O ESPANHOL NAS ESCOLAS E AS MÍDIAS DIGITAIS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Linguística

Documento 1

Foi possível compreender como o campo em estudo se constitui como área significativa de atuação nos espaços escolares, considerando as diferentes problemáticas que podem afetar esses ambientes. Os conhecimentos sobre o ensino de espanhol e das mídias digitais foram conectados com diferentes abordagens e experiências do campo educacional. Por fim, foram verificadas algumas possibilidades e perspectivas das temáticas expostas, conhecendo diferentes significados e ampliando os horizontes de conhecimento. Palavras-chave: Ensino de espanhol. mídias digitais. INTRODUÇÃO A temática central do artigo em desenvolvimento é o uso das mídias digitais no ensino de espanhol nas escolas, assim como, perceber abordagens e experiências que já foram realizadas. Os parâmetros da pesquisa estão envoltos por algumas discussões teóricas e empíricas que permeiam os campos em estudo, perpassando por perspectivas didáticas e sociais.

As principais questões pautadas são relativas à relatos de experiências que ajudam a pensar as mídias digitais em âmbito escolar. As perguntas que orientaram as discussões aqui propostas foram as seguintes: quais as contribuições do uso de mídias digitais para o ensino de língua espanhola? Podem as mídias digitais impactar positivamente nos ambientes escolares? Justificamos o artigo por compreendermos que pensar o papel desempenhado pelas mídias digitais conjugadas ao aprendizado em espanhol no ambiente educacional é uma temática essencial. Com isso, o entendimento sobre o que está sendo estudado e proposto a partir desse viés é fundamental, já que, com isso, é possível entender quais são as necessidades, potenciais e desafios. Assim, o estudo se delineia de maneira a oferecer um panorama acerca das definições de conceitos, problemáticas e práticas que envolvem a temática central.

Esse panorama será realizado através de levantamento bibliográfico, contemplando as supracitadas dimensões de análise de maneira singular e articulada. O universo de pesquisa é, portanto, as mídias digitais e o ensino de espanhol nos espaços escolares, neste sentido, o público-alvo são os profissionais de educação que atuam nesses contextos. As conclusões construídas serão discutidas levando em conta diferentes abordagens e empregando alguns sentidos às reflexões pontuadas. A escrita segue tendo por base esses procedimentos. da Lei 9. Somente nos casos em que o espanhol já é a língua obrigatória escolhida pela comunidade a Lei 11. não teria aplicação quanto à opção de matrícula pelo aluno, sendo o seu ensino obrigatório para todos os alunos da escola.

A efetivação da possibilidade de ensinar e aprender espanhol no ensino médio de escolas públicas e privadas gerou inúmeras discussões sobre como se daria a formação dos profissionais que atuariam nesse setor. Tal fator foi investigado por Lisboa (2009), especialmente, a formação online de professores que seria empregada em alguns estados brasileiros, a fim de suprir a demanda por esses profissionais. Esses elementos foram articulados com os documentos legais conformados pela Lei 11. e o Parecer nº 1125/2019, do que dispõe o Conselho Estadual de MG e a Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2019 (AMARAL; ALMEIDA, 2010, p. A investigação foi baseada em questionários realizados com professores de várias escolas mineiras e, a partir delas, constataram que o espanhol não se consolidou nas escolas desse estado.

As políticas públicas nesses locais não foram de fato empregadas, gerando contestações por parte do corpo docente e descortinando descasos para com as leis. Partindo disso, pretendemos apresentar com o presente artigo algumas possibilidades de usos de mídias digitais que possam ser empregadas de forma a valorizar essa disciplina. As metodologias de ação pedagógica, portanto, são o motor desses empreendimentos e deslocam a aprendizagem para outras áreas, como as tecnológicas, fundamentais na contemporaneidade. Brito e Straub (2013) perceberam em suas pesquisas em escolas do Mato Grosso a importância das mídias digitais em espaços escolares, especialmente pela supracitada justificativa. Dessa forma, continuam as autoras: [. que a escola integre as tecnologias de informação e comunicação, porque elas já estão presentes em todas as áreas da nossa vida social.

Hoje vivemos na era da informação e estamos conectados com essas mídias, precisamos dar oportunidades para que nossas crianças se familiarizem com essa nova realidade, pois as novas tecnologias nem sempre estão acessíveis a todos. O universo das TDICs no ensino de LE na educação brasileira é ainda muito recente e existem muitas dúvidas e incertezas em relação ao uso de ferramentas de ensino. Sabemos que há muitos ajustes a serem feitos, que o Brasil ainda está muito distante do ideal alcançado por países como o Uruguai, mas que com o incentivo de governos, de políticas educacionais, de instituições de ensino e o apoio de professores e alunos essas mudanças poderão ser realizadas. FRAGA, 2013, p. Outra proposta interessante encontrada para pensar o ensino de espanhol é aquela sobre a qual dissertam Coelho e Pinheiro (2017), se trata das contribuições do aplicativo WhatsApp para estimular aprendizagens significativas e colaborativas.

Essas autoras descrevem uma proposta didática que foi mediada por esse aplicativo, baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 2003) e de práticas colaborativas de escrita (COELHO; PINHEIRO, 2017). COELHO; PINHEIRO, 2017, p. Partindo desses pressupostos, a expansão tecnológica, que hoje já é uma realidade bem sustentada, possui algumas características inerentes, como a possibilidade de emitir e de receber os mais diversos tipos de mídias. Isso alterou significativamente a comunicação humana, estreitou diferentes laços e criou tensões antes impensadas. Os alunos, por esse viés, não são mais somente alunos desconectados de outras dimensões formativas, são agentes propositivos de mudanças e, se bem instruídos, transformadores de suas realidades. Os conteúdos escolares, especialmente os relativos ao ensino de línguas, ganham novos caracteres, podendo ser empregados com o uso de diferentes dispositivos e mídias que facilitam a compreensão e imersão.

Este estudo ofereceu algumas implicações modestas para o pensar do ensino da língua espanhola e os usos das mídias digitais, articulando estudos, problemáticas e ambientes diversos, portanto, contemplou diferentes conexões, resultando em uma revisão propositiva. As contribuições teóricas ocorreram a partir do conhecimento e reconhecimento de algumas experiências, práticas e abordagens, bem como, sua articulação com o contexto contemporâneo. Conhecendo essas dimensões e aliando suas prerrogativas com possibilidades para pensar novas práticas no ambiente escolar, os objetivos pretendidos podem ser alcançados. Reconhecendo a importância das leituras discutidas e das respostas obtidas através de sua articulação, pensamos que novas pesquisas que tematizem o uso das mídias digitais no ensino do espanhol devem ser realizadas, especialmente se comportarem relatos de experiência.

O artigo aqui proposto possui algumas limitações, especialmente por ser mais estrutural, o que faz com que o diagnóstico de situações específicas não seja alcançado e, com isso, reflexões mais acuradas não ocorram. Foz do Iguaçu: Unioeste, v. p. BRITO, Alvani F. STRAUB, Sandra L. W. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. n. p. FRAGA, Luíze B. F. org. br/sp/article/view/173/423>. Acesso em: 14 mar. LIMA, Maria de F. M; PRETTO, Nelson de L. iel. unicamp. br/index. php/sinteses/article/view/1227/911>. Acesso em: 14 mar.

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