O caso do bolo Natural Cake

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Turismo

Documento 1

Após alguns estudos e planejamento, a Alma Natural visa um novo projeto, a criação do Natural Cake, uma massa de bolo gourmet sem glúten, sendo distribuída em embalagens de 500g e 1kg. Para que dar andamento no projeto, uma equipe de consultores foi contratada para sanar as dúvidas e auxiliar a empresa quanto aos desafios que serão encontrados. DESENVOLVIMENTO PASSO 01 Para a promoção do novo produto, a equipe de marketing da Alma Natural elaborou como estratégia de promoção o envio de uma amostra do Natural Cake, sem qualquer identificação do produto, a fim de despertar o interesse e curiosidade por parte dos clientes. No entanto, antes da implementação da nova estratégia faz-se necessário a consulta ao Código de Defesa do Consumidor para proteger os direitos dos clientes.

Observando o texto do referido código, em seu artigo 39, retrata:   Art. Dessa forma, na fase de planejamento do projeto deve ser feita essa análise ambiental, que inclui fatores internos à empresa (estrutura organizacional da empresa, capacitação dos profissionais da empresa, tolerância ao risco dos gestores do projeto, canais de comunicação na empresa etc. e externos à empresa (existência de mão de obra qualificada naquele mercado, leis estaduais, normas regulamentadoras federais, normas internacionais de padrões de qualidade, infraestrutura disponível na cidade, clima político e fatores econômicos no país etc. Conforme exposto na SGA, o lançamento do Natural Cake trata de uma oportunidade de mercado, ou seja, alinhando as expectativas do seu público-alvo juntamente com os fatores internos e externos da organização, obterá clientes satisfeitos e retorno financeiro para a empresa.

Alguns pontos precisam ser analisados para que o projeto seja efetivado. De acordo com a SGA, pode-se elencar os seguintes fatores internos e externos: Tabela 1 – Fatores Internos e Externos: Fatores Internos Fatores Externos Equipe especializada na produção de produtos de confeitaria saudável Viabilidade mercadológica, analisando consumidores, concorrentes e fornecedores. Apesar de todos esses gastos apurados, faz-se necessário a classificação do quem vem a ser custos ou despesas, custos diretos ou indiretos. A classificação entre custos e despesas está associada a participação na produção do produto, dessa forma, caso haja participação trata-se de um custo, caso contrário, trata-se de uma despesa. Dentre os gastos apresentados na imagem 1, observa-se que os gastos com venda e com a contratação de novos colaboradores do administrativo referem-se a uma despesa, enquanto os outros gastos são custos.

Outrossim, faz-se necessário também a classificação dos produtos em custos diretos ou indiretos, conforme tabelas: Tabela 2 – Custos Diretos: CUSTOS DIRETOS Matéria Prima Farinha de Arroz (MP) R$ 15. Fermento (MP) R$ 12. Fonte: Elaborado pelo autor. Após a classificação dos produtos, os gastos foram alocados para que seja encontrado o custo unitário do produto. Sendo assim, foram realizadas as seguintes alocações: Alocação dos custos diretos: De acordo com o percentual de insumos consumidos por cada um Matéria-Prima: Total dos custos diretos: R$ 80. Total de produtos produzidos: 80. Pacote de 500 gramas: 32. Alocação dos custos indiretos: De acordo com o percentual do volume de produção Total dos custos indiretos: R$ 20. Total de produtos produzidos: 80. Pacote de 500 gramas: 32. Pacote de 1 quilo: 48. Embalagem: Percentual: 15. matéria-prima + mão de obra) / 48.

produção) = 1,25 Custos Indiretos Unitários: Produto 500g: 8. embalagem + transporte) / 32. produção) = 0,25 Produto 1kg: 12. embalagem + transporte) / 48. Ou seja, auxilia na previsão de gastos e ganhos à longo prazo. Por meio dos dados entregues no passo 5 do presente trabalho, pode-se deduzir o VPL com a seguinte fórmula: VPL=FC0 + FC1/(1+TMA)¹ + FC2/(1+TMA)² … FCn/(1+TMA)^n • FC = Fluxo de caixa A tabela de projeção de Receitas de Vendas, Custos e Lucro do produto Natural Cake está evidenciada a seguir: Imagem 4 – Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Lucro. Fonte: Portfólio Textual Interdisciplinar. Com base nas informações acima, e aplicação da fórmula, tem-se o seguinte racional: VPL = - 750. VPL= R$ 348. São Paulo: Atlas, 2010. CARVALHO, Marly Monteiro; RABECHINI JUNIOR, Roque. Fundamentos de gestão de projeto: construindo competências para gerenciar projetos.

ed. São Paulo: Atlas, 2011. Micro e Macroeconomia: Uma Abordagem Conceitual e Prática. ed. São Paulo: Atlas. SILVA, M. L.

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