Motivação no ambiente de trabalho

Tipo de documento:Síntese

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Em ambientes onde os colaboradores se sentem confortáveis consigo mesmo e mantém um relacionamento de cooperação com o grupo e com os superiores, tendem a ser mais saudáveis que ambientes onde existe grande hostilidade e cobranças. A qualidade de vida no trabalho possui ligação direta com a produtividade e com a saúde mental dos colaboradores, sendo necessário que o ambiente promova saúde física, mental, relacionamento interpessoal saudável e respeito. O empregador também absorve os reflexos positivos dessas mudanças, porque ao investir em equilíbrio e bem-estar no ambiente de trabalho, aumenta a produtividade, os níveis de satisfação e comprometimento e diminui-se os afastamentos por doenças ocupacionais causadas por saúde mental. Os autores de ambos os artigos compartilham do mesmo ponto de vista e ressaltam que a qualidade de vida no trabalho é uma estratégia que visa aumentar o nível de bem-estar do colaborador com a organização, refletindo diretamente na contribuição de suas atividades, aumentando consequentemente o nível de produtividade da organização e na saúde do indivíduo.

Além disso, compartilham a ideia de que a motivação, aliada a qualidade de vida no trabalho, estão diretamente relacionados a qualidade do serviço prestado pelo colaborador na empresa, impactando de forma positiva nos resultados em grande escala da organização. Os autores defendem que uma cultura organizacional sólida é capaz de manter a motivação dos colaboradores, o engajamento da equipe, além de criar uma boa imagem no mercado. Os colaboradores engajados interligam o seu crescimento com o da empresa e querem ver a empresa crescer, pois visualizam maiores possibilidades de crescimento para si quando isso ocorre. Assim, o clima organizacional diz respeito a satisfação do colaborador em seu ambiente de trabalho, e esta satisfação envolve aspectos representativos de uma situação laboral, tais como promoções, salários, benefícios e reconhecimento, relacionamento com os colegas, carga horária, etc.

Desta forma, o clima organizacional define o nível de satisfação do colaborador, Os fatores que contribuem para a satisfação do colaborador e consequentemente para o alcance de resultados dizem respeito a: motivação intrínseca, que está associada a recompensas psicológicas, tais como: sentimento de desafio e realização, ser reconhecido e apreciado, ser tratado com respeito e poder usar a habilidade de alguém. Por outro lado, a motivação extrínseca está associada as recompensas materiais, tais como benefícios adicionais, salário compatível, promoções, seguro de vida e ambiente e condições de trabalho favoráveis. R. A influência da motivação e ambiente de trabalho no clima organizacional: o caso de um centro administrativo de farmácias. Programa de Pós-Graduação em Administração e Campus Universitário de vacaria - Polo de Inovação Tecnológica Campos de Cima da Serra.

PEDROSO, D. O.

41 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download