Metodologias Ativas em Escolas públicas carentes

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Como objetivo geral se encontra em analisar propostas e metodologias capazes de estimular o discente ao estudo, assim como incentivar o docente a realizar aulas mais diversificadas e motivadoras. Sendo uma pesquisa de caráter bibliográfica, quantitativa, onde através de pesquisas em livros, artigos e periódicos conclui-se que o ambiente escolar precisa de reformas estimuladoras, tanto para dos profissionais da área, quanto para os estudantes. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Escolas precárias. Melhor Aprendizado. Assim como comenta Moran: O modelo de passar conteúdo e cobrar sua devolução é insuficiente. Com tanta informação disponível, o importante para o educador é encontrar a ponte motivadora para que o aluno desperte e saia do estado passivo, de espectador. Aprender hoje é buscar, comparar, pesquisar, produzir, comunicar. Só a aprendizagem viva e motivadora ajuda a progredir (2013, p.

Com isso, através de metodologias vivas e motivadoras, como a modelagem, pesquisa, jogos e construção, são recursos que desafiam os alunos, levando ao melhor entendimento e interesse pelo conteúdo estudado. Somos diferentes, e ao mesmo tempo, semelhantes. Compreensão humana: por que devemos ser independentes? Por que ser melhor que o outro? Somos parte de um todo, convivemos com pessoas, logo deve-se compreender o próximo, aceitar que cada pessoa tem seus pensamentos e contribuições, evitando o egocentrismo. Incerteza: preparar-se para lidar com escolhas erradas. Sair dos “dogmas futuros” para a ideia de ter um “futuro incerto”. Quando alguém pensa no futuro, só vem acontecimentos bons para a vida, planeja-se e elabora um futuro utópico “felizes para sempre”, porém, existem variáveis que ignoramos, mudanças imprevistas, catástrofes naturais, crises econômicas e vários fatores a qual não preparamos o aluno para lidar, simplesmente resume-se ao aluno “estude que irá conseguir um bom trabalho”, o que muitas vezes não acontece.

Assim, caba por levar ao discente a uma participação ativa, além de propor uma aula focada nas descobertas, na discussão, no diálogo e na procura, levando o estudo do conteúdo como um plano de fundo, como complementa D’Ambrósio, “o ideal é aprender com prazer ou o prazer de aprender e isso se relaciona com a postura filosófica do professor, sua maneira de ver o conhecimento”. p. Trabalhar com aspectos históricos e curiosidades vivenciadas por estudiosos, além de ajudar a entender o conteúdo aprendido ainda ajuda a humanizar as descobertas, auxilia no “resgate da identidade cultural” levando aos alunos um pedaço de sua própria cultura, da civilização passada e dos problemas a qual os descobridores queriam solucionar com seus estudos.

Com a modelagem, se tem a possibilidade de romper com um paradigma onde o ensino se baseia em livros e exercícios. Ela demanda uma conduta ativa do educador e do educando na conceituação de um problema em que irá estudar e desvendar, não somente na solução de problemas estabelecidos pelos livros didáticos. Há uma necessidade de aplicação dos saberes ensinados e de mais humanidade em relação ao ambiente escolar, sem tantas competições e formas maçantes de memorizar os conteúdos estudados. Um ambiente de prazer e atratividade traz aos discentes, formas prazerosas de aprendizado com mais eficácia. Os professores são responsáveis por fazer a paixão pelos estudos aflorarem despertar o interesse pelos estudos, abrindo as portas do mundo através do mesmo para os discentes poderem brincar e utiliza-los de forma correta em seus desafios cotidianos.

Acredita-se que a utilização de novas metodológicas ativas contribui de forma significativa para a aprendizagem do aluno, tanto quanto do próprio professor. Fornece a possibilidade de ampliar o conhecimento para outras áreas de interesse contemporâneo, assim como tendência a interdisciplinaridade, a pesquisa de conhecimentos gerais e principalmente estimula o hábito de interpretar e refletir sobre situações problemas. br/~proposicoes/textos/ 10-artigos-d%5C'ambrosiobs. pdf>>. Acesso em: 22 jun. MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias.

78 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download