MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIBILIDADE: ESTÁGIO EM EMPRESA LOGÍSTICA

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

DADOS DA EMPRESA. ORGANOGRAMA DA EMPRESA. DESENVOLVIMENTO DO TEMA. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. Análise dos equipamentos. trabalha em regime de CLT de abril de 2021 até o período atual. Conforme Waeyenbergh et al. apud Fuentes, 2006) existe um grande impacto nas operações e logística, juntamente com implicações econômicas. Encarar a manutenção como uma forma de ganhos em potencial é recente, onde a organização dentro dos setores quando otimizados refletem em grandes lucros para a empresa. O principal objetivo da realização do estágio é relacionar o teórico aprendido em sala de aula com a prática desenvolvida durante o trabalho na empresa na função de técnico eletromecânico. Com soluções totalmente integradas, fornecemos visibilidade e eficiência em toda a cadeia logística, da armazenagem ao atendimento do destinatário final.

Contamos com uma estrutura robusta, com centros de distribuição e bases instaladas estrategicamente localizadas, por todo o Brasil, contando ainda com mais de 5 mil colaboradores (diretos e indiretos) e um time de TI dedicado para sustentar o rápido crescimento. ” (DIRECT LOG, 2021) N° DE FUNCIONÁRIOS: 201 a 300 RAMO DA EMPRESA: Transporte e entregas rápidas e personalizadas para os mais diversos clientes PRINCIPAIS PRODUTOS: Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal. Armazéns gerais – emissão de warrant Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo Organização logística do transporte de carga Operador de transporte multimodal – OTM Serviços de malote não realizados pelo Correio Nacional 2. ORGANOGRAMA A Figura 01 apresenta o organograma da empresa de forma ampla, mostrando na Figura 02 o setor de manutenção de maneira detalhada.

FIGURA 02 – Atividades desenvolvidas Fonte: o autor, 2021. Análise dos equipamentos Seguindo o que foi apresentado no Quadro 01, os equipamentos que fazem parte do setor em que o estágio foi aplicado estão descritos: Classificadores Interroll Classifica e separa os volumes em suas determinadas rampas, encaminhando para o processo posterior de transporte. Cubagem Sistema que realiza as medidas do volume a ser transportado, calculando as medidas de largura, comprimento e profundidade. Balança Toledo As balanças Toledo existentes se destacam pela pequena necessidade de manutenção, sendo a cada espaço de tempo maior que de outros equipamentos, onde o principal fator a ser corrigido nas mesmas é a calibração do material, fazendo com que o equipamento se mantenha realizando a atividade capaz. Seleção do sistema e coleta de dados Nas estratégias adotas na MCC encontra-se também a de disponibilizar os resultados, gerando maior confiabilidade.

O acesso é difícil? vii. Possui histórico elevado de problemas? viii. Possui alta complexidade técnica? Para a situação definida, foram levantados os principais equipamentos da empresa Direct, estabelecendo suas funções. Com isso, dados e informações foram levantados. Posteriormente as propostas de solução foram definidas gerando possibilidade para intervenções. As duas propostas de solução pensadas são a formação e capacitação de uma equipe para contornar as adversidades que surgirem e a criação de um checklist de falhas para auxiliar na classificação de cada item perante sua manutenção e em como pode impactar o setor como um todo. Capacitação da equipe As pessoas que participam da organização da MCC na empresa precisam ter conhecimento dos conceitos que envolvem a confiabilidade, padrões de possíveis falhas, tipos de manutenção, diagramas da MCC e técnicas para sua implantação correta.

Com a determinação de que pessoas farão parte da equipe, a capacitação é a próxima etapa. Nesse processo de aprendizado pontos como os mencionados anteriormente devem ser conceituados para a implementação por parte da equipe no futuro da MCC. Para isso podemos conceituar alguns termos, como: a) Falhas escondidas, são encontradas quando acontece, pois há uma espécie de redundância que faz com que a função seja prosseguida até atingir seu objetivo. Analisando as falhas comuns em tais equipamentos percebeu-se então a necessidade de planejamento, o que foi proposta após análise das funções e falhas dos mesmos. Para chegar nas propostas de soluções apresentadas foi analisado o cotidiano da empresa e do setor onde o estágio foi realizado, chegando à conclusão que melhorias como a criação de uma equipe e a capacitação da mesma, além da elaboração de um checklist de falhas para preenchimento.

As soluções descritas no estudo buscam garantir o melhor planejamento possível no setor, criando uma equipe com integrantes de distintas funções capacitando os mesmos para intervenções no planejamento e tomada de decisão da melhor forma de agir quando necessária a manutenção em algum dos equipamentos do setor. Podemos concluir a partir da elaboração do estudo e do período de estágio, que as propostas descritas possuem clara importância na intervenção de falhas nos equipamentos possibilitando que a empresa economize tempo em manutenção, diminuição da mão de obra dos funcionários e economia financeira em melhorias e consertos. REFERÊNCIAS DIRECT LOG. Porto Alegre: Campus, 2009. PELEGRINI, G. A. Modelo de Planejamento de Manutenção para Caminhões de Cargas Frigorificadas.

f.

75 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download