MULTILETRAMENTO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO MÉDIO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Linguística

Documento 1

Tal recurso é apresentado como uma opção que procura solucionar não só a limitação de recursos didáticos que tem sido encontrada em diversas escolas públicas, o que tem sido resultado de aulas mecanizadas e repetitivas, contribuindo para uma percepção negativa do ensino por parte do estudante, como também visa proporcionar uma experiência mais enriquecedora através do multiletramento a ser vivenciado, através de recursos audiovisuais que possibilitam maiores percepções sensoriais pelo estudante, além de também buscar despertar o interesse do jovem do ensino médio pela língua inglesa através da música, que é um meio de expressão que tanto agrada ao jovem. Através dessa proposta, objetiva-se contribuir significativamente para o aprendizado e fixação do conteúdo, permitindo explorar vocabulário, pronúncia, leitura e escrita.

Mas para colocar tudo isso em prática, o educador deverá elaborar estratégias e traçar um plano de aula que atenda aos objetivos educacionais para que o foco do aprendizado não seja perdido pelo uso desta tecnologia. Por tudo isso, esse trabalho objetiva orientar nos cuidados necessários para se manter o objetivo educacional e propor sugestões de uso da música em sala de aula objetivando melhoria na qualidade do aprendizado e buscando despertar maior interesse nos estudantes para o estudo de conteúdos da língua inglesa. Palavras-chave: Multiletramento, Smartphone. Android. App. Audio-visual. Music. SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. ANEXO I. ANEXO II. ANEXO III. Percebe-se também, de um modo geral, que estudantes de escolas públicas, diferentemente das privadas, de um modo geral, demonstram maior dificuldade na aprendizagem dos conteúdos da língua inglesa.

Com base nesta realidade, propõe-se que se trabalhe em sala de aula a língua inglesa através do multiletramento. Através do multiletramento é possível que se trabalhe os sons das palavras através de uma experiência multimídia, se visualize imagens ou vídeos que representem significados de palavras na língua inglesa, permitindo assim, uma experiência audiovisual. Mas como fazer isso em escolas públicas que não oferecem outros recursos e não possuem infraestrutura? O que o professor pode fazer para tentar mudar essa realidade em sala de aula? Como motivar o jovem de ensino médio a estudar a língua inglesa de uma maneira que seja para ele mais prazerosa e mais enriquecedora em termos de apresndizagem? São algumas das perguntas que este trabalho visa responder.

OBJETIVO GERAL: Estimular o interesse e aprendizado pelo estudo de conteúdos da disciplina de língua inglesa através do multiletramento. ANDRADE, 2001, p. O MULTILETRAMENTO, A REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS E O DESINTERESSE DOS ESTUDANTES Segundo Faria et al. p. “O multiletramento é uma nova pedagogia educacional cuja teoria defende a implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar, uma vez que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano”. A leitura, dentro da perspectiva do multiletramento, inclui articular diferentes tipos de linguagens que vão além da escrita, como por exemplo, a imagem e a música, diversificando-se e ampliando-se a maneira de ler e produzir conteúdo. Ela se tornou uma realidade diária em seu cotidiano, e através dela, é possível que se trabalhe o multiletramento.

Fica a sugestão, a título de exemplo de prática de multiletramento, a adoção de uma tecnologia no ensino da língua inglesa. Percebe-se que na maioria das escolas públicas, os recursos didáticos e infraestrutura são mais limitados, não havendo utilização de recursos tecnológicos para auxiliar no ensino, fazendo com que as aulas, se tornem, em sua maior parte, limitadas a utilização dos seguintes recursos didáticos: livro, quadro e giz. O problema não está no uso destes recursos, mas sim em se limitar a seu uso, pois se junto a eles fosse possível a utilização de recursos tecnológicos, seria possível um maior enriquecimento das aulas, através do multiletramento, que possibilita trabalhar com o jovem o ensino da língua inglesa através de recursos audiovisuais.

O AUDIOVISUAL E SUA INFLUÊNCIA NO APRENDIZADO Devido ao grande desinteresse do jovem para o aprendizado, principalmente em escolas públicas que em sua maioria não oferecem boa infraestrutura e nem o uso de recursos tecnológicos, sugere-se a utilização do multiletramento através do uso de recursos tecnológicos em sala de aula visando despertar o interesse do jovem pelo conteúdo a ser estudado. Tal como afirma Silva (2001), “a escola não pode ficar indiferente ao fenómeno do audiovisual” (SILVA, 2001, p. Mas como utilizar recursos tecnológicos audiovisuais em escolas que não possuem muitos recursos e infraestrutura? Uma solução encontrada por muitas escolas públicas é a utilização do próprio smartphone pelo aluno para realização do trabalho em sala de aula.

A MÚSICA COMO INCENTIVO AO ENSINO E APRENDIZAGEM A utilização de música em sala de aula, aliada ao recurso audiovisual, através de uma ferramenta tecnológica em que seja possível de se utilizar o multiletramento, pode contribuir ainda mais para o aprendizado, pois através de uma abordagem educativa bem planejada pelo educador, focada no ensino e aprendizagem, é possível que o estudante exercite as habilidades de listening (ouvindo a música e trabalhando a compreensão oral através de exercícios dados em sala de aula) e speaking - para o caso do estudante cantar a música, permitindo que o educador trabalhe junto ao estudante a pronúncia; e além disso, também é possível trabalhar aquisição de novos vocabulários com a turma, realizando escolhas de músicas que favoreçam o aprendizado palavras ainda desconhecidas pela turma (FERRAZ; AUDI, 2013).

Além disso, é possível também, com o estudo em sala de aula da letra da música, que o educador desenvolva atividades que também desenvolva a habilidade de “Reading” (leitura) e writing (escrita), além de permitir que o estudante se socialize, e cante em inglês. WOYCIECHOWSKI, sd). O que é muito positivo, pois indica que a utilização da música para o ensino da língua inglesa é muito considerada pelos professores, se somadas as respostas “sim” e “às vezes”, totalizam juntos, 85%. Baseando-se nestas informações, serão elaboradas, através deste trabalho, atividades a serem aplicadas em sala de aula, através da utilização do estudo de músicas, visando atender esses interesses, e simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento de habilidades como listening (ouvir), speaking (fala), writing (escrita) e reading (leitura).

Antes de dar início ao trabalho de como colocar em prática, fica a sugestão de que o educador realize uma pesquisa em sala de aula junto aos alunos de suas preferências musicais. Sugere-se que o realize a escolha das músicas através do resultado desta pesquisa, dessa forma, os estudantes se sentirão mais motivados, de modo a trabalharem com músicas que os agradam. Sugere-se que antes mesmo que o educador realize a aula com a música, seja realizada uma aula voltada para descobrir quais músicas internacionais na língua inglesa mais agradam os alunos. O educador deve se antecipar explanando as regras aos estudantes antes de dar início às atividades propostas com o recurso tecnológico audiovisual, prevenindo assim, futuros possíveis problemas advindos de indisciplina ou de desmotivação durante a aula.

Ele também deve se manter sempre alerta aos estudantes, intervindo sempre que for necessário. Conforme relatado por Leite (2012) em seu trabalho atuando como “professora estagiária”, que para obter sucesso nas aulas, além de realizar um bom planejamento da aula é fundamental que o educador, antes de tudo, observe o perfil de cada turma, e procure trabalhar de modo que possa atender esse perfil escolhendo para ele a melhor estratégia e metodologia de ensino mais adequada. Em seu trabalho, Leite (2012) percebeu que a metodologia com recurso audiovisual seria uma boa maneira de estimular o perfil de aluno desmotivado. Perfil tão comum encontrado entre os jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas. APLICATIVO ESCOLHIDO: “LYRICS TRAINING” O aplicativo para sistema “Android” escolhido para se trabalhar o multiletramento através do recurso audiovisual, foi o “Lyrics Training”.

Escolha realizada pelo fato de atender os seguintes critérios: é um aplicativo de livre distribuição, sendo que o estudante não precisa pagar por sua utilização, bastando apenas realizar o download através do próprio aparelho smartphone; ele utiliza o sistema “Android” (que é um dos mais utilizados pelos smartphones). Outras vantagens do uso deste aplicativo é que ele é totalmente audiovisual: além de disponibilizar o áudio da música, exibi simultaneamente o vídeo que corresponde a ela, o que também auxilia na compreensão e interpretação do conteúdo da música. Além disso, o aplicativo permite ao aluno acompanhar em tempo real a letra da música, na opção “karaoke”. O professor pode procurar por músicas dentro do aplicativo, em que as músicas se baseiam em vídeos oficiais das músicas correspondentes, extraídos do site www.

Caso sentem-se em duplas, cada um ficará um dos fones. Segue abaixo sugestão de plano de aula a ser seguida, com o aplicativo proposto: Aprendizado de vocabulário e pronúncia de palavras da língua inglesa com a utilização do aplicativo “Lyrics Training” Por: Digite seu nome completo aqui Objetivo(s)  • Aprender o vocabulário e a pronúncia de determinadas palavras; • Praticar a leitura e escrita; • Praticar ouvir a pronúncia das palavras de maneira orientada ao aprendizado; • Interagir socialmente; • Incentivar o interesse no aprendizado da língua inglesa. Conteúdo(s): O uso do aplicativo “Lyrics Training” em sala de aula para aprendizado da pronúncia e vocabulário. Ano(s) Ensino médio – 1º, 2º e 3º ano Materiais necessários/predefinições: Smartphone: cada estudante deverá levar seu smartphone para a data determinada pelo educador em que a aula será realizada.

Caso algum estudante não possua, orientar que poderá se sentar com um colega. Propõe-se trabalhar “conditional” (condicional) com os estudantes. As “if – clauses”. Antes mesmo da aula com aplicativo, o professor deverá trabalhar os conteúdos envolvidos nas letras das músicas a serem estudadas. Sugere-se como exemplo, trabalhar os tipos de condicionais existentes no inglês, através do estudo da música, mas antes, o educador deverá abordar seus conteúdos para que o conhecimento ajude o estudante na compreensão gramatical possibilitando uma melhor compreensão das mensagens das músicas e um melhor aprendizado dos conteúdos. Será feita uma pré-seleção de músicas com o conteúdo proposto, ou seja, músicas que contenham “conditional”. Exemplos: • If you see him, you're going to tell him exactly how you feel.

• If he comes, we can talk about it with her. Second conditional (segunda condicional) Assim como na Primeira Condicional (First Conditional), também se trata de pensar sobre o futuro. O que muda é o resultado da condição. Não há possibilidade real de a condição acontecer. O educador deverá explicar aos alunos o modo correto de usar o aplicativo. Em seguida, passar um exercício para testar o domínio de uso do aplicativo aprendizado e retirar as dúvidas que surgirem. ª etapa Objetivando uma melhor aceitação pela turma, e em despertar o interesse pelo conteúdo a ser ensinado, o educador poderá passar uma lista de músicas que contenham determinado conteúdo a ser aprendido, para que os alunos votem nas que mais gostarem. Visando trabalhar condicionais, o educador deverá propor listas de músicas que contenham o conteúdo proposto a ser estudado.

Por exemplo, para se trabalhar “conditionals” (condicionais), o educador poderá sugerir uma lista para apresenta-la aos alunos, desse modo, será possibilitado aos alunos realizar escolhas que os agrade mais, conforme exemplo abaixo: First Conditional: • If I Lose Myself – One Republic • If You Don’t Know Me By Now – Simply Red Second Conditional: • If I Fell – The Beatles • If I Were a Boy – Beyoncé Third Conditional: • If It Hadn't Been For Love - Adele • I Will Survive - Gloria Gaynor Os alunos deverão votar em quais músicas mais gostaram, escolhendo uma música para cada condicional, e o professor, poderá dividir em grupos diferentes, permitindo assim, que cada grupo trabalhe com a música que possuir maior afinidade. Sugere-se após a realização destas atividades, que o educador proponha um exercício que permita estudar a letra da música de modo a identificar palavras importantes para a aquisição de vocabulário, estudo da gramática, condicional e prática da escrita.

Para todo esse trabalho, o professor deverá observar o ritmo de aprendizagem dos estudantes, realizando as pausas quando necessárias, ou dando mais conteúdo caso perceba que os alunos têm muita facilidade. Sugere-se como exemplo de atividades a serem realizadas em sala de aula, os exercícios propostos no “anexo IV”. E caso a turma tenha um ritmo muito acelerado para a aprendizagem, o professor poderá propor a atividade contida no anexo V. ª etapa O professor pode sugerir, que os alunos, cantem baixinho, em duplas, a música, com acompanhamento do aplicativo, na opção “karaoke”, praticando a pronúncia das palavras. O professor orientará cada grupo a praticar o estudo das músicas dentro do programa “Lyrics Training”. Os dois primeiros grupos irão disputar primeiro quem acerta mais palavras, sendo que todo aluno deverá participar, contando como ponto extra de participação.

Desses dois grupos, um irá vencer. Depois, os outros dois grupos que não jogaram, irão disputar também, e do mesmo modo, o grupo que vencer, irá disputar com o grupo vencedor da disputa anterior. O grupo que vencer a última disputa será o grande vencedor. Caso não haja um bom planejamento da aula, esta poderá perder seu sentido e o educador poderá perder o controle disciplinar da turma. Portanto, uma aula voltada para o multiletramento utilizando-se as novas tecnologias audiovisuais com o uso de músicas, se bem planejada pelo educador, direcionada ao aprendizado significativo, pode vir a não só obter seu objetivo principal de aprendizagem, mas também despertar no jovem do ensino médio o interesse pela disciplina de língua inglesa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, M.

M. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico: laboração de trabalhos na graduação. pdf>. Acesso em 03 de jun. CORREIO BRASILIENSE. Estudo revela motivos para o desinteresse de estudantes pelo ensino médio. Disponível em: <http://www. Disponível em: < http://www. fepi. br/revista/index. php/revista/article/view/223/119 >. Acesso em: 03 jun. L. F. PAULA, N. L. M. islcollective. com/resources/printables/worksheets_doc_docx/song_for_present_perfect_-_we_are_the_champions_by_queen_part_2_of_3/present-simple-/1236 >. Acesso em: 03 de jun. ISLCOLLECTIVE. Another Brick In The Wall. Acesso em: 03 de jun. ISLCOLLECTIVE. Love Yourself Justin Bieber Gap Fill. Disponível em: < https://en. islcollective. Disponível em: < https://en. islcollective. com/resources/printables/worksheets_doc_docx/simple_past_tense_song_someone_like_you-_adele/past-simple-simple/59081 >. Acesso em: 03 de jun. ISLCOLLECTIVE. blogspot.

com. br/2015/09/uma-revolucao-na-criacao-de-novos. html>. Acesso em: 03 de jun. com/worksheets/en/English_as_a_Second_Language_(ESL)/First_conditional/First_conditional_pk180qg>. Acesso em: 03 de jun. LIVEWORKSHEETS. Second conditional. Disponível em: < https://www. We Are The Champions. Disponível em: < https://www. lyricsgaps. com/exercises/view/1333/Intermediate >. Acesso em: 03 de jun. O uso de recursos tecnológicos em sala de aula: relato envolvendo experiências no PIBID do curso de Pedagogia da UFPI. IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. Parnaíba, PI. PEREIRA, M. J. Disponível em: < https://moodle. unob. cz/pluginfile. php/58714/mod_resource/content/1/ifiwereaboy. pdf >. ANEXO VI – SUGESTÃO DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – ATIVIDADES EXTRACURRICULARES II – ALGUNS TEMPOS VERBAIS COM MÚSICA: Figura 16: exercício envolvendo estudo do “Past tense”: Fonte: islcollective (2013) Figura 17: exercício envolvendo estudo do “Simple past”: Fonte: islcollective (2013) Figura 18: exercício envolvendo estudo do “Present perfect”: Fonte: lyricsgaps (2013) Figura 19: exercício 2 envolvendo estudo de vocabulário e “Present perfect”: Fonte: lyricsgaps (2013) Figura 20: exercício envolvendo interpretação e estimulando a reflexão pelos alunos: Fonte: islcollective (2018) 15.

ANEXO VII – OUTROS TEMAS A SE TRABALHAR COM MÚSICA: Figura 21: permite exercitar o “should, shouldn't” com os alunos: Fonte: islcollective (2016) Figura 22: permite estudar preposições com os alunos: Fonte: islcollective (2019) 16. Figura 23: exercício envolvendo interpretação e estimulando a reflexão pelos alunos: Fonte: islcollective (2013).

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