Literatura infantil

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O mundo oferece um ambiente de aprendizagem mediado para o desenvolvimento da autonomia das crianças. Palavras-Chave: Literatura Infantil. Educação. Importância. Escola. INTRODUÇÃO A literatura infantil surgiu no século XVIII junto com o foco na infância e foi esquecida até então. Foi criado para educar as crianças sobre moralidade e sociedade. Essa visão se estende por muitos anos e, ainda hoje, a literatura ainda é usada como meio de transmitir valores às crianças. O ser humano é o principal motivo do surgimento da literatura infantil, quando sente necessidade de divulgar acontecimentos e ideias, busca formas de divulgar o patrimônio cultural em seus romances e estabelece uma forte ligação entre a literatura e a narração oral. Portanto, a prática da leitura perde o seu encanto, enquanto o encontro entre as crianças e os livros deve ser a relação entre o amor e a cumplicidade, pelo contrário.

¹Graduando do Curso de Pedagogia - GRUPO EDUCACIONAL IBRA 3 2. DESENVOLVIMENTO As histórias infantis do Brasil e de Portugal começaram a aparecer no final do século XIX, assim como as histórias de velhinhas expunham características muito claras em seu ambiente, pois desenvolveram a magia dos contos de fadas, tais como: princesa, gênio, Fadas, gigantes, rainhas, anões, bruxas, príncipes, reis do tempo e do espaço, transformações, objetos mágicos, coisas fora d a realidade experimentada, etc. Essas histórias levantam um problema existente como um fio condutor, o que significa que a realização básica da heroína ou do herói é tida como um centro problemático, que é sempre o vínculo entre mulher e homem. No Brasil, o romance infantil só existe neste século.

XX. As expectativas da sociedade. ¹Graduando do Curso de Pedagogia - GRUPO EDUCACIONAL IBRA 4 De acordo com Campos (1980), no início dos anos 1920, alguns “benefícios” dos industriais (a ênfase inicial era em) trabalharam com a indústria para estabelecer creches para os filhos dos trabalhadores. Já em 1925, as creches eram supervisionadas, e essas creches eram escolas de semiinternato que operavam simultaneamente com a indústria. Em 1943, de acordo com a legislação trabalhista, foram criadas creches para empresas com mais de 30 funcionárias. No entanto, perdeuse o primeiro investimento na área das creches, que foram relegadas a instituições de caridade que procuravam ajudar crianças abandonadas ou de trabalhad oras domésticas em pequena escala e apenas parte dos fundos entrou no estado. Não só isso: especialistas, educadores e pesquisadores reconhecem a importância do desenvolvimento global nos primeiros anos de vida e consideram a experiência escolar como uma parte importante desse processo.

¹Graduando do Curso de Pedagogia - GRUPO EDUCACIONAL IBRA 5 2. Literatura Infantil A palavra literatura é um verbo intransitivo, não importa qual adjetivo aceite, é arte e alegria. Portanto, a palavra bebê em relação à literatura não significa que seja necessariamente voltada para crianças. Na verdade, a literatura infantil finalmente corresponde de alguma forma aos desejos do leitor e concorda com ele. Por meio da leitura, a criança pode ampliar sua visão de mundo, aprimorar sua linguagem e melhorar suas habilidades de compreensão e percepção, o que leva ao seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A Literatura Infantil possibilita então, que as crianças consigam redigir melhor desenvolndo sua criatividade, pois o ato de ler e o ato de escrever estão intimamente ligados. Nesse sentido, “a literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor é arte: fenômeno da criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através ¹Graduando do Curso de Pedagogia - GRUPO EDUCACIONAL IBRA 6 da palavra.

Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideiais e sua possível/impossível realização[. ” (COELHO, 2000, P. A leitura é essencial para a construção do conhecimento e o desenvolvimento da inteligência, moralidade e estética humanas. Caldin disse: “Quem gosta de ler consegue penetrar no horizonte de uma comunicação textual mais crítica, é uma pessoa que tem um melhor desempenho nas atividades e é mais capaz de enfrentar os problemas sociais. ” (2003, p. Assim, com a sua intervenção social, o leitor tem aumentado cada vez mais as suas possibilidades e capacidades e, a cada dia que passa, torna-se cada vez mais exigente e seletivo. Por exemplo, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais de português, “as escolas devem oferecer as condições necessárias para a prática da leitura” (Brasil, 1997, p.

BRASIL,1997, p. Além disso, ao ler um dos objetivos do ensino básico do PCN português, podemos observar a importância da leitura literária no processo de aquisição da leitura. Este objetivo exige que os alunos: "Atribuam importância à leitura como fonte de informação, e sejam capazes de utilizar o mundo criado pela literatura A forma de leitura e a possibilidade de fruição estética podem utilizar materiais compilados de acordo com diferentes objetivos; ”(BRASIL, 1997, p. ou seja, as obras literárias permitem que os alunos ampliem seus conhecimentos por meio da leitura de textos. O papel da escola É compreensível que a escola desempenhe um papel de extrema importância nesse desenvolvimento, tendo a responsabilidade de inspirar as pessoas a buscarem esses conhecimentos e promover a construção de conhecimentos, para que o indivíduo se torne a chave de sua realidade de forma contínua.

Ler é um processo de descoberta, mas também pode ser uma atividade interessante. Cagliari, 2009) Ler é diferente de aprender a ler, o processo de aprendizagem da leitura não pode ser confundido com o propósito da leitura. Decifrar o código de escrita não garante autonomia e compreensão de mundo. Um dos objetivos sintomaticamente ausentes ¹Graduando do Curso de Pedagogia - GRUPO EDUCACIONAL IBRA 9 dos programas de alfabetização de crianças é o de compreender as funções da língua escrita na sociedade. FERREIRO, TEBEROSKI, 1991, p. E continua, lindamente, sendo exatamente isso! (ABRAMOVICH, 1997,p. Do ponto de vista de Abramovich, pode-se considerar que o momento do contato entre as crianças e a literatura é fundamental para a formação dos leitores, pois é o ato de ler e escrever que leva ao processo de aprender, compreender e estabelecer novos significados.

¹Graduando do Curso de Pedagogia - GRUPO EDUCACIONAL IBRA 10 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS A sociedade continua discutindo o que é o "comportamento" adequado para a infância e quais textos devem ser lidos. Em última análise, a sociedade sempre tenta moldar o universo infantil, que é um território construído pelo tempo através da história e do diálogo através do texto. Dessa forma, as crianças continuam a interagir com os adultos com o mesmo discurso, assim como a pedagogia e a situação anterior à criação do universo infantil, mas com grandes diferenças. Os olhos do professor precisam estar atentos às coisas novas e desconhecidas. Com isso, entendemos a importância de se aprofundar nessa categoria do letramento literário, e esse tipo de prática de leitura teve sugestões específicas desde o início da educação infantil.

Essas sugestões também incluem crianças que ainda não adotaram o sistema alfabético, mas são viciadas na cultura escrita. O mundo está fascinado e fascinado. Por ser o eixo deste trabalho, defendemos a importância da literatura infantil para crianças de todas as idades. BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Revista cientifica da América Latina y El Caribe. Moderna,1º Ed. São Paulo 2000. Acesso em 10 de setembro de 2020. COSTA, Sérgio Roberto. Interação e letramento escolar: uma (re)leitura à luz vygotskiana e bakhtiniana. Porto Alegre: ARTMED, 2001. Acesso em 18 de setembro de 2020. FERREIRO, E. TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Acesso em 15 de setembro de 2020.

PAIVA, Aparecida. RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida. letramento literário na sala de aula: desafios e possibilidades. In: MACIEL, F. Literatura Infanto – Juvenil. In: FÉLIX, Joana d’Arc Bicalho. Componente Curricular: Aprendendo a Aprender. Brasília: UNICEUB, 2004. Acesso em 05 de setembro de 2020. Gênero textual “mediacional”: um texto interativo e envolvente na perspectiva de um contexto especifico. Brasília: UNB, 2001. Dissertação de mestrado). Acesso em 05 de setembro de 2020. VIEIRA, Alice. Acesso em 07 de setembro de 2020. ¹Graduando do Curso de Pedagogia - GRUPO EDUCACIONAL IBRA.

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