METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Geografia

Documento 1

As atividades realizadas com as metodologias ativas: sala de aula invertida, tecnologias, seminários temáticos, cartografia, etc. servem de aporte para uma juventude altamente conectada, exigente, e que não mais se sentem atraídos por aulas sem criatividade e inovação. A pesquisa desenvolvida revelou que é possível, e muito eficiente, se aplicar as metodologias ativas, e essas são capazes de engajar os alunos nas atividades propostas, desde que se aja um planejamento prévio e preparação dos professores para atuar com tais metodologias. Palavras-chave: Geografia. Metodologias Ativas. Avaliando a importância da utilização das TIC junto a SAI no ensino de Geografia e no cotidiano dos alunos. DESAFIOS PEDAGÓGICOS DIANTE DAS NOVAS GERAÇÕES Buscou-se a compreensão sobre quem são os sujeitos que frequentam a escola nos dias de hoje, ou seja, as gerações X, Y e Z e os aspectos sobre a forma como esses sujeitos se relacionam com o mundo; identificando os problemas que surgem na relação pedagógica quando há o encontro de gerações diferentes no ambiente escolar, refletindo sobre os processos de formação inicial e continuada dos professores.

A velocidade e a quantidade de informações disponíveis, imbricadas no avanço científico e tecnológico, evidenciam a necessidade de sujeitos autônomos, que sejam capazes de lidar com a transitoriedade a partir de uma perspectiva fundamentada em novos conceitos éticos, políticos e estéticos. OLIVEIRA: PESCE, 2012) Peña e Allegretti (2012) trazem a compreensão de que a escola está passando por uma transformação gradual de introdução da tecnologia digital em sala de aula, assim como, novas formas de trabalhar isto de maneira hibrida, ou seja, parte das disciplinas ou currículo virtual e outra em sala de aula. Nos estudos de Lipovetsky (2011) a respeito da hipermodernidade é afirmado que os valores da sociedade mudaram atualmente, tinha-se a crença de um futuro onde a ciência e a dominação tecnológica da natureza levariam a um progresso ilimitado, o que não se confirmou.

Concebida por dois autores americanos Jonathan Bergmann e Aaron Sams (2012) essa proposta consiste em o aluno ter acesso ao conteúdo através da web, em um primeiro momento, e ir para a escola para tirar suas duvidas e fazer exercícios ou desenvolver projetos de aprendizagem, num segundo momento. Trata-se de reorganizar o tempo gasto dentro e fora da escola; na qual o protagonismo é transferindo dos professores para os alunos no processo de aprendizado. No modelo de SAI, o valioso tempo de aula é dedicado a uma aprendizagem mais ativa, com projetos baseados no aprendizado e nos quais os alunos trabalham em conjunto para resolver os desafios locais e globais; obtendo uma compreensão mais profunda do assunto. Ao invés de o professor utilizar o tempo de aula para oferecer informações, esse trabalho é feito por cada aluno depois da aula, o qual pode assumir a forma de assistir a aulas em vídeo, ouvir podcasts, folhear conteúdo em e-books e colaborar com os colegas em comunidades online.

Os alunos podem acessar a esta grande variedade de recursos em qualquer momento que precisarem. p. Também, no ano de 2007 Salman Khan, fundou a Khan Academy uma organização sem fins lucrativos que busca distribuir vídeos com conteúdo de diversas disciplinas de forma gratuita. Inicialmente esses vídeos eram somente de física. Atualmente, possuem uma plataforma onde se encontra material de diversas disciplinas em vídeos, esses conteúdos também estão disponíveis no Youtube. Observa-se que essa iniciativa tem inspirado outros professores a criarem seus próprios materiais e disponibilizar na internet. Relevância para o Ensino, Aprendizagem ou Investigação Criativa. JOHNSON. L; BECKER, S; CUMMINS. M; ESTRADA. p. Vale lembrar que a ideia de sequencia didática baseia-se numa enorme quantidade de conceitos, então parte-se da premissa de um currículo a ser seguido, assim elaborar-se-á um roteiro de atividades a serem desempenhadas, sendo que a sequência didática serve como um mapa, um planejamento que contribui para o uso das metodologias ativas e momentos de encontros mais tradicionais das aulas.

Observa-se atualmente uma realidade marcada por grande avanço tecnológico, o conhecimento está nas mãos, ao alcance de um dedo. As inovações marcam os mais variados ambientes, nas lojas, em supermercados, escritórios, entre outros. No entanto, parece que essa inovação ainda não atingiu as salas de aula. Pode haver muita novidade e tecnologia no equipamento da escola, mas a forma das aulas ainda permanece no passado, meramente expositivas. De acordo com Mendonça (2001), “a geografia tem um caráter particularmente heterogêneo; se por um lado ela se alinha entre as ciências da natureza, por outro, situa-se entre as ciências do homem”. Existem propostas interessantes nessa mescla de sequências didáticas e metodologias ativas, que visam o aprimoramento qualitativo dos alunos, na tabela 1 sugerir-se-á algumas propostas de metodologias ativas para o ensino de geografia no Fund.

II. Tabela 01: Metodologias Ativas Metodologia Objetivos Sala de Aula Invertida Tornar os alunos protagonistas de seu conhecimento, tendo o professor como auxiliar para essa aquisição. Cartografia Que os alunos elaborem mapas de locais onde passam costumeiramente, destacando paisagens, assim apropriando-se de conhecimentos espaciais. As aulas de todas as disciplinas e faixa etáriação. As aulas de geografia tiveram novas ferramentas, além dos mapas e globos, que por muito tempo conduziram o aprendizado, sistematizando as condições de ensino e proporcionando uma unificação para todos os envolvidos. Quando usada apropriadamente, a tecnologia tem o potencial de ajudar os alunos de todas as idades a se envolverem totalmente na aprendizagem, proporcionando maior acesso ao currículo e melhorando os resultados de aprendizagem. Países subdesenvolvidos enfrentam problemas relacionados aos dispositivos, salas de informática e computadores obsoletos; os alunos de baixa renda que podem não ter acesso a dispositivos ou à internet em casa, ceifando de muitas delas as configurações primordiais da primeira infância onde as oportunidades para aprender a usar essas ferramentas de maneira mais ativa são rapidamente assimiladas.

O acesso à tecnologia para todos é necessário, mas ainda é uma realidade longe de ser alcançada em nosso país. pdf. Acesso em 22 jun. de 2019. BERGMANN, J; SAMS A. What IS the Flipped Class?” Entrevista 20 de janeiro, 2013. JOHNSON, L. BECKER, S. ESTRADA V. FREEMAN, A. NMC Horizon Report: 2014 Higher Education Edition. NMC Technology Outlook for Brazilian Universities: A Horizon Project Regional Report. Panorama Tecnológico NMC 2014. Universidades Brasileiras). Austin, Texas: New Media Consortium, Saraiva, 2014. Disponível em:<http://www. São Paulo: Contexto, 2001. MOSÉ, Viviane (org). A escola e os desafios contemporâneos. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 2013. OLIVEIRA: PESCE, 2012. nº 02, abril/2012. E-book. Disponivel em:< https://revistacontemporaneidade educacaoetecnologia 02. files. wordpress. p. jul/dez. Online. Disponível em: <http://www. grupouninter. A Prática educativa: Como ensinar. Disponível em: https://www2. ifmg. edu. br/ribeiraodasneves/noticias/vem-ai-o-iii-ifmg-debate/zabala-a-pratica-educativa.

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