METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A fim de planear a reflexão de como é admissível arquitetar e discorrer a ensinamento pedagógico que aliado ao lúdico traz uma experiência única para as crianças,contribuindo desta forma na construção de identidades mais humanas e racionais. Com a conclusão deste estudo foi possível perceber a importância do enfoque em uma educação de qualidade, através da utilização de diferentes meios de ensino e da consolidação da avaliação como um processo contínuo e evolutivo para o desenvolvimento intelectual do discente. Palavras-chave: Equipamentos multimídia. Prática pedagógicas. Metodologias. é possível compreender que os trabalhos feitos com turmas de primeira série apresentam inúmeros objetivos, no entanto alfabetizar é o essencial, se alfabetizar é especialmente considerável a vida dos seres humanos, e todos esforços devem ser feitos para que a alfabetização ocorra com êxito, para que os alunos aprendam não somente ler, escrever e calcular, mas que possam entender o quão será importante para que a socialização posterior ocorra com aptidão.

As pesquisas demonstraram que o índice de reprovação e evasão no ensino fundamental tornou-se muito acentuado nos meios escolares, esta situação é abordada de diversas perspectivas, entre elas, se indica que os alunos não são capazes, ou, tem dificuldades de assimilar os conhecimentos que seus professores lhes indicam, ou, os professores trabalham com alunos que idealizaram nas suas representações, esquecendo-se dos alunos reais que tem na sua frente. TEODORO, s. d. Pode-se mencionar conforme é citado por Teodoro (s. A escola é o lugar onde professores e alunos interagem e constroem conhecimentos, por isso ela deve ser um espaço de formação, em que à aprendizagem de conteúdos deve favorecer ao aluno no dia-a-dia conhecimento relativo às questões sociais, culturais, nessa perspectiva ela deve também oportunizar ao aluno o desenvolvimento de capacidades, habilidades, para facilitar a compreensão dos fenômenos sociais, culturais, econômicos, além de ter o compromisso de intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e a socialização destes (DAMIS, 2004) O aprendizado das séries iniciais compreende de forma direta as disciplinas de português e como também de matemática,ou seja, quanto ao ensino da língua portuguesa os maiores desafios estão ligados à alfabetização destas turmas para que posteriormente possa se dar a continuidade do desenvolvimento do ensino do conhecimento, Veiga (2014, p.

explica sobre a língua portuguesa, como se a mesma fosse um desafio que os docentes encontram no ensino fundamental I, pois há diversos obstáculos que transformam o que se aprendeu de maneira dificultosa. Então o que se percebe é que mediante de metodologias diferenciadas, ou metodologias ativas as práticas pedagógicas têm melhor difusão, e em consequência um melhor ensino aprendizagem. VIVÊNCIA DO ESTÁGIO O estudo foi realizado com a turma do 1º ano do ensino fundamental, alunos de 5 a 6 anos, este trabalho consistiu em demonstrar os principais conceitos, as principais ferramentas e estratégias das metodologias ativas e a aplicação das mesmas dentro do estudo que está se seguindo, assim pretende-se compreender o êxito existente dentro da aplicação de tais metodologias na prática pedagógica de ensino.

Seus principais objetivos são: distinguir as metodologias ativas e as práticas pedagógicas no âmbito das séries iniciais de ensino; elaborar atividades que comprovem o uso de metodologias alternativas como forma de facilitadora do ensino aprendizagem;fazer a verificação mediante a avaliação do ensino/aprendizagem que se deu com a utilização dos métodos utilizados. O que ficou arranjado é que eu planejasse a semana completa, dividindo-a em aulas de ensinamento da aplicação do singular e do plural para as aulas de língua portuguesa, suas especificidades e suas aplicações gramaticais, orais e escritas. Na segunda semana deveria ser planejado acerca do sistema monetário brasileiro e suas aplicações orais, escritas e usuais. IMPRESSÕES DO ESTÁGIO A prática do estágio trouxe significativas contribuições para o saber, foi uma possibilidade de enriquecimento tanto pessoal, como também profissional.

Já em relação ao que se refere a dinâmica evidenciou visivelmente o quanto foi importante a metodologia aplicada na educação, onde contribui no crescimento da criança em sua plenitude. É necessário que os objetivos estruturais do ensino sejam extremamente claros. Docência: uma intencionalidade social? Conhecimento local e conhecimento universal: práticas sociais: aulas, saberes e políticas, Curitiba, v. p. FELÍCIO, Helena Maria dos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. A sociologia da educação do final dos anos 60/início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. SANTOS, C. maio/ago. TEODORO, A.

Globalização e Educação: Políticas educacionais e novos modos de governação. Coleção Prospectiva. vol. Campinas, SP: Papirus, 1998.

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