Métodos Quantitativos & Qualitativos para Tomadas de Decisão

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Introdução Os processos de tomada de decisão no meio empresarial precisam evoluir de acordo com o tempo e o espaço (contexto). Os avanços tecnológicos e de vinculação de informações fazem com que o relacionamento entre empresa e consumidor ultrapasse o momento da compra, é preciso fornecer assistência, atender de forma cordial, possuir uma rede de comunicação com o cliente para manter uma boa reputação, visando o marketing e o retorno do comprador. Os processos de inovação devem ser considerados e aprimorados diante deste contexto, analisar as necessidades, aguçar desejos, sustentar uma boa imagem social, transmitir a ideia de ser uma empresa parceira que atende todas as necessidades de seu consumidor; estes são pré-requisitos indispensáveis no momento da decisão referente às estratégias e caminhos que a instituição irá seguir.

O presente trabalho parte dos artigos “A busca da inovação e a cadeia de valores”, “Valor e vantagem competitivas: buscando definições, relações e repercussões” e “O modelo de Cadeia de Valor da Inovação aplicado a uma empresa startup: estudo de caso de empresa brasileira de telemedicina”, para realizar uma revisão da literatura destes textos, visando indicar os critérios e as questões pertinentes no processo decisório no tocante às metodologias e estratégias do mundo empresarial. Revisão da literatura O texto “A busca da inovação e a cadeia de valores” de autoria de Nisiyama e Oyadomari traz a importância da busca da inovação para a criação de valores na mercadoria em questão. Observa-se que ambos os artigos se convergem, no sentido de que é preciso inovações que tornem as mercadorias e os processos de assistência e atendimento ao cliente mais atraente, a fim de vencer a concorrência através do oferecimento de novidades, seja de serviços, seja de produtos.

Já no terceiro artigo “O modelo de Cadeia de Valor da Inovação aplicado a uma empresa startup: estudo de caso de empresa brasileira de telemedicina” de autoria de Ades, Rocha, Plonsky e Salerno, há um estudo de caso de uma empresa startup, porém realiza uma discussão de teorias antes de adentrar em seu objeto de estudo. Este texto traz a importância das fases pelas quais uma ideia inovadora deve se submeter para minimizar os riscos. Os autores citam a classificação de Moore quanto as fases de uma nova proposta, as etapas seriam: a) Infância (quando a ideia surge e é transmitida internamente); b) Adolescência (quando se busca financiamento e parceiros para a concretização); c) Maturidade (fase de difusão do objeto idealizado). Segundo o artigo, a etapa em que o projeto encontra mais riscos de não ser concretizado é na adolescência, pois a empresa analisa a viabilidade financeira, técnica, de marketing e de alcance no mercado para poder investir.

Porém, no processo de decisão de investimento em determinada ideia, é preciso analisar os dados existentes, visualizar o momento e a viabilidade da inovação, extrair todas as informações possíveis para, desta maneira, minimizar ao máximo os riscos de fracasso e prejuízos. A intersecção entre os três textos reside neste fato de que inovar é preciso, mas com cautela e detendo o conhecimento necessário para investir com mais segurança. Conclusão O momento mercadológico apresenta uma competição cada vez mais acirrada pela preferência do consumidor, e esta concorrência faz com que as empresas precisem inovar tanto nos produtos quanto nos serviços. Este fator transformou até mesmo a relação entre produtor e comprador, pois já não se resume ao momento da compra, vai além, a empresa acompanha o produto através de serviços como atendimento ao cliente, assistências e oferecendo garantias até que o último consumidor utilize seu produto.

O presente trabalho expõe, fundamentado em artigos acadêmicos, a visão de que esta inovação precisa ocorrer com cautela, reduzindo ao máximo os riscos. art. pp. Rio de Janeiro/RJ, Mar. Abr. Nisiyama, Edelcio Koitiro; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu: A Busca da Inovação e a Cadeia de Valores.

51 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download