Marketing no futebol brasileiro - Estudo de Caso: Projeto Sócio Torcedor clube do Palmeiras

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Marketing

Documento 1

– Os programas exercidos pelo sócio torcedor. O futebol possui papel relevante na sociedade, sendo elemento de expressão popular. Como um esporte profissional, surgiu para dar aos clubes melhores condições de se tornarem mais competitivos, tanto no âmbito esportivo como no financeiro. Para Gastaldo (2002, p. O futebol no Brasil pode ser considerado uma das manifestações culturais mais importantes na constituição da cultura brasileira contemporânea, juntamente com o carnaval e as chamadas religiões afro-brasileiras. p. Programa Sócio Torcedor do Internacional (Imagem 1) Aqui no Brasil hoje o sócio torcedor é visto como algo de suma importância para o clube de futebol, pois somente agora foi visto que o torcedor pode dar muito dinheiro ao clube, antes, só se conseguia dinheiro do torcedor com vendas de camisa e outros materiais esportivos e venda de ingresso pros jogos, mas com a evolução do futebol brasileiro e a globalização os responsáveis pelos clubes começaram a focar em seus programas de sócios, começando a contratar empresas terceirizadas para cuidar somente disso.

Para conseguir atrair novos sócios e manter os antigos os clubes precisam inovar a cada dia com o seu programa, o clube que tiver grandes vantagens, as mais diferenciais provavelmente conseguiria atrair muitos sócios, claro, isso depende também do desempenho do time no futebol e dos jogadores que jogam pelo mesmo. Para todas as estratégias de atração do torcedor ao determinado evento ou do reforço da sua ligação afetiva com determinado esporte temos o uso de estratégias combinadas, tendo assim o marketing esportivo. No Brasil o marketing esportivo destaca-se por muitos motivos. O clube com melhor condição financeira tende a ter o melhor programa de sócio, onde os benefícios seriam os melhores, isso na teoria, na pratica é diferente, a criatividade dos clubes para atrair sócios são os diferenciais.

Todos os clubes possuem o mesmo tipo de programa de sócio, com alguns diferencias variam de clube para clube, mas a base e a ideia do programa são a mesma. Aqui no Brasil o sócio paga por mês, a cada 3 meses, 6 ou 1 ano o sócio e nesse período ele possui descontos nos ingressos, materiais esportivos do clube e até mesmo descontos em empresas parceiras do programa e participa de promoções. Todas as modalidades esportivas têm um dilema único. Nessas modalidades o objetivo maior é a vitória, ou no mínimo protagonizar uma grande campanha durante uma temporada. Isso começou a mudar nos anos 2000, com a internet começando a dominar tudo e as informações chegando mais rápido, os clubes começaram a ver como exemplo os clubes europeus e tentaram de alguma forma copiar um pouco da maneira de conseguir atrair mais torcedores e o melhor disso, alguns profissionais daqui começaram a entender que realmente esse era o caminho na busca de alavancar a imagem do clube e aumentar ainda mais a receita.

Para Kondo et al. p. “as empresas necessitam investir em estratégias a fim de chamar a atenção do cliente para a imagem de seus produtos e serviços”. Para Martins (2016, p. De acordo com o torcedômetro do movimento “Por um futebol melhor” o Palmeiras está atualmente em primeiro lugar com pouco mais de cento e vinte e seis mil sócios seguido por Grêmio e São Paulo. Programa Sócio Torcedor do Grêmio (Imagem 3) Pode se dizer que a fase dos clubes interferem muito na quantidade de associados, um exemplo disso é o Vasco da Gama, que amarga a decima sétima posição com quase 14 mil sócios, sendo que o Vasco além de ser um clube grande, é um clube que tem milhões de torcedores no Mundo todo e está ao lado do Palmeiras na quarta posição das maiores torcidas do Brasil, isso se dá ao fato do Vasco estar vivendo um momento terrível no futebol, tanto no campo, tanto internamente, com a política interna dividida, o clube em 5 anos teve mais de 5 rebaixamentos e o número de sócios é apenas o reflexo disso.

Já o rival Flamengo, vem crescendo muito os seus números de sócios, a dois anos atrás o clube estava em decimo lugar e hoje está em sexto no ranking de associados, com a nova política do clube de se modernizar e profissionalizar ainda mais o futebol, os torcedores vem abraçando a nova política do clube e a mídia elogiando, faz com que os torcedores admirem ainda mais o clube. Voltando ao passado, Internacional de Porto Alegre e o seu rival Grêmio pode se dizer que são os pioneiros do programa sócio torcedor, o Inter que a anos vem com times fortes e sempre no topo dos campeonatos, sempre teve seu número de sócios em primeiro lugar, enquanto os clubes tinha menos de cinquenta mil sócios, o Inter já tinha mais de cem mil e o Grêmio vinha logo atrás, hoje pelo fato do Internacional ter sido rebaixado para serie B do campeonato nacional, seu número de sócios não aumentou, porem mesmo assim, ele ainda está entre os cinco maiores clubes com sócios, seu rival Grêmio continua da segunda posição conseguindo manter sua regularidade de sócios.

Vale ressaltar também o São Paulo, que tinha um programa de sócios muito ruim antigamente e depois do tri campeonato do brasileiro, o número de sócios cresceu absurdamente e obrigou o clube a se movimentar e buscar melhorar ainda mais o seu programa, atualmente o São Paulo ocupa a terceira posição, com quase cento e quatorze mil associados. Eles se interessam também pelos jogos da Série B, pelos campeonatos internacionais, pelos torneios de várzea e até nas peladas na praia (BALIEIRO, 2013). Hoje em dia o torcedor vem mudando muito seu perfil, antigamente iam aos estádios pessoas de rendas baixas, hoje é mais difícil se ver isso, além disso o torcedor brasileiro hoje está mais impaciente com o seu clube, isso se deve porque hoje o torcedor tem fácil acesso ao Mundo do futebol europeu e com todas as coisas diferentes que ele vê lá, ele acaba que querendo o mesmo do seu clube.

De acordo com o Fator Futebol (2013), há alguns tipos de torcedor: o fanático “contra tudo e contra todos”, o fanático moderado, o otimista desinformado e o torcedor “modinha”. O primeiro acredita que quando o time perde, é porque existe um esquema para prejudicar seu clube; quando ganha, venceu dos outros times e do “esquemão” que existe para favorecer os rivais. O fanático moderado é, geralmente, tranquilo e assiste futebol de forma saudável; elogia jogador ou partida do time rival sem problemas. De fato, os clubes precisam rever como buscar ainda mais torcedores e fazer com que esse torcedor saia de casa e vá ao estádio, isso hoje já é algo notável, mas ainda há muitos erros a serem concertados. Os clubes devem aproveitar o fanatismo do torcedor brasileiro e tentar atrair mais ainda seus torcedores para perto, não se deve deixar morrer a identidade do torcedor brasileiro, que é ser apaixonado pelo futebol e pelo seu clube, a tendência é que os torcedores tenham pensamentos ainda mais europeus e isso pode ser perigoso, pois aqui não é Europa e a administração dos clubes está longe de ser igual, isso é um processo que demora anos e começou a ter mudanças a pouco tempo.

O futebol na Europa, assim como no Brasil, movimenta uma parcela considerável da economia dos países com mais destaque no esporte. Os maiores campeonatos e os clubes mais importantes estão situados nos países do velho continente: na Espanha, com o Real Madrid e o Barcelona, na Alemanha, com o Bayer de Munique e o Borussia Dortmond, na Inglaterra, com o Manchester United, o Liverpool e o Arsenal, e em outros países, como Portugal, França e Holanda. Não coincidentemente, grande parte desses clubes contam com os maiores programas de sócio torcedor do mundo (GHESTEM; KRAU, 2013, p. O objetivo do clube é cadastrar um milhão de torcedores. Com a implementação do Exército Gremista, foi criada no estádio Olímpico uma central de relacionamento para trabalhar diretamente em cima do cadastro do torcedor oferecendo a ele vantagens personalizadas.

O objetivo principal desse programa é motivar esse torcedor alistado a se associar ao clube mostrando a ele as vantagens oferecidas aos sócios (STEFANI, 2010, p. Outro gigante do futebol que ao lado do Grêmio foi o pioneiro de fazer crescer o sócio torcedor no Brasil é o seu rival Internacional, o Inter como é chamado, tem um programa de sócios bastante curioso, o que chama atenção no programa é a quantidade de empresas parceiras do clube, ou seja, ao ser sócio do clube, o seu benefício não estaria ligado diretamente com o clube, mas o torcedor teria descontos em diversos tipos de produtos, desde descontos em planos de saúde, TV a cabo e combustível, até supermercado, eletrodomésticos, comida e muito mais. Para muitos não é tão bom, pois você acaba ficando perto do seu clube diretamente, vale lembrar que o sócio pode visitar o estádio e tem desconto em produtos do Inter, mas o diferencial do programa deles seria as empresas parceiras bem diversificadas, isso por um lado pode ser bom, pois o torcedor acaba gastando a maioria dos produtos no seu dia a dia e ao se associar o torcedor vai acabar ganhando desconto, isso talvez faça o torcedor achar que por ele ser torcedor do Internacional, faz com que ele seja importante, mais do que os outros, é dessa maneira que o torcedor acaba vendo o benefício.

Além de conhecer o clube o torcedor tem descontos em combustível e em passagens aéreas e também é seguindo a lógica do sócio do Vasco, o torcedor vai acumulando pontos e pode troca-los por vantagens. É considerado um dos melhores programas de sócios torcedores do Brasil, o clube além de ser o atual campeão brasileiro, fez com que atraísse ainda mais sócios.   – Os benefícios que os clubes ganham com o sócio torcedor. O futebol brasileiro hoje vive um período de mudanças, muitos clubes ainda estão com atitudes passadas, outros já estão modernos e a maioria em fase de transição, do passado para modernidade, o sócio torcedor hoje para alguns clubes é a maior fonte de renda do clube, pode ser mais que alguns patrocínios ainda.

É possível criar inúmeros projetos de marketing e campanhas para enaltecer sua equipe nas redes sociais e conquistar mais sócios-torcedores. Essa nova administração do clube somado ao programa inovador do clube fez com que o Palmeiras atingisse um patamar jamais imaginado, a três anos atrás o Palmeiras vivia uma crise e estava brigando para não cair no campeonato nacional e com a nova administração o Palmeiras conseguiu se reerguer e hoje é um clube invejável por outros. Com mais de centro e vinte mil sócios o Palmeiras tira de seu programa de associados a maior fonte de renda do clube, ultrapassando as cotas de TV, a tendência é que esse número aumente ainda mais caso o Palmeiras continue forte no cenário nacional e internacional.

Em função das transformações pelas quais passam os clubes e o futebol brasileiro, buscou-se pela identificação e caracterização das variáveis da estratégia de marketing esportivo elaborado e implementado pelos clubes em estudo, além da identificação e análise das variáveis que caracterizam o marketing esportivo dos clubes estudados e da proposição de um modelo estratégico de gestão de marketing esportivo (SOARES, 2007). Além de benefícios financeiros os clubes com bons programas de sócio conseguem melhorar sua imagem no cenário, a mídia tende a elogiar mais e isso faz com que a imagem do clube melhore entre os torcedores. A mídia tem um papel muito importante, ela consegue influenciar o torcedor, ou seja, caso o clube tenha um programa de sócios ruim e a mídia começar a falar mal, a tendência é que menos torcedores se associem, caso contrário a mídia falando bem do programa de sócios, pode ser que alavanque ainda mais os associados.

  – Os clubes diferenciados. Segundo o Portal R7 (2011): Os últimos dez anos foram marcados por uma mudança de estratégia notável dos clubes brasileiros. Como outros grandes do mundo, os nossos maiores times passaram a pensar em sua torcida como público cativo, um verdadeiro cliente a ser conquistado. As equipes de marketing passaram a funcionar com uma força nunca antes vista. Adotaram planos até então inéditos no futebol nacional, com os mais diferentes intuitos: angariar mais torcedores apaixonados, conquistar os filhos destes e, naturalmente, o objetivo maior desta técnica relacionada aos bens e serviços: vender. Uma ação que atingiu não só o Brasil, mas foi repercutida no Mundo, foi uma ação de doação de sangue, o clube baiano tem como suas cores de camisa o vermelho e preto listrados e em um jogo do clube, o time entrou em campo com a camisa preta listrada de branco, os torcedores não entenderam e logo depois entrou uma faixa em campo dizendo que os torcedores que fizerem doação de sangue vão conseguindo colocar o vermelho no lugar do branco na camisa e a cada jogo do Vitoria o time entrava com uma ou duas listras vermelhas e o resto branco, assim que chegasse a cobrir todo branco de vermelho e a camisa ficar tradicionalmente igual novamente.

Após essa ação do clube, a procura por doação de sangue aumentou 46% na Bahia e em outros estados do país também aumentou a procura, a repercussão foi mundial, saiu em diversos jornais internacionais. Outra ação que recentemente ficou conhecida foi do rival do Vitoria, o Bahia. Em uma ação bem diferente o clube resolveu ligar para alguns torcedores e convoca-los para um jogo decisivo do time, o curioso é que quem ligava eram os próprios jogadores do Bahia. Nessa mesma linha, o Bahia apresentou um reforço conhecido no futebol nacional, o jogador Allione que foi para o Bahia por empréstimo, ligou para um sócio torcedor sorteado e se disse passar por ele mesmo e o torcedor não acreditava, até que depois o torcedor acreditou, essa ação foi toda filmada pela equipe do Bahia e colocada na internet.

msn. com/pt-br/esportes/video/novo-refor%C3%A7o-do-bahia-allione-tem-tentativa-de-trote-frustado-com-s%C3%B3cio-torcedor/vp-AAlRwEz https://socio. websiteseguro. com/p/ http://www. internacional. org. br/admin/pdf/2014_EnANPAD_MKT1673. pdf file:///C:/Users/Usuario/Desktop/gre. pdf http://www. cidademarketing. scielo. br/pdf/gp/v12n1/a03v12n1 http://epocanegocios. globo. com/Essa-E-Nossa/noticia/2013/11/quem-sao-os-novos-torcedores-do-futebol-brasileiro. html http://espnfc. lume. ufrgs. br/bitstream/handle/10183/25586/000754163. pdf https://raep. emnuvens. pdf VALENTIM, Adriana Chaves. ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO PARA TORCEDORES DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO. Taubaté: Revista Ciências Humanas, v. n. HRYNIEWICZ, Roberto Romeiro.

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