Mix de marketing

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Marketing

Documento 1

MARKETING 5 3. MIX DE MARKETING 6 3. Produto 7 3. Preço 7 3. Praça 8 3. Logo, o objetivo deste trabalho é apresentar os principais conceitos acerca do mix de marketing, detalhando as características e aspectos do processo que envolve os 4 Ps. MARKETING Antes de aprofundarmos no objeto central deste estudo que é o mix de marketing, é importante destacar alguns aspectos do marketing de um modo geral e entender a sua origem. Segundo Ludovico e Santini (2014) a origem do marketing vem do latim “mercari”, que significa comércio e era utilizada na Roma antiga para designar a ação de comercializar produtos. Em 1902, surgiu o primeiro registro da palavra marketing no Estados unidos, porém somente em 1940, no mesmo país, o termo marketing começou a ser difundido no intuito de fomentar as vendas e acompanhar o desenvolvimento industrialização.

Dentre os inúmeros conceitos, Cobra (2014, p. “ O mix de marketing são as estratégias dos 4 Ps usadas pelas empresas para resolver problemas pontuais dos consumidores. ” (ROCHA et al. p. Os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) foram divulgados por Jerome McCarthy, baseado na teoria de Neal Borden, professor de Havard, que além de conhecido como mix de marketing, também é famoso pelo nome composto mercadológico ou composto de marketing. LUDOVICO; SANTINI, 2014). Reconhecidas tais práticas, existem alguns especialistas que optam por oferecer ao mercado alternativas mais simples e comuns, indo na contramão de algumas inovações, justamente na tentativa de atingir o público que quer evitar buscas extensas. CHURCHILL JR. PETER, 2012; PETER; DONNELLY JR, 2013). Por outro lado, Peter e Donnelly Jr (2013) destacam que uma das principais tarefas dos profissionais da área do marketing é a diferenciação dos seus produtos, além da criação de percepções no consumidor que tal compra será valiosa quando comparada ao que a concorrência oferece para aquele tipo de necessidade.

Churchill Jr. Por exemplo, uma bolsa de grife pode ter um preço mais elevado pelo segmento em que ela está inserida. Por isso, é errado generalizar que preços baixos e descontos sempre serão a garantia de sucesso. Churchill Jr. e Peter (2012) complementam a importância da definição de preços ao dizerem que tais estratégias influenciam no momento em que o consumidor está próximo de sua decisão e avaliando as alternativas. Normalmente, quando o preço entra na avaliação dos atributos da compra, aqueles que tomam decisões limitadas ou rotineiras, tendem a dar um peso maior para o critério preço, podendo optar por um produto por conta de um desconto ofertado, cupom promocional ou liquidação. Ademais, a tomada de decisão dos canais de distribuição tem influência na percepção do consumidor.

Essa escolha deve ser bem avaliada levando em conta se o canal de distribuição tem o perfil para o tipo de produto ofertado e também se ele tem conexão com os consumidores que se esperam atender. Como o ponto de venda é disponibilização do produto onde os consumidores possam ser convencidos de efetuar a compra, inúmeras são as possibilidades de dispor os produtos: refrigerantes podem ser colocados em prateleiras de supermercados, em máquinas automatizadas, em bancas de jornais e próximos aos caixas para compras de impulso. Já a praça de um serviço de entrega pode tanto ser no ambiente virtual como em um ponto físico, como é o caso do serviço de entregas na Extra Delivery - virtual - e diretamente nas Lojas Extra - físico.

MARCOUSÉ; SURRIDGE; GILLESPIE, 2013). Conforme posto por Marcousé, Surridge e Gillespie (2013), existem várias formas de promover uma marca: as tradicionais promoções de venda, os anúncios em embalagens, a gerência de marca (branding) que é um processo de criação de identidade distinta e perene, a propaganda persuasiva que é voltada para criar uma imagem do produto diferente do que o mercado comumente apresenta e as relações públicas que são uma outra forma de divulgar o produto aos consumidores por meio de crítica especializada com jornalistas e colunistas, além da divulgação por meio de atividades de patrocínio artístico, esportivo, entre outros. Peter e Donnelly Jr (2013) recomendam que os profissionais de marketing produzam informações que transmitam informações consistentes com relação aos seus produtos e disponibilizem nas mídias que o mercado-alvo utiliza.

Isto porque as comunicações de marketing têm o importante papel de anunciar onde os produtos/serviços da empresa podem ser adquiridos, além do papel de criação de uma percepção favorável em relação ao que é ofertado pela empresa. EVOLUÇÃO DOS 4 Ps Conforme detalhado nos capítulos anteriores, o mix de marketing engloba variáveis relativas ao produto, preço, praça (ou ponto de venda) e promoção. Todavia, alguns autores, como é o caso de Kotler e Keller (2012), afirmam que, diante da grande abrangência do marketing, apenas os 4 Ps não representariam todo o cenário que envolve as atividades do marketing, propondo um conjunto de variáveis para representar o marketing moderno. Autor: Ludovico e Santini (2014, p. Na visão de Lauterborn, os 4Ps poderiam ser substituídos pelos 4Cs que no inglês são denominados consumers wants and needs, cost to satisfy, convenience to buy e communication e foram traduzidos como necessidades e desejos do cliente, custo da satisfação, conveniência para comprar e comunicação.

De forma breve, os 4 Cs se assemelham com as características apresentadas pelos 4 Ps, porém o grande diferencial está no foco do cliente. Todas as percepções são construídas dando ênfase na visão do que o cliente deseja, no valor que ele vê no produto, aonde ele quer consumir o produto e na interação necessária para conquistáa-lo. LAUTERBORN, 1990 apud LUDOVICO; SANTINI, 2014). Marketing: criando valor para os clientes. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. MARCOUSÉ, Ian; SURRIDGE, Malcolm; GILLESPIE, Andrew. Marketing. Ed. São Paulo: Saraiva, 2013. PETER, J.

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