Jean William Fritz Piaget

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Jean Piaget formulou a teoria do desenvolvimento do cognitivo infantil em suas várias fases de desenvolvimento. Piaget definiu em sua teoria quatro períodos de desenvolvimento cognitivo, o sensório motor, pré-operacional, operacional e operacional formal. Sensório motor: (fase de desenvolvimento do nascimento até os dois anos de idade) Nessa fase o corpo é a referência da criança. A criança acredita que tudo gira em torno dela, todos estão a lhe servir, o que chamamos de uma visão EGOCÊNTRICA. Ainda é capaz de distinguir que seu corpo é diferente das outras espécies. º sub estágio (4 a 8 meses de vida) Nesse momento a criança deixa os seus movimentos circulares primário como o sugar o dedo e avança para um interação maior com os objetos.

Já consegue definir um brinquedo e começa a brincar e interagir com ele. Nessa fase a criança começa a direcionar a sua atenção ao mundo externo. Possuem funções circulares secundárias. As reações circulares secundárias também são aplicadas às vocalizações, em que o bebê emite sons que são selecionados pelos pais. Agora a criança tem um foco nos objetivos e no próprio corpo e já é capaz e a realizar imagens mentais, ou seja há um desenvolvimento do pensamento simbólico. º sub estágio: (18 a 24 meses de vida) Nessa fase da vida se considera o estágio das representações. A criança já tem a capacidade de manipular símbolos atrelada as suas percepções e experiências.

Não se limita às experiências imediatas. Ela já é capaz de reproduzir ações mesmo àquelas que não estejam mais a sua frente e sim apenas na sua memória. O real e o imaginário já ganhou funções distintas. O pensamento se torna operatório porque passa a ser reversível, quer dizer que a criança já consegue retomar mentalmente o que havia dito e começar seu diálogo novamente. Ela baseia-se mais no raciocínio do que na percepção. No período operatório concreto a criança possui três operações intelectuais importantes para seu desenvolvimento: a seriação, a conservação e a classificação. A criança ainda não consegue pensar e criar uma forma abstrata para solução de alguns problemas ou situações.

A epistemologia baseada na inteligência, na construção do conhecimento, mostrava de como os indivíduos sozinhos ou em grupos construíam conhecimentos de acordo com as fases e etapas de sua vida. A partir das teorias de Piaget, muitas propostas educacionais surgiram. Essas propostas eram diferenciadas para cada fase e etapa do desenvolvimento cognitivo. Piaget entendia que através do processo de construção do conhecimento poderia se desenvolver inúmeros métodos pedagógicos mais eficientes a fim de aperfeiçoar ou substituir o sistema de ensino já existente. Piaget deixou muito claro que as crianças não raciocinavam como os adultos e que essa capacidade de raciocinar e desenvolver o seu conhecimento era gradual e só se daria com uma maturidade psicológica. Tem o papel facilitador de reconstruir o passado e também permite elaborar as ações futuras ainda não executadas.

A educação deve oferecer para criança em seu pleno desenvolvimento, durante todos os estágios de maturação da inteligência, processos que se iniciam no nascimento, ainda no estágio sensório-motor e caminha até a fase da adolescência, condições que aprimorem cada vez mais o cognivitivo do indivíduo. É importante que no campo educacional sejam levados em conta os esquemas de assimilação e acomodação da criança, promovendo situações didáticas que desafiem e que provoquem conflitos, responsáveis por promover uma expansão do conhecimento através da participação ativa em todo o processo de construção de conhecimento.

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