Marketing nas Instituições Financeiras

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Objetivando fazer uma explanação rápida e sucinta sobre o tema “Marketing nas Instituições Financeiras”. Palavras Chaves: Bancos, Marketing digital, Estrategias. Abstract The present study has the objective of analyzing in a superficial way marketing strategies that the financial institutions use to maintain and propagate their brand, mainly with the advent of the new technologies and the new habits of Brazilians, speaking a little of the new tools of digital marketing. And from the ever-increasing competition, especially by the increasing emergence of new banks including digital ones. The data were found with the reading of two books of Marketing, and some specialized sites, highlighting the site of Marcus Custódio. O principal objetivo do marketing e agregar valor a um produto ou a um serviço , nos bancos digitais por exemplo, são oferecidas taxas bem menores que as dos bancos físicos, o que pode atrair muitos jovens quem automaticamente por estarem acostumados com o mundo digital , estão mais propensos a experimentar do que uma pessoa mais velha, os bancos utilizam alguns conceitos essenciais do marketing, em razão da área de grande capital circulante, são eles: • Planejamento detalhado de marketing voltado para produtos individuais; • estabelecimento formalizado de um centro de integração e de informação de diversas fontes de recursos bancários e não bancários, indispensáveis ao êxito dos produtos e serviços; • garantia de atenção individualizada ao planejamento, desenvolvimento e venda de determinado produto, possibilitando descobrir prontamente os seus problemas e procurando encontrar soluções mais eficientes e eficazes; • definição mais detalhada do produto e de seus objetivos, proporcionando uma posição mais vantajosa ao banco, em face do seu ambiente de marketing, ou seja, maior capacidade de o banco capitalizar para si as forças do mercado em transformação e diminuir a ação da concorrência; • e os diversos recursos do banco que podem ser canalizados para a comercialização de serviços bancários bem definidos.

Com o advento do mundo digital, o maior modo de captação de cliente também se tornou digital, pois todos estão conectados a toda hora, ferramentas como Google Adsense se tornou indispensável, canais em midias sociais(Facebook,Instagram e Youtube) se tornaram a maior ponte de ligação entre produto e cliente. • O Google Adsense e a maior e melhor plataforma de marketing, ele basicamente possui algorítimos que cruzam informações constantemente acessada pelo provável cliente com determinado produto que se enquadre de maneira competente nas ambições da pessoa que está em rede. vamos exemplificar Imagine que um pequeno produtor rural procurou na internet informações de como conseguir um empréstimo bancário para seu negócio,na próxima vez que esse mesmo produtor entrar na internet para acessar qualquer informação, mesmo sendo uma informação diferente poderá aparecer uma propaganda do banco X dizendo que o mesmo oferece pequenas taxas e crédito facilitado a produtores rurais com apoio do governo, encontrando assim um potencial cliente que estará extremamente mais propenso a buscar mais informações sobre o banco.

O mesmo acontece com quem contrata o Facebook, Instagram e Youtube. Caso contrário, todo investimento efetuado será em vão, uma vez que a maioria dos seus clientes irá excluí-lo em um curto ou médio prazo. Use o aplicativo para manter contato mais próximo com seu público, alertá-lo sobre os prazos de pagamento e outras datas importantes para ele. Ou seja, faça com que seu app seja essencial. Sua empresa pode se inspirar no Itaú. A empresa criou um aplicativo alternativo mais leve para que pessoas com pouco espaço em seus dispositivos também pudessem instalar em seus aparelhos e aproveitá-los. • Inseparabilidade • Inseparabilidade entre produção e consumo, Muitas das vezes são simultânea , muitas das vezes determinando um contato entre o fornecedor do serviço e o cliente.

• Heterogeneidade • Os desempenhos são variáveis, o que dificulta a obtenção de um padrão de qualidade nos serviços e produtos de todo o departamento. • Perecibilidade A adequação entre oferta e demanda que , no caso das indústrias bancárias , apresenta flutuações mensais. Apesar de haver vários pensamentos doutrinários diferentes, a semelhança em todos eles e o tratamento preferencial para o cliente criar uma relação de fidelidade com o Banco, levando em conta que em sua maioria a maior rentabilidade de uma instituição financeira ocorre a longo prazo, fidelizar o cliente e sem duvidas a melhor opção , e isso não ocorre de forma instantânea mas sim de forma gradativa , a medida que o cliente se sente seguro e parta da instituição a chance do mesmo criar uma relação de lealdade com o Banco e grande , mas para isso e preciso que o cliente conheça todos os benefícios que o banco tem a lhe oferecer, por isso e tão importante o marketing de relacionamento pois,Conforme Kotler e Armstrong (2003), marketing de relacionamento é criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os clientes e outros interessados.

Além de atrair novos clientes e criar transações com eles, as empresas estão empenhadas em reter os clientes existentes e construir com eles relacionamentos lucrativos e duradouros. insere a pesquisa descritiva como a “atividade cotidiana considerando-a como uma atitude, um questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”. Foram utilizados estudos nos livros “Comunicação, Marketing”(2017) Rahme “Buzz Marketing” (2006) Marques A analise do marketing nas instituições financeiras mostrou que acontece frequentemente grandes renovações nos modelos utilizados, em fatos da grande e crescente concorrência do mercado , novos meios de comunicação também estão dominando o mercado ressaltando as mídias sociais, que tem papel fundamental como interlocutor da informação passada pela instituição financeira.

O marketing digital se tornou principal fonte de propaganda e marketing, mas o principal elemento do marketing e o conteúdo de alta qualidade , aonde os bancos tomam como prioridade estar aonde o cliente está, fazer o cliente se sentir importante e o objetivo principal. Cronograma 1. Analise e escolha do tema principal. br> 2014 Chétichine,Georges Buzz marketing disponível em biblioteca person 1999 Como e possível ver no gráfico abaixo desde 2009 que, o mercado financeiro e o que mais investe em marketing, uma prova do tamanho e abrangência desse mercado e da importância de trabalhar de maneira contínua a angariação de novos clientes.

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