Literatura infantojuvenil: Os contos de fadas a partir de Charles Perroult e os irmãos Grimm

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Literatura

Documento 1

Nessa perspectiva, faz-se importante compreender, de maneira coerente, as bases de origem e formas de adaptação no processo histórico, a fim de estabelecer uma análise pautada na relação dos contos de fadas, em seu momento inicial, com os contos de tradição oral. Além disso, também é preciso entender como os Irmãos Grimm e Perrault contribuíram para que este gênero se concretizasse. Com isso, este projeto irá analisar, de acordo com as bibliografias acerca do tema, como os contos da tradição oral se tornaram o grande propulsor para o surgimento dos contos de fadas, com a finalidade de demonstrar os aspectos que influenciaram para que este gênero estivesse relacionado às questões que instigam o psicológico do público infantojuvenil.

A partir desta análise, será possível delimitar um objeto de estudo que permita entender as características dos contos de fadas em cada época, frisando, no entanto, a renovação de estilo destes conforme os Irmãos Griim e Charles Perrault. Ademais, outro ponto relevante é verificar como este gênero literário adquiriu diversos estilos, sendo que um dos principais aspectos dos contos de fadas está justamente em estimular o subconsciente do leitor e, desse modo, fazer parte da formação moral destes. Além disso, por conta do enfoque dado à evolução dos contos de fadas, é imprescindível destacar o papel que os precursores deste gênero tiveram para que ele se consolidasse e pudesse ser difundido por diversas partes do mundo, tendo como marca a possibilidade de adaptar contos populares das regiões em que se fizeram presentes.

Do mesmo modo, o desenvolvimento deste estudo possibilitará compreender a inter-relação dos contos de fadas com o mundo fantasioso, sob o viés de construir narrativas que possuam um ensinamento moral. A partir dessa percepção, será possível estabeler os principais mecanismos usados pelos escritores para atingir este objetivo. Por fim, outro fator essencial que justifica o desenvolvimento desta pesquisa diz respeito a estimular os educandos a criarem seu próprios contos de fadas, após a comprensão de como eles são construídos. Dessa forma, os alunos poderão desenvolver um senso voltado à produção de escrita, o qual será aperfeiçoado. De outro modo, serão realizadas consultas a artigos cuja importância se justifique para a inserção o desenvolvimento dessa pesquisa. CRONOGRAMA MÊS/ETAPAS 02/18 03/18 04/18 05/18 06/18 07/18 08/18 09/18 10/18 11/18 12/18 01/19 Escolha do tema X Levantamento bibliográfico X X X Elaboração do projeto X X Apresentação do projeto X X X Coleta de dados X X X X Análise dos dados X X X X Organização do roteiro/partes X X Redação do trabalho X X X X Revisão e redação final X X Entrega do TCC X Apresentação do TCC X 7.

BIBLIOGRAFIAS: BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. Tradução de David Jardim Jr. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Villa Rica, 1994. LORENZETTI, Joice; FIUZA, Adriana Aparecida. Ensino e Aprendizagem de Leitura – Explorando os Contos de Fadas na Construção do Imaginário Infanto-juvenil. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Contos de Fadas: edição comentada e ilustrada. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

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