MERCOSUL DO SUL

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Se tomado em conjunto, o Mercosul seria a quinta maior economia do mundo, com um PIB de US$ 3,32 trilhões. O Mercosul é o principal receptor de investimentos estrangeiros diretos (IED) na região. O bloco recebeu 47,6% de todo o fluxo de IED direcionado à América do Sul, América Central e ao México em 2012 (dados da UNCTAD). O bloco constitui espaço privilegiado para investimentos, por meio de compra, controle acionário e associação de empresas dos Estados Partes. A ampliação da agenda econômica da integração, na última década, contribuiu para incremento significativo dos investimentos diretos destinados pelos Estados Partes aos demais sócios do bloco. Desde sua origem, o Mercosul é baseado em um projeto político e estratégico de integração no qual o aspecto comercial se soma a outras vertentes – de igual ou maior importância.

A partir de sua gênese, o bloco está marcado pelo simbolismo de nações que se unem em torno de princípios e objetivos como a democracia e o desenvolvimento econômico – elementos que qualificaram o bloco com o passar do tempo. Hoje, estão consolidadas no Mercosul a cláusula democrática e o entendimento de que o desenvolvimento econômico deve vir acompanhado da melhoria das condições de vida das populações. YOUNG, 1980) O tratamento das assimetrias entre os países recebe atenção especial. O estabelecimento do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), em 2005, visou ao financiamento de programas para melhorar a infraestrutura na região, desenvolver a competitividade, coesão social e o fortalecimento institucional do processo de integração regional. Desde o início era a livre circulação de bens e serviços entre os países membros.

Fora isso, o Mercosul tem também uma Tarifa Externa Comum: estabelecem a mesma taxa de transações comerciais com outros países. Essa medida visa conceder mais igualdade e competitividade no comércio com o mercado internacional ao unir as economias regionais. JACKSON,2008) Dentro do bloco há também uma política comercial comum, coordenação de políticas macroeconômicas e de determinados setores, como energia, e a harmonização de legislações nas áreas pertinentes – de acordo com o próprio Mercosul. Numa busca em diminuir as desigualdades sociais entre os países, o Mercosul estabeleceu algumas políticas públicas regionais. O Protocolo de Ouro Preto, constituído em 1994, além de estabelecer o Mercosul como pessoa jurídica – o que possibilita celebrar acordos com outros países, blocos econômicos, instituições e organizações internacionais.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BAUMANN, R. Mercosul: origens, logros, desencontros e perspectivas. In: América Latina. Crescimento no comercio mundial e exclusão social. Anuário Estadistico de América Latina e Caribe. Disponível em: http://www. eclac. cl Acesso em abril. JACKSON, John H. et all. Educar para integração: a formação de uma identidade e de uma cidadania comuns como condição de possibilidade para a consolidação da ordem comunitária nos blocos regionais. Revista de Integração Latino-Americana. ano 1, n. Santa Maria, 2004. YOUNG, Oran R. A e#cácia das instituições internacionais: alguns casos difíceis e algumas variáveis críticas. In: ROSENAU, James N. CZEMPIEL, Ernst - Otto (orgs. Governança sem governo: ordem e transformação na política mundial.

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