O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À VIOLÊNCIA PRATICADA NO AMBIENTE ESCOLAR

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Violência esta que é pautada em esteriótipos e estigmas historicamente construídos. Buscou-se realizar uma revisão teórica para compreender quais as possibilidades que o ensino de História dentro da Educação Básica oferece para a minimização da violência praticada dentro do ambiente escolar. Isto posto, observou-se que o ensino de história pautado na diversidade e na inclusão é capaz de alimentar nos educandos sentimentos de solidariedade e tolerância àquilo e àqueles que são classificados como diferentes. Possibilitando a minimização da violência que orienta as relações interpessoais dentro do ambiente escolar. Palavras-chave: Violência na Escola, Ensino Inclusivo, História, Esteriótipos 1 INTRODUÇÃO Este trabalho busca compreender as formas de minimização da violência que ocorre no ambiente escolar.

Produzindo uma visão mais democrática e diversa do ensino de História. REFLEXÕES SOBRE BULLYING, INTOLERÂNCIA E VIOLÊNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA Sabe-se que, na contemporaneidade, a violência está presente em todas as esferas da sociedade e se apresenta de diferentes formas, e o ambiente escolar não é uma exceção. Segundo Salles e Silva (2008, p. a violência pode ser entendida como ‘’[…] um ato de brutalidade, física e/ou psíquica contra alguém e caracteriza relações interpessoais descritas como de opressão, intimidação, medo e terror’’, podendo se manifestar por meio de ‘’[…] sígnos ou por símbolos, preconceitos, metáforas, desenhos, isto é, por qualquer coisa que possa ser interpretada como aviso de ameaça’’. Portanto, a partir desta definição, compreende-se que violência refere-se a uma relação de poder, onde um indivíduo impõe ou ameaça impor sua vontade sobre outro sujeito.

Pois, como explica Almeida (2018, p. ‘’[…] a partir da popularização do termo bullying, sucedeu-se um maior discernimento a respeito dessa forma de violência, como também uma maior consciência de seus nefastos efeitos’’. É preciso problematizar o tema, pois o Bullying vai muito além de brincadeiras inocentes, podendo causar sequelas físicas e psicológicas em suas vítimas e até contribuir para a evasão escolar. A violência ocorrida na escola, também conhecida como Bullying, é causada na maioria das vezes pelo estranhamento ou desrespeito com algo ou alguém que é considerado diferente. Esta ideia de algo diferente, que não pode ser classificado como ‘’normal’’, existe quando uma sociedade cria uma identidade padrão a ser seguida. formada por alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, 20,8% do total de alunos entrevistados admitiram ter humilhado ou ofendido um colega.

Os principais aspectos que motivam a violência estão ligados à raça ou cor da pele, à religião, à aparência do rosto e do corpo, à orientação sexual e à origem de um indivíduo. Dito isto, é importante ressaltar que os aspectos citados como motivadores da violência praticada nas escolas só ocupam esta posição por serem considerados diferentes do que é estabelecido sócio historicamente como normal. Ou seja, ao longo da história brasileira foi sendo criado um discurso que estabeleceu uma identidade do que é ser brasileiro, determinando cor, raça, origem, aparência, orientação sexual e religião que devem ser entendidas como padrão a ser seguido. E neste contexto, tudo o que se diferencia do padrão passa a ser alvo de violência e exclusão.

O mesmo vale para outros aspectos que são alvos de preconceito, como as já mencionadas questões de gênero e de orientação sexual. O contato dos alunos com um ensino de História que problematize todos esses esterótipos e estigmas pode proporcionar a valorização e o respeito aos grupos de pessoas que são alvos desta violência. Contribuindo assim para a minimização da violência escolar praticada pelos e sobre os alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir desta pesquisa, que pode ser entendida como uma revisão bibliográfica, nota-se que a violência praticada nas escolas, pautada na intolerância e na exclusão daquilo que é considerado diferente, é causada maioria das vezes por motivos banais. A motivação da violência é pautada em conceitos hierarquizados historicamente que facilitam o preconceito, os esteriótipos e os estigmas.

P. Uma Análise da Cultura e História Afrobrasileira e Indígena como Disciplina: as práticas educativas de sociodiversidade e multiculturalismo e inclusão no combate ao bullying no ensino fundamental. Educação em Foco (Amparo) , v. p. SALLES, Leila MF; SILVA, J.

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