MARKETING PESSOAL NO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Serão abordadas questões como as técnicas de marketing pessoal, que incluem planejamento, ética, convivência e relacionamento, postura, comportamento, promoção, como alguns dos requisitos imprescindíveis e necessários para o desenvolvimento e a consolidação da imagem, através de uma visibilidade perceptível. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como PINHEIRO (2005), LIMA (2016), BIDART (2006), COSTA (2011), DUTRA (2002), VAZ (1995) e RIZZO (2011), buscando apontar os conceitos de marketing importantes para o sucesso no mundo do trabalho, bem como esses ensinamentos, se bem utilizados, podem contribuir para o destaque pessoal de cada pessoa e uma pesquisa de campo, com dois entrevistados a respeito de questões envolvendo marketing pessoal e a importância dele para o aspecto profissional. Palavras chave: Marketing pessoal. Visibilidade. Desenvolvimento profissional.

Career. Job market. INTRODUÇÃO Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância do marketing pessoal no desenvolvimento profissional, seja qual for a área de atuação. Com a evolução da sociedade moderna e necessário que o profissional atual busque a competitividade profissional e o marketing pessoal pode ser seu grande aliado. Você não está exposto em uma prateleira de um supermercado, mas precisa ser vendido! É necessário saber quem você é e onde você quer chegar, cuidando para que sua marca pessoal seja valorizada pelo mercado, ter um diferencial, algo que te torne evidente, assim ao definir sua identidade estará decidindo também a sua marca (BIDART, 2006). Promover a própria imagem, o marketing pessoal se tornou inevitável, quanto melhor o profissional se vender, mais valorizado será no trabalho é na vida pessoal.

Estruturalmente este trabalho foi dividido em quatro tópicos. No primeiro, foi feita uma introdução com a contextualização do estudo, onde se apresenta a identificação do tema a questão do estudo, justificativa, objetivos gerais e específicos e a problemática. No segundo tópico apresenta-se a metodologia cientifica, o método de abordagem, o método de procedimento e o tipo de pesquisa. No terceiro tópico, foi apresentado o embasamento teórico contando a história do marketing e seus fundamentos, demostrando a importância do marketing na evolução de sua imagem pessoal, demostrando algumas ferramentas básicas que quando utilizadas juntas podem elevar a imagem do seu perfil profissional. A pesquisa bibliográfica é habilidade fundamental nos cursos de graduação, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadêmicas.

Uma pesquisa de laboratório ou de campo implica, necessariamente a pesquisa bibliográfica preliminar. Seminários, painéis, debates, resumos críticos, monografias não dispensam a pesquisa bibliográfica. Ela é obrigatória nas pesquisas exploratórias, na delimitação do tema de um trabalho ou pesquisa, no desenvolvimento do assunto, nas citações, na apresentação das conclusões. ANDRADE, 2001, p. O marketing procura gerar valor para os constituintes do processo, de forma contínua, entregando vantagem competitiva para instituições, a partir de trocas competitivas entre as partes. Dessa forma, segundo Pinheiro (2005): Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade (PINHEIRO, 2005, p.

Os tipos de marketing existentes pressupõem alguma forma de troca em que dois participes enxergam valor no que é trocado, ou seja, há o atendimento das expectativas que envolvem a transação. O marketing surgiu no Brasil em 1954, mas a partir da década de 1990, passou a ter uma característica mais estratégica, mais ampla, visando benefícios para os clientes: Marketing é importante demais para ficar por conta apenas do departamento de marketing [. é um processo mais amplo que consiste em determinar de maneira sistemática o que produzir, como chamar atenção dos clientes para o produto ou serviço, como facilitar o acesso pelo produto ou serviço, de modo que sempre queira comprar mais. Ele é adotado por muitos profissionais e pessoas de notoriedade pública, que trabalham com atividades que dão um certo status de celebridade, com grande projeção e visibilidade.

Muitos entendem que ele simboliza a integração plena entre as vidas pessoal e profissional. Desta forma, o marketing pessoal é o ingrediente que irá gerar preferência, interesse e atenção com relação a alguém, destacando-o dos concorrentes, ficando em posição de evidência. Conforme Costa (2011): O marketing pessoal envolve um conjunto de competências, como se um profissional fosse um produto, para criar valor e relacionamentos para serem entregues ao mercado de trabalho na forma de serviços. Já que o reconhecimento de competências é fundamental para diferenciar e situar um indivíduo no contexto social em que vive e determina, em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal (COSTA, 2011, p. O trabalhador pode ir se adequando ao seu status de “produto” a ser vendido, tendo que acompanhar a velocidade que as coisas acontecem ao seu redor, ajustando-se a esta tendência.

Na composição desse produto, estão aspectos como criatividade, capacidade de relacionamento e integração, conhecimento, administração profissional e social. De nada adiantará ter ótimas características, se o marketing não for bem feito (Lima, 2016). Para se fazer um excelente marketing pessoal, é importante utilizar as novas tecnologias, o marketing e mídia como ferramentas estratégicas, visando enaltecer a imagem transmitida. Isso fica cada vez mais necessário quando se olha para as tendências atuais e verifica-se a dificuldade de estar empregado e também, da retenção de talentos. Desta forma, é importante refletir: quais os seus pontos fortes e fracos? Como você faz para se promover? Como é a sua relação com as pessoas? O que elas acham de você? TÉCNICAS DE MARKETING PESSOAL Como mencionado anteriormente, o marketing pessoal pode ser o diferencial entre o bem e o malsucedido, entre o que destaca e o que fica no anonimato, entre o sucesso e o fracasso.

Algumas técnicas podem ser utilizadas e ajudar no desenvolvimento e consolidação da imagem, de acordo com Pinheiro (2015): • Habilidade em lidar com outras pessoas: bons relacionamentos podem trazer ótimos frutos. As afinidades podem aproximar as pessoas e características como empatia e humildade fazem do indivíduo, uma pessoa admirada e visto com bons olhos. Vínculos estreitos poderão ser criados entre pessoas que se ajudam no trabalho e também mostra que a pessoa tem mente aberta e visão. Procurar ser sempre agradável, cordial, simpático e ter inteligência emocional para ouvir críticas e sugestões na solução de problemas. • Ética: conduta que deverá estar presente em ocasiões profissionais ou não. Atitudes como falar mal do emprego anterior, de outras pessoas ou do antigo chefe, podem trazer uma má impressão para a pessoa que fala.

• Autopromoção: “a venda do seu próprio peixe”. Deve-se acreditar naquilo que a pessoa faz e divulga-lo para o máximo de pessoas que você o faz, como se fosse um comercial, divulgando a sua marca. Não se deve perder a chance de fazer o seu “comercial” assim como um produto precisa de propaganda o profissional também precisa, e pode fazer isto divulgando aspectos profissionais de si mesmo. Um bom trabalho vale muito, pois, traz consigo, as vivências e a bagagem do profissional que o executa. Pode-se pensar nisso como uma grife que as pessoas pagam mais caro por acreditar que vale a pena fazer isso. • Aprimoramento educacional: uma carreira promissora depende da educação contínua, muita leitura e contato com profissionais da área do indivíduo.

Vital para a manutenção no mercado e no mundo do trabalho. • Planejamento de carreira: deve-se traçar um planejamento estruturado, com objetivos e metas definidas para o futuro que se pretende. Sempre temos que ter essa preocupação. Com a questão do caráter, fazer as coisas corretamente,, temos que saber o que as pessoas pensam sobre nós, saber como se vestir adequadamente , se portar adequadamente nos lugares, eu sempre me preocupo com, as roupas que irei usar no trabalho e nos demais ambientes que frequento para sempre poder causar uma boa impressão. – Em que situação você se preocupa mais com usa imagem? R- quando principalmente estamos em gente ao público lidando com outras pessoas no ambiente profissional e importante termos esse cuidado com o marketing pessoal.

– Você já procurou orientação profissional para melhorar seu marketing pessoal? R- Não nunca procurei. Mais existe hoje em dia um coach que e uma pessoa que pode trabalhar sua carreira profissional. Em relação aos resultados as pessoas que passam por esse processo quantas alcançam bons resultados? R – acredito que todas as pessoas que fazem um bom trabalho com sua imagem, tem resultados satisfatórios a médio e longo prazo. Em relação a pessoa que buscam esses serviços de orientação, são homens ou mulheres? R – Acredito que homens procuram mais a ajuda de especialistas na área de marketing pessoal, pois acredito eu que as mulheres aprendem meio que institivamente a trabalhar sua imagem, talvez por uma pressão maior social e cultural. O perfil econômico das pessoas que buscam o serviço de marketing pessoal vem de qual classe econômica? Essas pessoas estão empregadas ou desempregadas.

R – geralmente são pessoas que tem já tem um certo conhecimento e procuram profissionais da área para ajudar a alavancar suas carreiras. ATITUDES QUE DEVEM SER EVITADAS Em um ambiente profissional, existe a convivência com muitos colegas e com pessoas que se relacionam com a empresa. Ouvir a outra pessoa ajuda a interação, a participação e deixa um clima de receptividade no ar. • Apontar o erro do colega. Contribuir para a solução do problema resolverá a questão, além de não atrapalhar o clima no trabalho. • Desrespeito à diversidade. Importante compreender que as pessoas são diferentes e trata-las de modo justo. Dentro da empresa o funcionário poderá utilizar essa ferramenta para se promover e chegar ao crescimento desejado, pois o valor pago pelas empresas, é o valor que a marca dele representa, desta forma, sendo indispensável a melhoria contínua, para que se possam adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Foram feitas duas pesquisas sobre aspectos referentes ao marketing pessoal e as respostas corroboram que as proposições feitas neste trabalho. Por fim, o marketing pessoal não só colabora no ambiente profissional. Ele ajudará na imagem do indivíduo seja onde for. Seja na escola para o estudante, para o empreendedor na busca e manutenção de seus clientes, para artistas, apresentadores, jogadores, políticos. COSTA, N. O. Marketing pessoal e gestão de carreira: a percepção dos acadêmicos do curso de administração da UNIJUÍ campus IJUÍ. IJUÍ, RS. DUTRA, J. br/arquivos/revistas/A_importancia_marketing_pessoal. pdf >. Acesso em: 22 nov. PINHEIRO, A. et al. São Paulo: Pioneira, 1995.

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