MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

Para a elaboração deste artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com busca nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online – Brasil, CAPES Periódicos, livros e publicações referentes ao tema. Palavras-chave: Matemática. Inclusiva. Libras. INTRODUÇÃO O ensino de Matemática sempre enfrentou grandes desafios nos âmbitos escolares, exigindo dos docentes estratégias, reformulações, atualizações e aprofundamento do conteúdo a ser aplicado. Tal processo se formou em uma tentativa de adaptação entre a sociedade e o portador de deficiência, na equiparação de oportunidade e, consequentemente, uma sociedade para todos. Assim, a inclusão tem o significado de adaptação das necessidades da pessoa com deficiência pela sociedade, o que permitirá seu desenvolvimento em todos os aspectos de sua vida (SASSAKI, 1997 apud SAMPAIO e SAMPAIO, 2009).

Portanto, a educação inclusiva tem em sua característica a de permitir ao portador de deficiência e a sociedade uma adaptação por meio da inclusão de todos os seres humanos por meio da educação. Para um bom entendimento sobre a educação inclusiva, é preciso compreender que o acesso à educação é ampara por diversos dispositivos legais, como a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde aborda que a educação é um dever e/ou obrigatório, nos artigos 2º e 5º: Art. º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação (BRASIL, 2015). Grifo Nosso. Assim, compreende-se que a educação não é um simples critério de escolha, mas um dever, um direito de todos, por sua vez a educação inclusiva se encaixa nesta obrigatoriedade, mas obriga uma maior atenção visando incluir os alunos que enfrentam diariamente uma diversidade de barreias. De acordo com a Unesco: A educação inclusiva não é simplesmente tornar as escolas acessíveis. Trata-se de ser proativo na identificação das barreiras e obstáculos que os estudantes encontram na tentativa de acesso a oportunidades de educação de qualidade, bem como na eliminação das barreiras e obstáculos que levam à exclusão (UNESCO, 2022).

O ensino de Libras na Educação Inclusiva De acordo com Albres: Há um movimento de tensão e ruptura entre a educação de surdos e a educação especial, os surdos através das reivindicações da FENEIS, procuram escapar do estigma que permeia a área da educação especial considerada como um subproduto da educação, da discussão de deficiência e da inclusão escolar (ALBRES, 2005, p. A autora relata que pessoas com deficiência vivenciam com maior intensidade o preconceito e estigma historicamente construído, o que permite constatar que os surdos como minoria linguística, usuária de uma língua espaço-visual necessitam de melhor reconhecimento (ALBRES, 2005). A educação do surdo obteve início no oralismo, sendo obrigatório o treino no oralismo e proibido o uso de sinais e gestos, com o advento das bases legais a utilização da LIBRAS, o surdo passa a ter seus direitos respeitados (MARILENE e MEYER, 2016).

O reconhecimento e apoio aos surdos surgem com a Lei nº10. e a Lei - Decreto 5. Ponto de articulação Caracterizado como o local onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal - à frente do emissor (FELIPE e MONTEIRO, 2007, p. O movimento Caracterizado pelos sinais que podem expressar movimentação ou ausência de movimentação, como os sinais de rir, chorar, ajoelhar, sentar e em pé (FELIPE e MONTEIRO, 2007, p. Orientação/direcionalidade São característicos de sinais que expressam orientação ao indivíduo como os sinais de ir, vir, subir, descer, acender, apagar, abrir e fechar (FELIPE e MONTEIRO, 2007, p. Expressão facial e/ou corporal Além dos parâmetros anteriores mencionados, existem uma diversidade de sinais que fazem tem traço diferenciador a expressão fácil e/ou corporal, como os sinais de alegre, triste, helicóptero, moto, ladrão e roubar, auxiliando a formação de frases em um contexto (FELIPE e MONTEIRO, 2007, p.

O ENSINO DA MATEMÁTICA E A LIBRAS 3. Matemática em Libras Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais relata que a existe uma contribuição do currículo de matemática na valorização da pluralidade sociocultural, “evitando o processo de submissão no confronto com outras culturas; de outro, criar condições para que o aluno transcenda um modo de vida restrito a um determinado espaço social e se torne ativo na transformação de seu ambiente” (BRASIL, 1997, p. Desta maneira os PCNs afirmam: [. importante que a Matemática desempenhe, no currículo, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares (BRASIL, 1997, p.

Neste sentido, Carvalho descreve a respeito do processo de ensino-aprendizagem de matemática para surdos: Para que o processo ensino-aprendizagem de Matemática para surdos aconteça de forma efetiva é necessário elaborar conceitos, estratégicas e teorias compatíveis com a especificidade educacional do saber matemático e de viso-especialidade surda, ou seja, Matemática visual-espacial. CARVALHO, 2010, p. Por meio desta base o aluno poderá fazer um da matemática para atividades básicas do dia-a-dia como a contagem de dias no calendário. Figura 7 - Números no Calendário Fonte: (DADA, 2015a) Bem como verificar as horas no relógio, ou a contagem de valores em quantidade de dinheiro em espécie. Figura 8 - Verificação de quantidade numérica Fonte: (DADA, 2015b) Além de ser capacitado para realizar cálculos de medidas de comprimento, massa e capacidade.

Figura 9 - Medidas Fonte: (DADA, 2015b) Contudo o processo de ensino-aprendizagem é lento, gradativo, porém é necessário e de suma importância que no processo de isso, que os estudantes visualizem e entendam os conceitos dos sinais específicos da matemática em Libras, por meio dos signos matemáticos em sinais, desenvolvendo assim, o raciocínio lógico, a interpretação, a solução de problemas e o pensamento crítico (DADA, 2011). CONSIDERAÇÕES FINAIS Em vista dos argumentos apresentados, compreende-se que o ensino inclusivo além da sua importância para socializar a classe minoritária, como a classe dos deficientes, também enfrenta no âmbito escolar barreiras para a execução de planejamentos e projetos que viabilizem o desenvolvimento dos educandos, como parte disto, pode-se citar a falta de preparo dos professores para incluir em seu plano de formação a capacitação de libras como diferencial.

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b. FELIPE, Tanya A. MONTEIRO, Myrna S. Libras em Contexto. Curso Básico - Livro do Professor, Brasília, 6ª Edição. MARQUES, Marcley D. L. ARNAUD, Ana P. D. A. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. n. p. jan. mar. br/equidade/blogpost/educacao-inclusiva/. Acesso em: 05 Setembro 2022. ROHR, Thaise C. S. Práticas Interdisciplinares no Ensino da Matemática. PEDRO, Vanize D. C. JESUS, Eliane M. D. Educação Inclusiva, 2019. O uso das tecnologias no ensino da matemática em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Cocal do Sul - SC. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Criciúma, Fevereiro 2013. SOPELSA, Ortenila; GAZZÓLA, Lucivani; DETONI, Marilena Z. Os desafios do ensino e da aprendizagem na matemática no contexto histórico-cultural e a constituição dos saberes docentes.

X ANPED Sul, Florianópolis, Outubro 2014.

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