MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS EMPRESAS

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

A compreensão exata de qualquer princípio seja qual for a sua natureza, requer métodos eficientes de estudo, de modo que seja possível a computação sistêmica do assunto. Ao se chegar a tal nível de conhecimento, os pensamentos, escolhas e atitudes do indivíduo ou grupo desenvolverão virtudes essenciais para seu crescimento. Contudo, esse processo enfrenta inópias por parte das empresas, de modo que incertezas, más escolhas administrativas e diversos empecilhos estão sendo vivenciadas pelas mesmas. Avaliaremos nesse artigo, a peça chave que se torna uma âncora econômica, gestora e administradora da vida de milhares de pessoas jurídicas. Tendo nascido há aproximadamente quinhentos anos, a matemática financeira tornou-se um instrumento fundamental de pesquisa e sabedoria. Partindo desse princípio, GABRIEL (p.

diz o seguinte a respeito das características singulares da matemática financeira: A Matemática Financeira é um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo; para isso, cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo. Nesse contexto, vale relembrar a ideia de SILVA FILHO (2012) que aponta o bom uso do tempo como sinônimo de maximização de lucros e vantagens sobre os concorrentes. A matemática financeira relaciona-se, dessa forma, como arma de batalha contra os revezes empresariais, de modo que os gestores consigam desfrutar de sabedoria financeira suficiente para discernir os melhores caminhos a serem tomados. Desse modo, cabe destacar que os ramos que a matemática financeira atua envolve diversos setores da instituição.

De modo semelhante, toda empresa (credora ou tomadora) tem, ou deve ter aplicações financeiras, com o fito de rentabilizar seu capital. Logo, o conceito de juros ampliará sua visão diz respeito aos possíveis retornos de aplicações em títulos de capitalização por exemplo. Por meio desse estudo, a instituição conseguirá calcular o valor montante, prazo e fatores indispensáveis no investimento. Em outras palavras, a instituição terá acesso a comparações de investimentos, podendo acolher as melhores ofertas. Dessa forma, análises precisas e concretas de aplicações poderão ser levantadas graças aos conceitos contidos nas taxas de juros. Em resumo, a taxa de desconto pode ser feita de duas formas (racional ou comercial), aplicando-se tanto a regime simples quanto composto. As empresas, por meio da matemática financeira, conseguem resgatar seus títulos de forma justa e proveitosa para ambos os agentes econômicos.

Através de cálculos precisos, a instituição consegue oferecer descontos de modo a manter o bom fluxo de caixa, sem diminuir, drasticamente, sua margem bruta de lucro. A elaboração de números contábeis no fluxo da empresa permitirá saber até que ponto a instituição consegue usufruir desse procedimento em questão. Por fim, a matemática financeira consegue vislumbrar os melhores métodos de amortização a serem utilizados na organização. Afinal, para viver o presente de forma a olhar para o futuro com esperança, é necessário estar organizado e alinhado com os meios capazes de proporcionar sabedoria suficiente na tomada de decisão. Referências bibliográficas FREITAS, Elizabete Alves de. Juros compostos. Natal, 2008. GABRIEL, Felipe. Revista Espaço Acadêmico, v. n.

p. SILVA, Francisco Clebson Pessoa da. Matemática financeira: uma abordagem prática para empresas.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download