Levantamento Histórico, Toda história do Muay Thai

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

De acordo com Lima (2008) o Boxe tailandês, mais versado no Brasil como Muay Thai é uma arte marcial tailandesa que permanece há mais de dois mil anos. É um esporte de luta que se distingue por empregar golpes traumáticos com o utilitário de conquistar a vitória, por meio do nocaute. Mesmo com diversas variantes sobre sua ascendência, serão delineadas as mais apresentadas pelos mestres e historiadores tailandeses. Não obstante de haverem muitas histórias perante de sua ascendência, a hipótese mais acolhida é a de que o Muay Thai nasceu de uma adequação de exercício de autodefesa e estratégias de guerra sem o emprego de armas. Em suas iniciais variantes, o Muay Thai admitia ataques com a palma das mãos e pontas dos dedos, além de imobilizações, no decorrer do tempo suportou mudanças até abordar a variante contemporânea, que oferece ascendência a denominação de “arte marcial das oito armas”.

De tal modo eles puderam se praticar, habilitar e proteger o povo regional tentando acastelar acidentes mais graves, o que revogava por não recusar o risco de agravos, visto que o novo método era extremamente violento e causava lesões graves. Esse projeto de combate constituiria o começo do Muay Thai, sua predecessora. Emprega-se imobilizações, mãos em garras para brandir o inimigo, agitações e golpes com as palmas das mãos e pontas dos dedos, o que se colacionarmos de modo leviano assemelhava-se abundantemente à arte marcial chinesa apelidada Kung Fu (ROCHE, 2006). A ascendência do Muay Thai apresentou muita autoridade do Kung Fu chinês, ainda versado como Boxe chinês, entretanto no decorrer do tempo aconteceram modificações expressivas, obra de duelos dos tailandeses contra seus vizinhos da Birmânia, do Khmer e do Vietnã.

Um duelo entre um príncipe tailandês e um herdeiro do trono birmanês para deliberar o porvindouro de uma guerra é a crônica mais antiga perante o Muay Thai (REBAC, 1991). Alves (2011) alude que não era admissível empregar algum tipo de proteção, a não estabelecerem determinadas inopinadas como tiras de cânhamo e cascas de coco para resguardar as genitais, além das lutas só acabarem quando um lutador permanecesse desacordado, apresentasse um dano grave ou falecesse. No ano de 1920, as normas do boxe inglês constituíram agrupadas pelo muay thai, foi admissível o emprego das luvas de boxe, a separação por rounds e a abrangência de arbitro essencial e juízes laterais. Aproximadamente nos anos 90 o muay thay espalhou-se mundialmente e foi recebendo diversos admiradores ao demonstrar-se dinâmico por meio das lutas de “vale tudo”, onde diversas lutas são misturadas.

Recentemente além da Tailândia o muay thai, ainda é muito exercitado em países como Holanda, Inglaterra, França, Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos, até mesmo no Brasil (ROCHE, 2006). Em 1920, em benefício de atenuar a brutalidade e danos, o Muay Thai suporta determinadas influencias nas normas adentradas e determinadas pelo boxe inglês, contudo, no decorrer dos anos, o Muay Thai foi se volvendo mais afável, necessitado à compreensão do esporte contemporâneo (LIMA, 2008). Partindo disso constituíram se desenvolvendo professores e abrolhando novas equipes regionais. Dentre os anos de 1994 a 1998 existiu migrações de docentes de muay thai para diferentes tipos de lutas como o jiu jitsu e MMA, o que atenuou a busca pela modalidade, entretanto por volta do ano 2000 regressou com força, permanecendo versada como a melhor luta em pé do país.

ALVES, 2011). Permanecem também diversas diferenças no exercício da modalidade da Tailândia para o Brasil. No Brasil na maior parte das vezes, não possuem aulas particulares de Muay Thai, como acontece repetidamente na Tailândia, aonde cada aluno possui seu próprio educador. asp?id=1#. XdxeIehKjIW. Acesso em: 24 de novembro 2019. DOURIS, P. et al. Uma análise da contribuição do Muay Thai na melhora das valências físicas mais utilizadas na prática da modalidade. Revista EFDeportes. com, Buenos Aires, Ano 16, nº 160, set. LIMA, P. B. REBAC, Z. Boxe Tailandês. São Paulo: Editora Tecnoprint, 1991. ROCHE, R. C.

87 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download