MARKETING DIGITAL COM ÊNFASE NAS MÍDIAS SOCIAIS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Não esqueça dos itens obrigatórios como o resumo, sumário e etc. como também, formatar o Artigo de acordo com as normas da ABNT, referenciar todos os autores e fontes de pesquisa citadas no decorrer do texto”. Palavras- chave: marketing digital; mídias sociais; pequenas e médias empresas. INTRODUÇÃO A gestão de marketing passou a ser impactada pela popularização do acesso a Internet a partir da década de 1990. As possibilidades de trocas de conteúdos digitais vêm transformando a forma como os indivíduos buscam informações para decidir sobre a compra de produtos e serviços. Nos primórdios, a economia era baseada em trocas, como o escambo entre os excedentes agrícolas e a caça, mas com o passar do tempo surgiu a figura do comerciante, responsável pelo papel de intermediário entre o produtor e o consumidor.

A produção em massa foi viabilizada a partir Revolução Industrial, o que aumentou a disponibilidade de produtos, cada vez mais parecidos entre si. Os intermediários se multiplicaram, consumidores tornaram-se mais exigentes e a necessidade de gerenciar trocas de forma mais profissional tornou-se latente. Os indivíduos têm inúmeras necessidades e desejos, mas, economicamente, não podem comprar tudo, portanto precisam escolher. Nessa perspectiva, surgiu o marketing, cuja essência está ligada em identificar as necessidades e desejos dos seres humanos para atendê-las. O termo marketing digital inicialmente estava relacionado à divulgação e comercialização de produtos e serviços por meio dos canais digitais, predominantemente a internet, mas atualmente esse conceito se ampliou para além da divulgação e venda de produtos ou serviços e abrange o uso de tecnologias digitais para conquistar clientes, construir preferências de clientes, promover marcas, aumentar as vendas, estudar o comportamento do consumidor online e descobrir tendências de consumo.

De acordo com a definição de Torres (2010, p. O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas a Internet, e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente da sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem nele, e tomem a decisão de compra a seu favor. Mas de acordo com estimativas do Google, menos de 10% dos usuários da internet que usam suas buscas, clicam em anúncios dos links patrocinados (TORRES, 2010). Nesse sentido, as empresas que dominem os conhecimentos mínimos de marketing digital contam com ferramentas poderosas para atrair e converter clientes, vital para o sucesso de qualquer negócio.

Planejamento em Marketing Digital A grande dificuldade para as pequenas e médias empresas é dominar os termos e conceitos sobre marketing digital, que ainda são mais conhecidos pelos especialistas das áreas de publicidade e profissionais de agências de marketing ou publicidade digital, assim como os nativos digitais que estão mais acostumados a buscar por informações e se instruírem pela internet. Mas nem sempre uma pequena ou média empresa consegue contratar um terceiro para esse propósito, porque o orçamento é reduzido, então o primeiro passo no planejamento das estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas deve estar concentrado em como obter o máximo com um orçamento de marketing limitado (TORRES, 2010). Para isso, é importante conhecer o modelo AIDA, derivado do acrônimo em inglês Attention, Interest, Desire e Action (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), muito utilizado em marketing e publicidade (ver figura 2).

O nível cognitivo é quando a atenção do usuário pode ser despertada. É o primeiro passo no processo de comunicação onde o consumidor precisa saber sobre a existência do produto ou serviço. No nível afetivo, os consumidores têm interesse nos serviços oferecidos e em saber mais sobre o que está sendo oferecido. Isso leva ao desejo de adquirir o produto ou serviço. No nível de comportamento, a ação ocorre (LIMEIRA, 2004). encontrem o site da empresa ou blog ao realizarem buscas nessas ferramentas. Para criar conteúdos que sejam mais fáceis de encontrar pelos buscadores de internet é necessário o emprego de muitas palavras chave e o conhecimento de ferramentas de SEO – sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para buscadores.

Trata-se de um conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca da internet. No entanto, caso a empresa disponha de certo orçamento para gastar em publicidade online convém comprar mídia, pois o tráfego orgânico (não pago, apenas baseado no conteúdo postado) em geral demora um pouco para dar resultado. As principais mídias online são o Google Adwords ou Facebook Ads, consideradas boas opções de curto prazo (PEREIRA, 2016). O relacionamento é a etapa fundamental para definir quais visitantes se tornarão clientes de fato. Portanto, envolvê-lo com informações relevantes e despertar o desejo/necessidade de consumir o produto ou serviço da empresa é essencial para obtenção de resultados.

A etapa de relacionamento pode ser mantida por meio das redes sociais ou pelo email marketing, canais para estreitar o contato com os potenciais clientes e lembra-los constantemente da existência do produto, serviço ou empresa (PEREIRA, 2016). Finalmente, na etapa da venda ter todo o aparato necessário para que o cliente se sinta seguro para comprar online (ou mesmo por outros canais de venda), por exemplo, vendedores bem treinados, ou chat online com atendentes que tirem as dúvidas no momento da decisão de compra e ajudem na transação do negócio. A etapa que encerra o ciclo do funil de vendas é a análise do processo, para verificar a necessidade de melhorias, de forma que sejam obtidos resultados mais efetivos e rápidos nas próximas transações.

PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS Em resposta às mudanças geradas pela economia digital, a prática do marketing inclui cada vez mais o uso de recursos digitais. Os benefícios econômicos que a utilização das TICs oferece são extensivos tanto para grandes empresas como as pequenas e médias empresas. Há estudos que comprovam como a penetração de marketing digital nas empresas está associada a um melhor desempenho e vantagem competitiva. Ao contrário das grandes empresas, as PME tendem a negligenciar a abordagem estratégica, a qual é fundamental para os investimentos em marketing digital. Porto Alegre: Artmed, 2010. D’ALAMA, L. Glossário de Marketing Digital. Blog de Marketing Digital de Resultados, Resultados Digitais, 18 mar. de 2014. LIMEIRA, T.

M. V. Administração das comunicações de marketing. In: DIAS, S. Acesso em: 26 mai. TORRES, C. Guia prático na internet para pequenas empresas: Dicas para posicionar o seu negócio e conquistar novos clientes na Internet. Disponível em: <http://www. cairu.

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