O lúdico influenciando o aprendizado da leitura e escrita na educação infantil

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para isso, foi se realizado uma pesquisa bibliográfica com renomados autores que apresentam diferentes perspectivas sobre o assunto. Assim como, Hilda Santos, Celso Antunes e Dallabona et. al. PALAVRAS CHAVE: Educação Infantil; Lúdico; Aprendizado. INTRODUÇÃO A educação é primordial para o desenvolvimento do indivíduo dentro da sociedade. Em vista que, sem ela, não existiria o formato de sociedade, o qual somos habituados. Pois, é através da ação de educar que são “transmitidos” conhecimentos e crenças que contribuem para o desenvolvimento individual e, consequentemente, a modificação do meio em que ele está inserido. É por meio da educação que, os diversos grupos sociais constituídos pelo homem, se perpetuaram (SANTOS, 1973, p. Desta forma, é importante compreender esse conceito. A palavra educação surgiu de termos latinos, tais como “educare” e “educere”.

Isto é, o educando que fornece subsídios necessários para que se estabeleça uma troca de aprendizado. Desta forma, é importante compreender que, a criança é um ser dotado de conhecimentos prévios, originário de suas vivências cotidianas, integrado a uma determinada cultura. Para Santos (1973, p. essas “vivências” causam impacto na vida biológica e psíquica do indivíduo, interferem na absorção do conhecimento. A isso, ela dá o nome de totalidade. Respeitando e oferecendo subsídios para que se estabeleça uma boa comunicação entre o educador e o educando. Outro fator importante apontado por Hilda, é de que, a aprendizagem é intrínseca ao pensamento e a comunicação. Segundo ela (ibid. p. o pensamento é um processo dinâmico e contínuo de caráter cognitivo em que se estabelece uma análise, na qual se abstrai, ou generaliza a informação, formando, após, uma síntese sobre o que foi observado.

Uma vez que, “A comunicação é o processo através do qual um emissor se relaciona com o receptor através de uma mensagem transmitida em código por um canal. Quando o emissor envia uma mensagem com termos confusos, gera uma falha na comunicação, não compreendendo o que foi exprimido. Assim, quanto mais abrangentes forem as maneiras de comunicar conteúdos, maiores serão as possibilidades de aprendizado. ibid. p. Isto posto, é relevante ressaltar que o educando se sinta motivado no processo de letramento para que ele consiga se tornar um leitor proficiente. Assim, a educação lúdica é um colaborador no processo pedagógico para incitar o desejo pelo aprendizado. O LÚDICO Existem diferentes formas de trabalhar o lúdico dentro do ambiente escolar, como: jogos, brincadeiras, contação de histórias, fantoches, brinquedos, dança, música, e etc.

Porém, irei ater-me aos dois primeiros: os jogos e as brincadeiras, que estimulam o desenvolvimento individual e o trabalho em grupo. Mas antes, é importante compreender o conceito de lúdico. Além disso, a brincadeira (ibid. p. é algo intrínseco da criança, pois é por meio dela que esta consegue manter o equilíbrio com o mundo, o modificando e o reinventando da sua maneira. Brincando, o sujeito aumenta sua independência, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, valoriza sua cultura popular, desenvolve habilidades motoras, exercita sua imaginação, sua criatividade, socializa-se, interage, reequilibra-se, recicla suas emoções, sua necessidade de conhecer e reinventar e, assim, constrói seus conhecimentos. ibid. Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesmo, do outro e da sociedade.

E oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. SANTOS, 2012, p. É importante que o professor tenha um interesse real para com a criança, atento às limitações e dificuldades desta, proporcionando na sala de aula um ambiente de troca, em que se aprende à medida que se ensina. CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente trabalho buscou demonstrar a relevância da educação lúdica no processo de ensino e aprendizado da leitura e escrita na educação infantil. DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG.

vol. n. pdf>. Acesso em: 16 de junho de 2017. MUNIZ, Marielle Rizzo; CATONIO, Angela Cristina. O lúdico como estímulo à leitura e à escrita, um estudo sobre o Projeto de Extensão Almanaque. Web revista discursividade. Campina Grande: Editora Realize, 2012.

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