O FUTSAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Isso quer dizer que, a utilização a iniciação esportiva nada mais é que um mecanismo que remete ao uso do esporte como instrumento de aprendizagem e, também, de desenvolvimento de práticas motoras e sociais. A princípio ao relacionar o jogo a prática pedagógica, a escola, segundo aponta o estudo de Klein (2014) deve ter como meta levar o aluno a ter acesso a um acervo de possibilidades motoras, intelectuais, sociais, morais entre outras, as quais o esporte compreende em sua prática. É importante destacar que essa alusão ao esporte em ambiente escolar vai tratar de mecanismos de ação que remetem a iniciação esportiva, a continuidade no esporte será, no entanto, consequência de escolhas individuais. Logo, ao ambiente escolar cabe a utilização de métodos variados de ensino que podem ou não gerar o desejo do aluno em profissionalizar-se na modalidade ofertada durante as aulas.

Voltando-se, portanto, ao ensino propriamente dito do futebol na infância, o estudo de Nascimento Júnior (2010) defende que a prática do futebol tende a ser uma experiência benéfica para o aprendizado escolar, contribuindo para o desenvolvimento motor infantil e, dessa forma, sendo considerada uma experiência motora. METODOLOGIAS DE ENSINO DE FUTSAL Como visto, a prática esportiva no que tange ao aprendizado em ambiente escolar assume diferentes formas, no entanto, ao estabelecer um critério de análise central sobre o contexto de atuação do professor de educação física em parceria com a escola na promoção do desenvolvimento critico/reflexivo do aluno, voltando-se ao futsal tem-se os seguintes métodos de aprendizagem: global e analítico. Método Global Haja vista que, o futsal, tem como principal característica a interação coletiva, o método global atua de forma a promover o jogo dentro de uma realidade que estimula o aluno a agir de forma coletiva, tornando acessível aos alunos o contato com os diferentes elementos envolvidos no jogo.

Para Tolves, Delevati e Sawitzki (2014) ao considerar que o método global estimula o acesso a realidade do jogo, o mesmo passa a ter caraterísticas que auxiliam na compreensão das técnicas de jogo de forma ativa, tais como o movimento, a reação, a percepção e o ritmo. Por outro lado, o fato do método ser baseado nas práticas ativas em grupo do futsal, existe uma dificuldade em identificar o grau de desenvolvimento individual de cada aluno, assim como a evolução técnica, ocasionando até mesmo na desestimulação ao aprendizado. Já para autores como Silva (2018), o método global é visto como o mais adequado em comparação aos demais método de ensino do futsal, uma vez que, atua em meio a complexidade tática do jogo, estimulando a aprendizagem sob o olhar dos ganhos do que o jogo necessita.

Dessa forma, os jogos condicionados surgem como ambientes em que as partidas são condicionadas em meio a regras definidas e os jogos em espaços reduzidos remetem a mudanças no número de jogadores durante as partidas junto a outras adaptações de espaço e regras do jogo, afim de estimular determinadas ações no jogo. Jogos Condicionados Partindo do conceito que os jogos de futsal quando utilizados como ferramenta de aprendizagem escolar funcionam em meio ao uso de técnicas de ensino que tem como intuito apresentar o esporte aos alunos e fazer com que esses tenham um contato positivo com as práticas esportivas. Tem-se, nos jogos condicionados, na opinião de Silva, Sousa e Cortonesi (2017) a oportunidade de os alunos conhecerem o futsal em meio a vivencia do jogo, estimulando a autonomia, a reponsabilidade, a criatividade e a leitura do jogo.

Fora isso, ainda os autores, defendem que o uso dos jogos condicionados estimula a socialização, trazendo para os alunos o sentimento do trabalho e de fazer parte de uma equipe. É possível dizer ainda que a questão do trabalho em equipe também funciona como um processo motivador para os alunos em meio aos jogos condicionados, de modo que proporcionando o ambiente do jogo é possível estimular a vivencia dos alunos ao lado estratégico, característico do jogo, junto ao uso dos movimentos motores. O estudo de Silva (2017) buscou ainda abordar que das reações observadas, por exemplo a diminuição no número de jogadores ocasiona em situações que geram entre outras reações uma maior sensação de segurança no jogo, ou seja, ao estabelecer maior contato entre os jogadores as diferentes abordagens realizadas no jogo promovem reações estratégicas positivas, já que estimula ações táticas distintas.

É possível dizer, ainda que o uso de jogos reduzidos promove o uso de táticas que em ambientes formais não seria possível, o que para ambientes de aprendizagem como as escolas é interessante já que o objetivo nesses ambientes é a promoção do conhecimento em sua forma mais abrangente. Portanto, dentro do contexto educacional do ensino de futsal em ambiente escolar, tal como outros esportes coletivos, a questão que se levanta é que os métodos de ensino ao serem aplicados como estimulo a promoção do esporte e ao desenvolvimento critico/reflexivo precisam ser vistos sob o olhar individualizado da aprendizagem e, em paralelo, não podem deixar de lado o quesito social. Nesse sentido, pode-se dizer que dentre os estudos observados sobre a inserção do esporte em ambiente escolar tem-se como unanimidade que a ação da escola é importantíssima e que o conhecimento do professor sob o percentual de aprendizagem da turma será determinante para a devida escolha do método de ensino a ser aplicado.

REFERÊNCIAS BERTOLINI, Samuel. EFDeportes. com – Revista Digital. Buenos Aires: v. n. Disponível em: http://www. GIUSTI, João Gilberto Mattos et al. O ensino do esporte através do jogo: análise, possibilidades e desafios na educação física escolar. Pensar a Prática, v. n. Disponível em: https://www. pdf?sequence=1. html. Acesso em: 19 fev. KLEIN, Rafael Rodrigo. Métodos de ensino para o futsal escolar. A importância da iniciação esportiva para o desenvolvimento motor infantil. Disponível em: https://universidadedofutebol. com. br/a-importancia-da-iniciacao-esportiva-para-o-desenvolvimento-motor-infantil/. Acesso em: 19 fev. Jogos condicionados no ensino do futsal nas aulas de educação física escolar. Disponível em: http://periodicos. ufc. br/eu/article/view/27814/59613. Acesso em: 19 fev. Acesso em: 19 fev. TOLVES, Bruno César Flores; DELEVATI, Maurício Kucera; SAWITZKI, Rosalvo Luis.

Métodos parcial, global e de jogos condicionados no ensino do futsal. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. n.

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