MODELAMENTO DO PROCESSO RH NA GREGARIOUS GAMES GG - VINCULAÇÃO, CAPACITAÇÃO E TERCEIRIZAÇÃO -

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

BANCA EXAMINADORA Prof. Sérgio Rodrigues Affonso Franco RESUMO Através dos sistemas de informação as mais diversas organizações podem otimizar várias de suas tarefas e funções, otimizando seu tempo e também a interação com os clientes. Temos então a empresa Gregarius Games (GG) que deseja ampliar sua equipe e para isso necessitá de um software para apoio gerencial para a área de Recursos Humanos (RH). Dessa forma temos como objetivo geral desse trabalho a construção desse sistemas através de recursos tal como UML boas práticas de desenvolvimento. Palavras-Chaves: Sistemas de informação, software gerencial, recursos humanos, sistemas de informação. Figura 10: Tela de listagem de tarefas. Figura 11: Diagramas de estado. Figura 12: Diagramas de atividades. Figura 13: Diagramas de componentes. Figura 14: Diagrama de Classes.

Tabela 4: Cronograma de trabalho. Tabela 5: Previsão orçamentária. Tabela 6: Salário mensal do time. Tabela 7: Gastos com móveis. Tabela 8: Gastos com equipamentos. CONTEXTUALIZAÇÃO. A SITUAÇÃO PROBLEMA. BREVE DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO. CONTEXTUALIZAÇÃO DO NEGÓCIO. PREMISSAS E RESTRIÇÕES DO PROJETO. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA. O SISTEMA ATUAL. FUNCIONAMENTO SISTEMA ATUAL. PROBLEMAS DO SISTEMA ATUAL. A SOLUÇÃO. DIAGRAMA DE ESTADOS. DIAGRAMA DE ATIVIDADES. DIAGRAMA DE COMPONENTES. MODELO CONCEITUAL DE CLASSES. MODELO FÍSICO DE DADOS. REFERÊNCIAS. APÊNDICE 1. O PROBLEMA O processo de modelagem de negócio é usado para a abstração e entendimento de um processo complexo, onde a partir dele é possível para os responsáveis (provedores, concorrentes, clientes, entre outros) obterem entendimento das funções do negócio de forma a criar/ fornecer melhorias e inovações dos processos.

Atualmente no mundo corporativo para qualquer melhoria é necessária a revisão constante dos produtos e serviços, sendo obrigatória a fim de garantir a sobrevivência do negócio num entorno altamente competitivo. Em um software para apoio da gestão administrativa são obtidos dados como parte integral do sistema e base para a definição dos requerimentos do sistema de informação. CONTEXTUALIZAÇÃO DO NEGÓCIO Nesse capítulo abordaremos alguns conceitos gerais do sistema atual e do sistema proposto. PREMISSAS E RESTRIÇÕES DO PROJETO Apresentamos na Tabela 1 as premissas referentes ao projeto, e na Tabela 2 as respectivas restrições. Premissas Todo profissional vinculado na empresa é auto motivado e suas tarefas são realizadas em coerência com os objetivos do empregador. Os processos realizados pela divisão de recursos humanos são limitados à contratação e pagamento dos empregados O processo de contratação e capacitação é crucial, pois no final do dia a organização é baseada nas pessoas e não em estratégias, de acordo com Williams (2017) Segundo Williams (2017) o processo ideal involucra muitas pessoas O processo de recrutamento é baseado em um plano especifico da organização para achar novos candidatos Conforme Williams (2017) a gestão de recursos humanos é um processo simples Segundo Williams (2017) a sequência de passos geralmente empregada é: - Identificação das necessidades de organização a partir das perguntas: → Como seu perfil se encaixa no departamento? → Quais vazios ou habilidades pendentes seriam preenchidas? → Quais habilidades são essenciais para a posição e quais são desejáveis? Tabela 1: Premissas do projeto (Adaptado Williams, 2017).

Restrições A quantidade de candidatos com as habilidades precisas é reduzido O nicho de mercado da GG é incerto Devido a sua recente constituição e pouca experiência nos processos relacionados com a gestão de recursos humanos é preciso considerar a terceirização ou constituição do departamento interno. ORGANOGRAMA Atualmente o departamento de desenvolvimento é liderado pelos dois membros da diretoria, sendo composto por quatro pessoas cujas tarefas são: desenvolvimento da trama do jogo, codificação, desenho das artes audiovisuais e testes. Na Figura 2 podemos visualizar o organograma da empresa Figura 2: Organograma da empresa (do Autor). PROPOSTA DE TRABALHO Considerando a não existência do departamento de gestão de recursos humanos será feita a intervenção direta com a diretoria para designação das tarefas e cargos necessários, alinhados com os objetivos da empresa e assistidos pelos departamentos de engenharia, jurídico e comunicações.

A proposta considera um horizonte de seis (6) meses para obtenção do novo organograma apresentado na Figura 3, bem como a conformação dos novos times respectivos. Figura 3: Organograma desejado (do Autor). CUSTO MENSAL (R$) 8. Salários Leasing Mobiliário Leasing Equipamentos Materiais de escritório Imprevistos UNIDADE DURAÇÃO mês projeto projeto 6 2. TOTAL (R$) 48. Total Tabela 5: Previsão orçamentária (do Autor). DURAÇÃ TOTAL O (R$) (MESES) 2 2500 6 30. A SOLUÇÃO Nesse capítulo apresentarems a solução proposta, bem como sua documentação relativa. O SISTEMA PROPOSTO Apresentamos abaixo itens relacionados ao sistema proposto, sua justificativa, requisitos, entre outros. JUSTIFICATIVAS PARA O NOVO SISTEMA O objetivo do novo sistema é ajudar a GG a obter o máximo retorno do investimento em três quesitos: 1. Contratação de novos colaboradores; 2.

Criação de uma forte cultura organizacional baseada nos colaboradores; 3. SOLUÇÕES ALTERNATIVAS Na Tabela 9 apresentamos algumas soluções alternativas acompanhadas de suas vantagens e desvantagens. SOLUÇÃO VANTAGENS DESVANTAGENS Manter a folha  Não é preciso fazer de pagamento novas contratações.  Pode enfraquecer a saúde sem dos membros da diretoria,  A rapidez na tomada modificações e devido a sobrecarga de de decisões é maior fazer divisão do trabalho. desenvolvimento  Estabelece uma dependência entre os direta dos processos com membros da uma pessoa. diretoria.  Um conjunto de regras e procedimentos internos relacionados com a gestão e geração de novos conhecimentos e inovações.  Um sistema de acompanhamento, controle e monitoramento das tarefas terceirizadas. Os procedimentos/normas e sistemas desenvolvidos serão testados de maneira iterativa num modelo incremental a partir de protótipos funcionais, aproximadamente cada fim de semana durante um horizonte temporal de seis (6) meses.

Sendo o público alvo os clientes internos e diretoria da GG. LISTA DE REQUISITOS DO SISTEMA Separamos os requisitos em dois grupos, o de funcionais e o de não funcionais. RF 005 - Reportar para o ministério de trabalho da nova contratação. RF 006 - Designar espaço de trabalho. RF 007 - Designar tarefas. RF 008 - Pesquisar por agentes responsáveis da capacitação devidamente reconhecidos. Capacitação RF 009 - Contratar com o agente de da capacitação. RNF 007 - As tarefas são devidamente definidas RNF 008 - Existem critérios definidos para a valoração do cumprimento das tarefas. RNF 009 - A tarefas são acordes com os objetivos da GG. RNF 0010 - As políticas de sigilo são cumpridas cabalmente por o agente 24 responsável terceirização.

da Tabela 10: Requisitos funcionais e não funcionais separados por processo (do Autor). DIAGRAMA DE CASO DE USO Temos que nesse caso de uso os diretores ficam inicialmente responsáveis por fazer o recrutamento dos colaboradores e terceirizados, sendo responsabilidade de um recrutador a primeira capacitação dos colaboradores, para que depois possam receber tarefas.  editar  excluir  cadastrar supervisor Somente pode-se cadastrar um supervisor válido 2. Somente pode-se editar, excluir ou cadastrar supervisor para válidos e ativos na organização Fluxo Exceção usuários 26 Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar que colaborador não existe 2. Informar que dados de cadastro estão incorretos (cpf, data de admissão, entre outros). Tabela 11: Descrição do caso de uso “Manter Colaborador” (do Autor). Nome do Caso de Uso Manter tarefas Caso de Uso Geral Ator Principal Diretor ou Recrutador Atores Secundários Resumo Descreve a etapa de manter as tarefas Pré-condições Diretor ou recrutador autenticado no sistema Pós-condições Tarefa mantida Fluxo Principal Ações do Ator Ações do Sistema 1.

Consultar tarefa 2. Verifica se tarefa atribuída a determinado profissional existe 3. Caso não exista, cadastrar e vincular tarefa 3. Caso exista, escolher a ação que deseja: Restrições/ Validações  editar  cancelar  concluir  atribuir 1. Caso não exista, cadastrar terceirizado 3. Caso exista, escolher a ação que deseja: Restrições/ Validações 1.  editar  excluir  renovar contrato Somente pode-se renovar um terceirizado com contrato em andamento 2. Somente pode-se editar ou excluir terceirizado válidos e com contrato ativo na organização Fluxo Exceção 32 Ações do Ator Ações do Sistema 1. Informar que terceirizado não existe 2. Informar que campo senha deve ser preenchido. Tabela 15: Descrição do caso de uso “Logar” (do Autor). MODELO CONCEITUAL DE DADOS Para o diagrama de dados apresentado na Figura 5 consideramos 2 tipos de colaboradores, os CLT e os terceirizados.

Dessa forma os 2 tem ligação com as atividades, porém somente o CLT passa por treinamento. Todas as tabelas possuem o campo de status para demonstrar no caso dos colaboradores se estão ativos ou não, e no caso da capacitação e atividades se já foram realizados ou não. Figura 7: Tela de login (do Autor). Figura 8: Tela de listagem de usuários (do Autor). Figura 9: Tela de cadastro de usuários (do Autor). Figura 10: Tela de listagem de tarefas (do Autor). DIAGRAMA DE ESTADOS O diagrama de estados demonstra o ciclo de vida dos objetos. PROJETO DE TABELAS E ARQUIVOS O projeto para criação do banco de dados e suas tabelas encontra-se na Figura 15, onde pode-se visualizar a ligação entre as tabelas e o tipo de dados de cada dado.

O modelo foi desenvolvimento utilizando o software online DbDesigner. Figura 15: Projeto de banco de dados (do Autor). SCRIPT PARA CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS E SUAS TABELAS Apresentamos nas Figuras 16, 17, 18, 19 e 20, respectivamente as tabelas de banco de dados para as tabelas de atividades, capacitar, colaborar, login e terceirizados. O script de criação das tabelas encontra-se no Apêndice 1. JUSTIFICATIVA PARA ESCOLHA DO SGBD Os fatores de escolha do MySQL como sistema gerenciador de banco de dados são similares a escolha da linguagem de programação Php, onde as escolhas foram feitas principalmente pela gratuidade e ampla divulgação na comunidade, fóruns e entre profissionais da área. CONCLUSÕES Apresentamos nesse capítulo algumas considerações a respeito do sistema proposto, bem como algumas vantagens e desvantagens do mesmo, e expectativas de trabalhos futuros.

REFLEXÕES E COMPARAÇÕES ENTRE OBJETIVOS INICIAIS X ALCANÇADOS A empresa Gregarius Games precisou aumentar seu pessoal devido a um aumento dos negócios, e para isso precisava de um sistema de apoio a gestão administrativa para o RH, dessa forma foi contratado uma empresa para fazer o trabalho. Dessa forma, foi apresentado a documentação para construção desse software, tendo como objetivo principal o controle dos colaboradores e sua capacitação, e controle dos profissionais terceirizados, bem como de um módulo de controle de tarefas para todos os colaboradores da empresa. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA O sistema em questão tem como principal vantagem sua praticidade e facilidade de funcionamento, pois foi desenvolvido de forma a atender uma necessidade específica da empresa. APÊNDICE 1 CREATE TABLE `colaborador` ( `cl_cod` INT(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `nome` varchar(100) NOT NULL, `data_entrada` DATE NOT NULL, `cpf` varchar(20) NOT NULL, `rg` varchar(20) NOT NULL, `escolaridade` varchar(100) NOT NULL, `cargo` varchar(50) NOT NULL, `salario` FLOAT NOT NULL, `supervisor` varchar(100) NOT NULL, `banco` INT(11) NOT NULL, `conta` INT(11) NOT NULL, `tipo_conta` INT(11) NOT NULL, `agencia` INT(11) NOT NULL, `atividades` TEXT NOT NULL, `status` INT(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (`cl_cod`) ); CREATE TABLE `capacitar` ( `cp_cod` INT(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `cl_cod` INT(11) NOT NULL, `status` INT(11) NOT NULL, 47 `data` DATE NOT NULL, `atividades` TEXT NOT NULL, PRIMARY KEY (`cp_cod`) ); CREATE TABLE `terceirizado` ( `tr_cod` INT(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `tipo_contrato` INT(11) NOT NULL, `validade` DATE NOT NULL, `data_inicial` DATE NOT NULL, `quantidade_terceirizados` INT(11) NOT NULL, `funcoes` TEXT NOT NULL, `valor` FLOAT NOT NULL, `status` INT(11) NOT NULL, `pagamento` INT(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (`tr_cod`) ); CREATE TABLE `atividades` ( `at_cod` INT(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `status` INT(11) NOT NULL, `data` DATE NOT NULL, `cl_cod` INT(11) NOT NULL, `tr_cod` INT(11) NOT NULL, 48 `descricao` TEXT NOT NULL, PRIMARY KEY (`at_cod`) ); CREATE TABLE `login` ( `lg_cod` INT(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, `tipo` INT(11) NOT NULL, `login` varchar(50) NOT NULL, `senha` varchar(50) NOT NULL, `status` INT(11) NOT NULL, PRIMARY KEY (`lg_cod`) ); ALTER TABLE `capacitar` ADD CONSTRAINT `capacitar_fk0` FOREIGN KEY (`cl_cod`) REFERENCES `colaborador`(`cl_cod`); ALTER TABLE `atividades` ADD CONSTRAINT `atividades_fk0` FOREIGN KEY (`cl_cod`) REFERENCES `colaborador`(`cl_cod`); ALTER TABLE `atividades` ADD CONSTRAINT `atividades_fk1` FOREIGN KEY (`tr_cod`) REFERENCES `terceirizado`(`tr_cod`);.

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