Ionic vs Flutter, frameworks de desenvolvimento de aplicações móveis multiplataformas

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Porém isso também trouxe um grande desafio para os profissionais da área, pois segundo Barry e Lang (2001) foi necessário ajustar a demanda de acordo com as tecnologias e qualidade esperadas pelos usuários. Temos então, segundo Souza (2016), que com o aumento da demanda no mercado de dispositivos móveis fez com que as empresas precisassem dispor esse serviço para seus cliente de maneiras acessíveis, dessa forma ganham força no mercado as plataformas de desenvolvimento multiplataforma, tal como Ionic, React, Flutter, entre outros, que permitem que um mesmo desenvolvimento seja utilizado para demais plataformas, como forma de poupar tempo e esforço de desenvolvimento. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho o desenvoler um estudo de caso que compare as tecnologias Flutter e Ionic através do desenvolvimento de um mesmo aplicativo, de forma a responder quais os pontos positivos e negativos no desenvolvimento em cada uma das plataformas? Para atingir o objetivo geral foram elaborados os seguintes objetivos específicos: estudar os principais sistemas operacionais móveis disponíveis no mercado; explicar o funcionamento de tecnologias multiplataformas; pesquisar sobre o framework Ionic e Flutter; desenvolver o aplicativo em cada uma das plataformas, e por fim; comparar os pontos positivos e negativos de cada um.

A principal relevância do tema está em apresentar, através de um estudo de caso, qual seria a melhor plataforma para desenvolvimento multiplataforma, dentro das opções propostas, podendo demonstrar na prática cada benefício que cada uma das tecnologias pode oferecer. REFERENCIAL TEÓRICO 2. E por fim, na quarta e última camada temos o acesso ao kernel do Linux, responsável pelo gerenciamento de todo o sistema, tal como memória, aplicativos, armazenamento, entre outros. Figura 1: Arquitetura do sistema Android Fonte: Android, 2015. iOS O iOS foi desenvolvido para o Iphone e lançado em 29 de junho de 2007, e segundo Garcia (2007), como o sistema ainda não tinha um nome em seu lançamento, foi chamado de iPhone Operating System (iOS). Milani (2012) relata que o sistema foi baseado no Mac OS X, passando a ser o principal sistema da empresa, posteriormente sendo utilizado nos demais produtos da Apple, como iPods, iPads e até mesmo na Apple TV.

A linguagem de desenvolvimento oficial para os produtos da Apple até 2014 era o Objective C e após este período passou a ser o Swift. Android iOS Linguagem de programação Java Objective-C Ambiente de desenvolvimento Android Studio em qualquer plataforma Xcode no Mac Fonte: Petzold (2016). DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES MÓVEIS Existem 3 principais formas de se desenvolver aplicações móveis: a nativa, híbrida e multiplataforma, cada uma possuindo seus pontos positivos e negativos, que deve ser considerado de acordo com os objetivos do aplicativo que se está desenvolvendo. O desenvolvimento nativo faz uso da linguagem e da arquitetura do aparelho em questão, o desenvolvimento multiplataforma produz com um só desenvolvimento aplicativos que podem rodar em mais de uma plataforma, enquanto que o desenvolvimento híbrido é uma mistura dos dois.

De forma geral, pode-se citar que o desenvolvimento nativo possui um melhor desempenho, e também maior custo de desenvolvimento, pois é necessário desenvolver um aplicativo para cada plataforma, enquanto o desenvolvimento multiplataforma possui um desempenho um pouco pior, porém com um custo de desenvolvimento muito mais baixo. Desenvolvimento Nativo O desenvolvimento nativo utiliza linguagens de programação específicas de cada plataforma, ou seja, na linguagem que o próprio fabricante do sistema operacional projetou para receber aplicativos. Ionic O Ionic foi criado por Max Lynch, Ben Sperry e Adam Bradley em 2013 (Drifty Co, 2013) como um SDK para desenvolvimento de aplicativos móveis. Foi construído inicialmente baseado no AngularJS e o Apache Cordova, porém em sua última versão já possibilita que o usuário escolha a estrutura da interface de usuário entre Angular, React ou Vue.

js. Os aplicativos desenvolvidos em Ionic podem ser desenvolvidos para mais de uma plataforma ao mesmo tempo, Android, Windows Phone e iOS, porém no caso do iOS ainda é necessário ter um equipamento mac OS para fazer a compilação do aplicativo. A arquitetura da plataforma é apresentada na Figura 3, onde temos que a interface dos aplicativos é construída com base em CSS, HTML5 e SaSS. Figura 5: Arquitetura do Flutter. Fonte: App Coda, 2019. METODOLOGIA DA PESQUISA Nesse capítulo apresentamos a metodologia de pesquisa em que esse trabalho está baseado, bem como sua classificação de acordo com a pesquisa a ser desenvolvida. De acordo com Silva e Menezes (2005) esse trabalho pode ser inserido em 3 classificações, sendo elas bibliográfica, exploratória e pesquisa aplicada. A pesquisa bibliográfica deve-se ao fato do levantamento bibliográfico realizado para o embasamento teórico do trabalho, onde faz-se adequado o pesquisador se basear em dados já fundamentados.

Acesso em 4 de maio de 2018. APP CODA. Introduction to Flutter: Building iOS and Android Apps from a Single Codebase. Disponível em <https://www. appcoda. Revista cientifica, ed. vol. CETIP. PR. Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 2014. Google Android: “Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK”. São Paulo, Novatec Editora, 2017. NOSTRUM. Introdução Ionic. Disponível em <https://www. Disponível em <https://arstechnica. com/gadgets/2015/05/googles-dart-language-on-android-aims-for-java-free-120-fps-apps/>. Acesso em 2 de maio de 2019. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Construindo aplicações móveis nativas com JavaScript. Monografia apresentada ao curso MBA em Engenharia de Computação e Sistemas. UFRJ, RJ. Disponível em: <http://www. itlab.

138 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download