O papel do Diretor escolar:atribuições e desafios

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Essas novas funções, portanto, são os desafios de uma direção escolar que compreenderá as especificidades deste artigo. A proposta do tema, para elaboração deste trabalho surgiu da admiração sobre a figura do gestor educacional. Este, atualmente se mostra como um integrante fundamental para gerenciar todo o processo educativo e administrativo de uma unidade escolar. Concluímos que há uma necessidade intrínseca de tornar a escola - que tem uma função social importante - em um instrumento de transformações sociais. É preciso realizar uma mudança cultural na forma de pensar a educação e a escola, a partir dos seus profissionais, principalmente o diretor, que deve assumir uma postura de liderança participativa, no sentido de compartilhar o “poder”. Essas novas funções, portanto, são os desafios de uma direção escolar que compreenderá as especificidades deste artigo.

Para Heloisa Luck, a superação dos desafios, [. demanda do diretor capacidade conceitual sobre a educação; a gestão escolar e seu trabalho, mediante visão de conjunto e perspectiva aberta e sólida sobre a natureza da educação; o papel educacional da escola e dos profissionais que nela atuam; a natureza e as demandas psicosocios educacionais dos alunos; a relação da escola com a comunidade, dentre outros aspectos, incluindo, por certo, uma fundamentação sobre as dimensões de gestão escolar (LUCK, 2009, p. A proposta do tema, para elaboração deste trabalho surgiu da admiração sobre a figura do gestor educacional. Este, atualmente se mostra como um integrante fundamental para gerenciar todo o processo educativo e administrativo de uma unidade escolar. Heloísa Lück (2008, p.

afirma ser importante definir padrões de qualidade e competências profissionais básicas, que garanta a qualidade e democracia do ensino e da escola. A autora considera que a definição desses padrões de competências estabelece “os parâmetros necessários, tanto para orientar o exercício do trabalho em questão, como para orientar os estudos e preparação para esse exercício” (LÜCK, 2008, p. Segundo Honorato, para forjar uma gestão escolar efetiva é necessário criar um ambiente centrado na participação da comunidade escolar, independente do imperativo burocrático e centralizador do sistema organizacional das escolas e do sistema de ensino brasileiro (HONORATO, 2012, p. Para o nosso estudo, compreende-se que o diretor escolar coordena, organiza e gerencia todas as atividades da escola. deixa explicito que as relações dentro das escolas – que ainda são hierarquizadas e centralizadoras, em sua grande maioria - devam gerar integração, cooperação e participação, e, para isso, as propostas precisam ser elaboradas e reelaboradas pelos envolvidas no processo educacional (PARO, 2005, p.

O grande desafio de um novo modelo de gestão, conforme os autores estudados - democrática e participativa -, está vinculado à figura do diretor, pois compete a este zelar pela realização dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e o alcance dos padrões de qualidade definidos pelo Sistema Nacional de Ensino. Outro aspecto que merece destaque neste trabalho é o fato de que a atual prática gestionária nas escolas acaba exigindo dos diretores uma dedicação maior, e às vezes plena, às questões administrativas, obrigando-os a tornar secundário o aspecto mais importante de sua atuação, ou seja, a sua responsabilidade em relação a questões pedagógicas e propriamente educativas, que se reportam à sociedade como um todo, e, especificamente à sua comunidade escolar (GADOTTI, et al, 2004, p.

Segundo esta análise de Gadotti (2004), para aqueles que desejam assumir uma direção escolar devem desenvolver um conjunto de competências e atitudes diferente do atual: um sistema hierárquico que dispõe todo o poder na pessoa do diretor. Para Vitor Paro (2005), não é possível transformar o sistema de direção da escola, haja vista as contradições que envolvem o cargo de gestão escolar. Essas devem ser compartilhadas com todo corpo técnico, para a distribuição de serviços. O diretor deve desenvolver uma liderança participativa, pois esta possibilita o aperfeiçoamento da escola e de todos que dela participa. É preciso assumir, coletivamente, a elaboração de todos os processos que possam transformar a realidade da escola e dos alunos. Por fim é preciso considerar que o processo educacional requer de seus administradores a capacidade de articulação, capacidade conceitual do que é educação e gestão e, não menos importante, o controle dos padrões de legalidade (FIALHO; et al.

p. Educação Unisinos 12(2):73-81, maio/agosto 2008volume 12, número 2, maio • agosto 2008 GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José E. Autonomia da Escola. ed. São Paulo: Cortez, (Guia da escola cidadã; v. HONORATO, Hercules Guimarães. Ed Positivo: Curitiba, 2009. OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Teorias da Administração aplicada a gestão escolar II In: Princípios e métodos da gestão escolar integrada/ OLIVEIRA, Eloíza da Silva Gomes de, ; LIMA, Elma Correa de,; SÁ, Márcia Souto Maior Mourão,. Curitiba-PR: IESDE Brasil, 2009. PARO, Vitor Henrique.

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