Logistica reversa da hp

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Logística

Documento 1

o que é logística reversa Existem diversas definições para este termo, em termos gerais representa todas as operações relacionadas à reutilização de insumos e materiais. É o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo eficiente e econômico de matérias primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas do ponto de recolhimento até o local de fabricação para fins de reciclagem ou disposição. Mas precisamente, a logística de produtos reversa é o meio utilizado de realocar os produtos de seu destino final típico, ou seja, o lixo, com a finalidade de obter valor, no que concerne ao descarte consciente dos resíduos. As atividades de remanufatura e recondicionamento também podem ser incluídas na definição de logística reversa, o recurso passa pelo menos um passo para trás na ordem natural da cadeia logísitica.

Por exemplo as mercadorias passam do cliente para o distribuidor ou para o fabricante.  A logística reversa para este processo específico é projetada para coletar os resíduos localmente de todas as caixas eletrônicas, consolidar e enviar para centros regionais localizados nos portos de entrada do país.  Esses resíduos consolidados são encaminhados para outras usinas de reciclagem identificadas no país para outro local próximo ao exterior.  As usinas de reciclagem conseguem recuperar metais e outros materiais antes de usar a matéria-prima plástica como insumo para fabricar alguns outros itens, como garrafas etc (MSG - Management Study Guide, s. d. Hoje, a responsabilidade de recuperar as embalagens e os produtos está sendo utilizada não apenas para gerar valor de sucata e de resgate, mais também como responsabilidade empresarial e parte da governança corporativa e boas práticas adotadas pelas empresas responsáveis.

 Para ambas as empresas, projetar produtos e serviços que possibilitem aplicações de economia circular é uma oportunidade de negócio.  A Sinctronics está comprometida em estimular o desenvolvimento de mercados de materiais recuperados usando conteúdo reciclado em novos itens da HP. Conceitos básicos sobre o tema Segundo a definição de (BALLOU, 2006), logísta reversa é : “O processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes”. ROGERS e TIBBEN-LEMBKE (1999) definem logística reversa como: “O processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de produtos acabados e as respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou adequar o seu destino”.

Para LACERDA (2002), a logística reversa pode ser entendida como: “Um processo complementar à logística tradicional, pois enquanto a última tem o papel de levar produtos de sua origem dos fornecedores até os clientes intermediários ou finais, a logística reversa deve completar o ciclo, trazendo de volta os produtos já utilizados dos diferentes pontos de consumo a sua origem “. • Os ganhos incluem a retenção de clientes, refinando as metas de serviço e atingindo as metas de sustentabilidade. • Mais valor pode ser extraído de bens usados ​​/ devolvidos, em vez de utilizar mão-de-obra ineficaz, tempo e custos de matérias-primas envolvidas na cadeia de suprimentos original. • Também resulta em maior satisfação e lealdade do cliente, examinando os produtos defeituosos e seus reparos (GoPigeon, s. d.

Em comparação com suas vantagens, pode-se encontrar as seguintes desvantagens também. Parte se transforma em resina plástica para que novas peças de eletrônicos sejam fabricadas, parte é reciclada para uso em outras aplicações e parte se transforma em produtos de uso comum, como bancos e pallets para a indústria. A qualidade do plástico reciclado, garantida em testes de laboratório, é equivalente a de resinas virgens (Stylo Urbano, s. d. A empresa HP fornece formas diversificadas de recolhimento de material, o intuito é facilitar o processo para os pequenos e grandes consumidores e incentivar a conscientização e a realizar o descarte responsável. Exemplo de uma aplicação da logística reversa HP: 1) Opções de devolução de cartuchos Entrega em lojas autorizadas Exemplo: Carrefour, Kalunga, Hp Store entre outras: 2) Coleta a domicílio a) O usuário solicita a reciclagem online, informa todos os dados necessários para solicitar o recolhimento.

 A recuperação de embalagens, o processo de recuperação e sucateamento foram bem desenvolvidos com a entrada de muitas empresas de pequeno e médio porte que investem na criação de atividades de recuperação de sucata como empreendimentos comerciais, portanto as empresas que não se adequarem a nova realidade poderão sofrer sanções. No Brasil esta realidade ainda não chegou, contudo, a expectativa é de que seja seguida a tendência Européia. Portanto é necessário que as empresas comecem desde já, alinhar seus processos, de forma a estarem aptos a esta nova realidade mundial. Bibliografia Artigo web. s. d. Fonte: https://cerasis. com/2014/02/19/what-is-reverse-logistics/ DEMAJOROVIC, J. e. Logística reversa : como as empresas comunicam o descarte de baterias e celulares ? São Paulo: RAE. Fonte: https://gopigeonofficial.

wordpress. com/2016/02/22/reverse-logistics-and-its-pros-cons/ Green Logistics. s. d. Fonte: http://www. greenlogistics. org/ MSG - Management Study Guide. s. d. Reno: University of Nevada. Simpep. s. d. Fonte: http://www. br/a-empresa-de-economia-circular-sinctronics-transforma-lixo-eletronico-em-novos-produtos/ Web, A. s. d. mackenzie. br/leitepr/LOG%CDSTICA%20REVERSA%20-%20NOVA%20%C1REA%20DA%20LOG%CDSTICA%20EMPRESARIAL.

39 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download