Marketing surf

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Em Portugal a indústria do Surf vem apresentando crescimento significativo, ainda que não conte com muitas pesquisas que possibilitem fundamentar o seu impacto na área econômica. Melo (2013), confirma essas evidências em seus estudos e destaca o crescimento do número de surfistas, bem como o desenvolvimento de serviços especializados como: Escolas de Surf, os “Surfcamps”, além do aumento do mercado de marcas de produtos de consumo relacionado ao Surf. MELO, 2013). No entanto, várias evidências indicam o crescimento deste setor, nomeadamente, o crescimento do número de surfistas (Melo, 2013). Quanto a localização, Portugal é privilegiado para a prática desta atividade pois conta com uma costa continental de cerca de 1000 km, dispondo de uma vasta quantidade de praia com excelente qualidade para o surf.

Principais Concorrentes Os principais concorrentes são: Play Surf; que apresenta grande similaridade com a Future Surf, nas medidas que oferece aulas na Praia do Rocha e serviços de locação de materiais. Quadro 1 – Play Surf Surf trip Costa Vicentina Nov. a Mai. Jun. a Out. Quadro Winter Surf Winter Surf Baixa Temporada Outubro a Junho Surf & Skate Baixa Temporada Outubro a Junho 7 Noites e 5 dias surfando 7 Noites e 5 dias surfando Compartilhado com banheiro 299 € Compartilhado com banheiro 699 € Dupla na Dupla na Individual na Individual na A Surf experience trabalha as mesmas temporadas, porém apresenta custos por semanas, aparentemente mais elevados. Quadro Surf Experience SURF EXPERIENCE Novembro a Março Abril a Junho & Outubro 1 Semana € 660 € 100 € 760 2 Semanas € 360 € 68 € 428 4 Semanas € 2,225 € 168 € 1,395 3 Semanas € 943 €1 35 € 1,078 Quadro Future Future Aulas Surf Nov. a Maio Jun. Set. Out. COUTINHO & LISBÔA, 2011).

No século XXI, nenhuma empresa pode dispensar às redes sociais, as quais lhes permitem livre acesso à informação. Fator esse, que realmente consiste em um diferencial significativo nos relacionamentos entre as pessoas e entre as empresas com seus consumidores, bem como na captação de novos clientes. Envolvente sociocultural; AQUI VCS DISSEREM QUE NÃO É ISSO, MAS NÃO FICOU CLARO PARA MIM O QUE VAI AQUI ENTÃO. DEIXEI ASSIM. É nítido o crescimento dos adeptos das práticas de surf e seu interesse em aprenderem mais sobre um esporte que lhes proporciona muitos benefícios físicos e prazeres. De acordo com os dados do INE, a partir do ano 2000, tem crescido o número de praticantes de Surf os praticantes de surf. No que tange ao Surf, de acordo com o PENT 2015, é preciso promover esta modalidade e para tanto, faz-se necessário desenvolver os sistemas de qualidade para marinas e portos de recreio.

Além de divulgar a oferta do surf e sensibilizar os municípios na preservação da boa qualidade e condições de acesso às praias, assim como as condições mínimas necessária para as instalações das escolas de surf, garantindo a sua prática, bem como promover a qualificação dos seus agentes (PENT, 2015). Envolvente político-legal A sociedade contemporânea tem características de mudanças voláteis e constantes, esse perfil de forma geral se apresenta em todo o mundo. Tais como: o decreto-lei 248-A/2008, de 31de dezembro, que regulamenta o regime de acesso e exercício da atividade de treinador de desporto, e, por sua vez, o despacho 5061/2010, 22 de março, o qual define as normas para a obtenção e emissão da Cédula de Treinador Desportivo (CTD).

A Federação Portuguesa de Surf com a finalidade de regular a prática do Surf além de conferir um certificado destinado a formadores com habilitações efetivas, tem tido a preocupação de promover cursos de formação de treinadores de surf. A demanda de praticantes federados vem crescendo nos últimos anos o que exige e justifica ter técnicos formados que garantam um serviço seguro e de qualidade. De acordo com o Decreto-Lei n. º 248-A/2008 a atividade de treinador compete aquele que acompanha as atividades das escolas de surf ou das empresas de animação turística, no entanto a CTD apenas é exigida através da FPS e das Capitanias. Know-How, tecnologia, mão de obra especializada, (O QUE É INTERNO DA ESCOLA) FRAQUEZAS Ex. Estratégia de investimento, ser nova e não ter visibilidade, (O QUE É INTERNO DA ESCOLA).

OPORTUNIDADES • Crescimento dos Segmentos de Nicho; • Alta demanda • Potencial do Turismo em Portugal; • Tendência de estilo de vida saudável. AMEAÇAS • Crise econômica (desemprego); • Pandemia (redução de viagens e distanciamento social; • Concorrência estabelecida; • Queda do setor de Turismo. Oportunidades: O forte índice de crescimentos dos setores de nicho em todo o mundo favorece a procura por esportes menos populares que envolvem grandes massas. Disponível em http://www. peprobe. com/wp-content/uploads/2015/05. Acesso em 12. p. SOSOL Sociology of Sport Online, 2004. Disponível< http://www. scielo. mec. pt/sc>. Disponível em: https://parlamento. pt/pdf/Dez/2020. Acesso em 13. INE-Instituto Nacional de Estatística – Statistic Portugal, (2015). Disponível em https://www. observatorioemigracao. secomunidades. pt/2014_RelatorioEst. pdf> Acesso em: 12. PORDATA - Base de Dados Portugal Contemporâneo (2015). Portugal (2014). Disponível em: http://www.

surfportugal. pt/. pdf.

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