Metodologia Triz

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Engenharia de produção

Documento 1

Entre os pontos em análise estão formas de embalagem, transporte de mercadorias, paletes e questões tecnológicas de entregas de encomendas. Com o presente trabalho se objetiva a utilização das metodologias da TRIZ para resolver os problemas formulados para uma organização logística. As soluções são baseadas em respostas inventivas criadas pelo processo apresentado durante a exposição da literatura acerca do tema. Durante o trabalho serão apresentadas as bibliografias perante o tema, explicando questões sobre a metodologia da TRIZ, sua evolução para a ARIZ, além de apresentar fatores importantes sobre uma empresa logística. Com a bibliografia realizada será aprofundadas as soluções para a logística utilizando os recursos da TRIZ, após concluindo o estudo com considerações finais.

Com isso, cada técnica usada está relacionada a subsistemas que estão ligadas com o ambiente. Já a contradição, Alshuller, em 1996, se referiu sendo determinados problemas que apresentam características conflituosas. Ela aparece no momento em que uma certa propriedade demandada é alterada e melhorada, e outra, também necessária é piorada quando um processo é alterado. De acordo com Savranski (2000), os três tipos de contradições são: • Técnica: quando existe conflito entre subsistemas, normalmente pode ocorrer uma intensificação ou criação de uma função, redução ou eliminação, ou a intensificação de determinada função; • Física: essa espécie de contradição acontece quando há intensificação ou redução de certa função de um sistema, causando redução ou intensificação de outra função; • Administrativa: acontece quando certa tarefa se faz necessária ou quando receber certo resultado, no entanto, o que é necessário fazer não se conhece.

ARIZ – Algoritmo de Resolução Inventiva de Problemas De acordo com Castro (2015) a ARIZ é uma ferramenta importante dentro dos métodos da TRIZ, tendo em vista que é a mais indicada para solucionar problemas não tão recorrentes. É preciso também construir gráficos para tais contradições, buscando expor a problemática de maneira mais simples para seu total entendimento. Nesta etapa também há a opção de usar uma Matriz de Contradições ou até mesmo uma Análise Substância-Campo para se fazer a avaliação dos conflitos. • Metodologia para a eliminação das contradições: essa etapa corresponde à criação do problema, indicando os fatores que estão em conflito. Se anteriormente se decidiu por utilizar uma Análise Substância-Campo estão envolvidos 76 tipos de soluções padrão que ajudam na eliminação das contradições formuladas.

Já se fizer uso da Matriz de Contradições, são 40 princípios inventivos que estão incorporados, apresentando possíveis soluções para o problema. • Gerenciamento e controle de estoque: qualquer empresa, independentemente de sua área de atuação, apresentam dificuldades em gerenciar seu estoque. Nessa etapa são definidas quantidades que serão encomendadas, os prazos que as encomendas precisam ser feitas e também a quantidade de estoque de segurança, controlada para garantir os serviços aos clientes. As principais operações dessa etapa são armazenagem, inventários e gerenciamento de recepção e expedição. • Serviço ao cliente e processamento dos pedidos: em comparação com as etapas já citadas, essa é a que apresenta menor custo, porém é com ela que o ciclo crítico da logística se inicia.

O serviço de processamento de uma encomenda engloba a preparação, envio e recebimento de seus produtos, avaliando também o grau de satisfação dos clientes durante o processo. O modelo escolhido na logística foi o fluxo da empresa, passando da recepção até a expedição da mercadoria, como pode ser vista na Figura 03. Como qualquer processo lento na entrega de produtos há perda de dinheiro, queda em produtividade. Com isso entende-se o problema como: quantidade grande de tempo no processo da recepção até a expedição do produto. Figura 03 – Modelo problema na logística Fonte: O autor (2020) No fluxo mostrado podemos notar uma sequência em que cada etapa depende da conclusão da anterior, fazendo com que o tempo do momento do recebimento até o momento do despacho seja exagerado, causando prejuízos financeiros e de agilidade.

Uso da TRIZ para a logística Utilizando o ciclo, mostrado anteriormente na Figura 01, podemos criar uma bifurcação no fluxo. A aplicabilidade da TRIZ em outros setores ou até mesmo dentro de outros processos logísticos é viável, tendo em vista ser caráter amplo, com diversos princípios recorrentes em distintas áreas e organizações atuais. REFERÊNCIAS ALTSHULLER, H. And Suddenly the Inventor Appeared. Worcester, MA: Technical Innovation Center, 1996. CARVALHO, M. Q. Supply Chain Management. A Materialização da Cadeia de Valor, 2013. MAZUR, G. Theory of Inventive Problem Solving.

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