é cópia, mas a reunião das informações sobre o tema estudado, o seu entendimento, as formas de analise utilizadas, e a compreensão sobre o estudo. É importante que seja feita uma contemplação pessoal sobre o assunto. Palavras-chave: Artigo. Pesquisa. Ela deve ter no mínimo duas ideias importantes, duas expressões significativas. Podendo ainda ter subdivisões em cada uma das ideias. Com essas divisões e subdivisões é mais fácil aprofundar e entender os diferentes posicionamentos sobre o assunto de estudo, podendo opô-las, compará-las e hierarquizá-las. Essa divisão em partes faz com que se visualize melhor o contexto para se ter uma melhor análise.

Durante o desenvolvimento devemos apresentar, as provas sobre a investigação e os argumentos que a comprovem. Exemplo: “A ciência, enquanto conteúdo de conhecimentos, só se processa como resultado da articulação do lógico com o real, da teoria com a realidade”. SEVERINO, 2002, p. Ainda na citação direta, quando houver mais de um autor, a citação deverá ser feita indicando o sobrenome dos dois autores separados por ‘&’, Exemplo: Siqueland & Delucia (1990, p. afirmam que “o método da solução dos problemas na avaliação ensino-aprendizagem aponta para um desenvolvimento cognitivo na criança”. No caso de a citação direta ultrapassar das três linhas, deve ser colocada em outro parágrafo com recuo de 4,0 cm, em espaço simples no texto, com fonte menor. Citação de citação Nessa forma de citação deve ser indicado o sobrenome do autor, seguido do termo latino apud (junto à), em seguida do sobrenome do autor da obra consultada, em minúsculas.

Exemplo: Freire apud Saviani (1998, p. Paginação Conforme a ABNT, a numeração da página nos artigos de pesquisas, deve ser colocada no canto superior direito, a 2 cm da borda do papel, em algarismos arábicos e tamanho da fonte menor. A primeira página não deve constar a numeração, mas deve ser contada. Papel, Formato e Impressão De acordo com a ABNT, deve-se digitar o texto no anverso da folha, de formato A4 (210 x 297 mm), e impressão na cor preta. Ilustrações e tabelas As ilustrações compreendem quadros, gráficos, desenhos, mapas e fotografias, lâminas, quadros, plantas, retratos, organogramas, fluxogramas, esquemas ou outros elementos autônomos e demonstrativos de síntese necessárias à complementação e melhor visualização do texto. Devem aparecer sempre que possível na própria folha onde está inserido o texto, porém, caso não seja possível, apresentar a ilustração na própria página.

Quanto às tabelas, elas constituem uma forma adequada para apresentar dados numéricos, principalmente quando compreendem valores comparativos. Consequentemente, devem ser preparadas de maneira que o leitor possa entendê-las sem que seja necessária a recorrência no texto, da mesma forma que o texto deve prescindir das tabelas para sua compreensão. Figura 1 Fonte: <http://loungeempreendedor. ” (GIORDANI, 2013, p. Aqui descreve-se detalhadamente todos os dados, da pesquisa, se foi pesquisa em campo ou uma pesquisa puramente bibliográfica. Informa-se região, local, amostras, tipos de teorias utilizadas para contestação ou comprovação do objeto estudado. O pesquisador estará utilizando desde a ideia, informações e dados coletados, observação, hipóteses, demonstrações, (experimental ou racional), indução da lei ou teoria, as técnicas de análise, da síntese e da dedução.

O método científico é, a forma fundamental com o qual o pesquisador, com critério e precisão, procura entender a razão dos fatos e fenômenos que almeja compreender. Esse tipo de pesquisa aumenta os conhecimentos e dá o treinamento necessário para possíveis pesquisas científicas originais. Conforme objeto de investigação, a pesquisa pode ser ainda bibliográfica, descritiva ou experimental. Ao se pretender fazer uma pesquisa, de qualquer natureza, deve-se desde o início, juntamente com a escolha do assunto, fazer um projeto. O projeto garante a execução da pesquisa. Prevê os recursos materiais e humanos e o tempo necessário para a mesma. Segundo PICOLLI (2006), “Cabe, aqui, ressaltar que embora sejam utilizados, durante a argumentação, conceitos subsidiários, não se pode esquecer o problema da investigação.

Deve-se, então, evitar que as ideias subordinadas utilizadas na discussão dos dados afastem o investigador de seu tema. ” (PICOLLI, 2006, p. Quando o artigo inclui a pesquisa descritiva apresentam-se os resultados desenvolvidos na coleta dos dados através das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas. CONCLUSÃO Após a análise e discussões dos resultados, apresentamos as discussões e as novas descobertas, evidenciando com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto. Rio de Janeiro, 2002. ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumo: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 1991. FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade.

São Paulo: Atlas, v. MATTAR, João. Metodologia Científica na era da informática. ed. rev. e atualizada – São Paulo: Saraiva, 2008. Intersaberes, 2016. PICOLLI, João Jacottet. Normalização para trabalhos de conclusão em Educação Física. ed. Canoas: Ed. São Paulo: Cortez,1996. THOMPSON, Augusto. Manual de orientação para o preparo de monografias. Rio de Janeiro: Forense 44 Universitária, 1987.

145 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download