O ensino de artes na educação infantil

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O presente trabalho objetiva apresentar um estudo sobre o componente curricular Arte na educação infantil como ferramente de desenvolvimento integral da criança, para tanto, partimos um estudo qualitativo de cunho bibliografico analizando como o ensino de arte está prevista nos documentos oficiais e a importância do papel do professor. Com este trabalho, pretedemos levar ao profissional da educação e demais interessados uma reflexão de um fazer pedagógico voltado para atividades que visem o desenvolvimento da sensibilidade e criticidade do educando. É esse processo deve ser desenvolvido desde a educação infantil, em prol da formação de cidadões preparados para atender as mais diversas demandas sociais. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Arte. O presente trabalho realizado através do método qualitativo de cunho bibliográfico, objetiva apresentar uma discursão sobre a importância da arte na educação infantil, para tanto discorreremos como a Arte está prevista da legislação que rege a educação, sobre o percurso histórico que levou essa ciência até chegar as concepções atuais e além disso, discutir sobre o cenário da formação do professor em arte.

LEGISLAÇÃO E ENSINO DE ARTE O componente Arte da matriz curricular da educação básica foi afirmada como disciplina obrigatória com o estabelecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei 9. de 20 de dezembro de 1996. Em seu Art. parágrafo segundo prevê "O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de modo a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. BRASIL, 2019) O documento também apontam os objetivos e habilidades de cada etapa que devem ser desenvolvidos com o componente Arte. De acordo com a BNCC (2019) no ensino fundamental o aluno deve: Ao longo do Ensino Fundamental, os alunos devem expandir seu repertório e ampliar sua autonomia nas práticas artísticas, por meio da reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos e seus elementos constitutivos e também sobre as experiências de pesquisa, invenção e criação.

BRASIL, 2019) A base ressalta que para que tais objetivos sejam alcançados é necessário o reconhecimento da diversidade de saberes, experiências e práticas artísticas de manifestação da arte, de modo que evidencie o carácter político e social dessa prática. Diante desse cenário cabe ao professor em conjunto com a instituição de ensino reconhecer a relevância do ensino de arte para a educação básica, inclusive nos primeiros anos de ensino, e partir do conhecimento defendidos nos documentos oficiais e levar para dentro da sala de aula uma prática reflexiva. Vale ressaltar também a importância de um trabalho transformador no processo de formação inicial e continuada do professor, uma vez que é esse profissional que estará na linha de frente neste processo.

MAZIERO, 2019) Diante disso o professor precisa está em constante busca de conhecimento, ou seja, mesmo após a sua formação buscar seguir uma formação continuada, capacitando-se e levando para dentro da sala de aula uma prática pedagógica fundamentada e em diálogo com as necessidades do seu educando. Sendo assim, é importante dar voz ao aluno, com o compartilhamento de objetivos e experiências. Destarte, ressaltamos a importância do professor repensar constantemente sua prática pedagógica, buscando aprimorá-la, sempre que necessário, por meio de formação continuada e, quando possível, com seus pares trocar experiências relevantes ao ato pedagógico. Além da troca de experiência com outros professores, existem instrumentos que tornam a prática pedagógica rica e dinâmica.

MAZIEIRO, 2019) Quanto a formação de professores para a educação infantil, o professor deve além de abordar o conteúdo proposto, relacionar com os elementos já conhecidos pelo aluno e atrair a sua atenção para o que está sendo trabalhado. Segundo Martins (1998): Da mesma forma que para ler os livros precisamos decodificar as letras, sílabas, dominar a gramática, enfim, ser alfabetizados nessa língua, o mesmo acontece com a arte. Quanto mais uma pessoa entra em contato com as formas artísticas, mais se aprofunda nessa linguagem, enriquece seu repertório, conhece autores/artistas, tem acesso à compreensão da produção estética da Humanidade. MARTINS, 1998, p. O desenho é um elemento que acompanha o desenvolvimento da criança, com essa atividade o professor pode acompanhar, além da evolução do seu aluno, como também a percepção destas crianças da realidade cultural.

Diante disso, o trabalho de uma criança não deve ser julgado como incorreto ou imperfeito. Somente assim com professores treinados juntamente com toda a equipe pedagógica pode levar para a educação um ensino de arte voltado para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, objetivando formar cidadãos conscientes do seu papel social. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. São Paulo: Cortez, 1993. OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org. Educação infantil: Saberes e fazeres na formação de professores. Campinas, SP; Papirus, 2011. MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias.

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