O COMÉRCIO EXTERIOR E O AUMENTO DO LIXO ELETRÔNICO COMO CONSEQUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Administração

Documento 1

O presente trabalho tem o propósito de analisar de que forma a globalização tem afetado o comércio exterior na contemporaneidade, assim como seu real impacto na quantidade de lixo eletrônico produzido e seu descarte incorreto na natureza. O comércio exterior tem atingido dimensões enormes nas últimas décadas: devido à globalização, o alcance de produtos, pessoas e serviços tem sido constantemente ampliado. Com os vários benefícios da globalização Palavras-chave: Globalização, Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentável, Lixo eletrônico. ABSTRACT This paper aims to analyze how globalization has had repercussions on foreign trade, on the production of electronic waste and consequently on our lives. Reflecting mainly on the definitions of globalization, its benefits and curses for foreign trade, as well as its impacts on the production of electronic waste.

a social, já que consequências como esta pesquisa bibliográfica tem por finalidade relatada podem mudar a vida de todos e “colocar o pesquisador em contato direto com poderiam ser evitadas. tudo aquilo que foi escrito sobre determinado Além das análises já mencionadas, o assunto (. Claro que, aqui, não haverá presente artigo também se ocupa de citar contato com tudo que foi escrito sobre o soluções que já estão sendo colocadas em assunto, apenas uma pequena amostragem, prática no mundo e as que podem tornar-se na intenção de iniciar o leitor na temática, viáveis no Brasil a partir de adaptações para o problematizando esta através da análise de nosso padrão de consumo, nossa legislação e fontes secundárias.

Ou seja, o que já foi nossa sociedade – já que são estas possíveis escrito sobre o tema. soluções que realmente serão capazes de gerar mudanças significativas na nossa 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO realidade. países parecem ser uma mera O comércio exterior é muito influenciado A globalização afeta praticamente todos os setores da nossa vida: sem nosso consentimento, ela inunda nosso vocabulário, rodas de conversa e programas de televisão. Não há como ficar indiferente frente a algo tão poderoso. pela questão da globalização, já que os ânimos do mercado, a situação econômica dos países e as questões culturais podem influenciar e muito nas negociações entre países, facilitando ou dificultando as transações comerciais.

Com a globalização, houve aumento nos Definimos globalização como conjuntos de relações sociais que se traduzem na intensificação transnacionais, das sejam interações mercadorias, práticas informações. elas interestatais, práticas capitalistas globais ou práticas sociais postos de trabalho, maior circulação de e culturais transnacionais. As notícias chegam para nós em tempo real, no minuto que acontecem. As barreiras entre a maioria em escala cada vez mais (BAUMAN, 1999, p. mundial. Esta dita mobilidade, que foi possível a Com os efeitos da globalização e este partir do mundo globalizado, foi capaz de redesenho modificar maioria dos países, os produtos e serviços as estruturas estratificações. Aqueles sociais que e se suas movem podem das ser fronteiras comerciais comercializados com da mais detém, possivelmente, o capital necessário desenvoltura e não estão atrelados a um para tanto, se isto for um ato voluntário.

melhor preço. benefícios, dentre eles os mais Com estes benefícios, preço mais baixo e 3. EFEITOS GLOBALIZAÇÃO POSITIVOS NO DA COMÉRCIO EXTERIOR qualidade superior, empresas e consumidores saem ganhando. fornecer produtos As e empresas serviços podem melhores, gerando mais lucro para seus colaboradores O comércio exterior tem muitos impactos positivos frente ao processo de globalização, e acionistas, assim ampliando ainda mais sua participação no comércio exterior. especialmente quando se fala em abertura de mercados que outrora não eram atendidos. Os horizontes são 2010), lixo eletrônico representa os resíduos ampliados para muitos que buscam esta resultantes imersão cultural. equipamentos eletrônicos e, portanto, são Há também uma grande circulação e troca de tecnologias, principalmente quando falamos em tratamento de doenças e vacinas.

As pesquisas na área médica da rápida obsolescência de descartados por seus antigos donos, nem sempre de forma correta. A preocupação com o lixo eletrônico não é são antigo: seu acúmulo e descarte incorreto não amplamente divulgadas, as pessoas têm mais foi previsto pelos fabricantes de tecnologia ou acesso às informações e o comércio de seus consumidores. Segundo Matos (2008), o aparelhos médicos e medicamentos foi muito setor ampliado com o fenômeno da globalização. p. É comum também que pessoas, sem saber onde descartar estes aparelhos, escolham guardar os mesmos em casa por muito A riqueza gerada pelo comércio exterior tempo. Existe aí um risco de contaminação, com a abertura de fronteiras e com o maior além de um adiamento do inevitável descarte acesso da população em geral aos bens de incorreto.

consumo, contrasta agora com um problema Ainda não existem muitos pontos de coleta pelo destes materiais e as informações para os consumismo e pela falta de responsabilidade consumidores finais são desencontradas, o com o descarte correto do lixo eletrônico. que gera insegurança, de saúde pública, ocasionado A quantidade de lixo cresce juntamente com o acesso das pessoas aos meios de consequentemente, o desinformação e, descarte incorreto, normalmente feito no lixo residencial comum. viável, principalmente pelo motivo que só este aos (MATOS, 2008, p. transporte de um volume tão grande de Com números dessa magnitude, o lixo eletrônico não é uma questão que pode continuar a ser ignorada. Existem iniciativas ao redor do mundo que em diferentes níveis vêm tentando minimizar esta problemática.

Infelizmente, uma destas iniciativas só está conseguindo transportar o problema para outros continentes, o que tem se mostrado dejetos já polui e usa uma quantidade enorme de insumos, que poderiam ser melhor aproveitados se, por exemplo, o tratamento adequado destes resíduos pudesse ser feito dentro do próprio país gerador do lixo eletrônico, gerando emprego e renda para as comunidades locais, obviamente se todas as medidas de segurança fossem adotadas. uma solução pouco eficaz do ponto de vista combinado com a rápida obsolescência de resolução definitiva do problema. No artigo 30 da referida lei, é possível ter uma dimensão do que seria lixo eletrônico dando a este material seu esta destino correto; o consumidor terá de levar responsabilidade partilhada por todos os até o ponto de coleta; o lojista pode oferecer sujeitos envolvidos neste processo, desde a parte do seu espaço para armazenar este fabricação, transporte, uso e descarte dos material, assim já traz este consumidor produtos eletrônicos: novamente ao seu estabelecimento, existindo aí a oportunidade de uma nova venda.

Todos Art. É instituída a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, distribuidores e importadores, comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos. Brasil, 2010) podem sair ganhando com a logística inversa, mas serão necessários investimentos, fiscalização e boa vontade de todos os envolvidos. O que pode demandar tempo também por parte das empresas, principalmente quando falamos de um país de tamanho continental como é o caso do Brasil. Uma grande parte dos eletrônicos poderá ser reciclada, podendo transformar-se até em um outro componente ou matéria prima de um as nações, temos também a pressão pelo consumismo para escoar uma produção cada vez maior e também com isso o aumento da quantidade de lixo produzido a cada ano, principalmente eletrônico que, como vimos, eletrônico.

O que além de ajudar a pode ser extremamente danoso para a nossa solucionar o problema do lixo eletrônico espécie e ambiente se não tiver a destinação também iria diminuir a pressão pela correta. Foi possível também perceber que existem extração dos recursos naturais. Desta forma, iniciativas como estas que avanços na legislação brasileira na forma de futuro encarar a questão do lixo eletrônico e talvez próximo, amparadas pela legislação já daqui algumas décadas seja possível colher foram citadas, poderão num existente, mudar a perspectiva frente à produção e destinação de lixo eletrônico, dando um novo fôlego para nós seres humanos e também para o meio ambiente que vivemos.

os frutos deste esforço para conter este problema. CARVALHO, V. Maior acidente radiológico trazendo bens de consumo e serviços para do melhorar a qualidade de vida da população, Disponível auxiliando também na troca de conhecimento <http://g1. globo. com/goias/noticia/2013/09/ma e experiências que deram certo no descarte ior-acidente-radiologico-do-mundo-cesio-137- de lixo eletrônico. Com este comércio mais completa-26-anos. MATTOS, K. M. da C. PERALES, W. J. Disponível 2015: Frederico Westphalen - RS. Disponível em: em http://www. abepro. org. br/biblioteca/enegep20 <http://eati. Constituição (1988). Constituição lixo eletrônico: uma solução tecnológica e da República Federativa do Brasil. Brasília, social DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Dissertação 292 p. VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI, Santa Catarina, para p.

174 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download