O papel dos profissionais de ensino na gestão escolar

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”. RESUMO- O presente trabalho é um artigo que tem como tema o papel do profissional de ensino na gestão escolar. São apresentadas as características da gestão escolar, do modo como a investigação identificou plausível, não sem antes discorrer sobre o tema conceitual da gestão, de acordo com os autores pesquisados. O estudo utiliza-se do método de pesquisa qualitativo, sendo descritiva e bibliográfica. É sabido que o sucesso educacional de uma sociedade se traduz em igualdade de oportunidades, acesso ao bem-estar, integração e desenvolvimento, a partir de uma gestão de excelência. Mas, que caminhos se deve traçar para que o profissional do ensino participe dessa realidade, sem movê-lo de sua função como educador? Educação e transformação são termos onipresentes nos discursos sociais; inovação e reflexão, palavras-chave na dinâmica das sociedades modernas.

Eles estão expostos a constantes mudanças, o que traz consigo o desafio de otimizar permanentemente estados, processos e serviços. As competências intelectuais do professor são fundamentais para a transformação e podem ser adaptadas às demandas da gestão da escola; próximo do discente, é possível entender seus anseios e atendê-los mais adequadamente, conforme será exposto mais adiante. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar a realidade de gestão da escola implicando o papel do professor nela, de acordo com as suas qualificações.   Ao abordar a questão da gestão relacionada à educação, os processos de gestão escolar são sequências de ações deliberadamente escolhidas e planejadas de acordo com certos objetivos que tornam possível a tarefa de dirigir.

 (SILVA; PEREIRA, 2018). Ainda conforme Silva e Pereira (2018), a gestão escolar pode ser entendida como a aplicação de um conjunto de técnicas, instrumentos e procedimentos na administração de recursos e no desenvolvimento de atividades institucionais.   Paro (2016), assevera que, do ponto de vista pedagógico, a gestão promove a aprendizagem de alunos, professores e a comunidade educacional como um todo, através da criação de uma comunidade de ensino e aprendizagem reconhecida como um grupo de pessoas em interação contínua, que têm a responsabilidade do aperfeiçoamento permanente, a fim de ensinar  integralmente os alunos para serem egrégios membros da sociedade.   Características da gestão escolar De acordo com Lück (2011), a abordagem da gestão escolar consiste nas ações que a instituição desenvolve para direcionar seu projeto educacional e planejar o desenvolvimento da escola de acordo com uma missão e visão precisas, compartilhadas por todos os atores.

Por outro lado, o trabalho em equipe é considerado o processo de gestão coletiva, onde o gestor é um dos responsáveis ​​por promover reuniões de trabalho para o fortalecimento de planos e estratégias na gestão escolar. Nesse sentido, Cossio (2016) expressa que o trabalho em equipe é considerado um evento transformador, participativo, inclusivo e profundamente associado ao sucesso das organizações que, quando implementadas pelo gestor educacional, a organização responderá definitivamente alcançando produtividade e eficácia, tanto nas metas estabelecidas, como na eficácia comunicacional, para alcançar uma convivência escolar eficaz, considerando que todos participaram da elaboração e comprometimento das questões planejadas.   No que toca à inovação, segundo mencionada como sendo uma das características importantes da gestão escolar, Pereira e Mariano (2016) a consideram como um processo enquadrado em diferentes princípios, entre os quais a integração com outros componentes do processo educacional para melhoria da qualidade, resolução de problemas, aumento da probabilidade de mudança, reestruturação, respostas consistentes com demandas sociais, formas de ensino e aprendizagem.

Além do já mencionado, Pereira e Mariano (2016) ainda definem inovação, no âmbito da gestão escolar, como a capacidade de planejar conteúdo em atividades com atributos novos e atraentes, induzindo os alunos ao auto-aprendizado, envolvendo o gerenciamento de tecnologia e comunicação para o escopo dos objetivos propostos. É por isso que o professor precisa se adaptar às novas demandas do contexto, atualizando-se, e atualizando suas habilidades para os desafios da educação.   Para Vargas (2016), a mudança efetiva da escola depende do exercício de papéis de gestão apropriados. A demanda por profissionalismo e habilidades gerenciais no professor parte da necessidade de se ter gestores altamente competentes nas escolas envolvidas. O exercício de papéis de gestão pelos professores implica que a liderança, a responsabilidade e as visões na escola sejam compartilhadas (LÜCK, 2011).

Por sua vez, o professor-gestor compartilha com os outros seus recursos, experiência e conhecimento, de modo que os recursos individuais enriquecem e reforçam os grupos (VARGAS, 2016). Desta forma, o potencial de desempenho interno da escola é desenvolvido, e a pedra angular do desenvolvimento educacional sustentada. No entanto, involucrar o docente não apenas como ator de um conhecimento pedagógico, mas, com ênfase no tipo ideológico da instituição, como parte do eixo do processo de tomada de decisão, é como que visibiliza o papel do docente na gestão. Essa impressão se baseia na importância do conhecimento intelectual como base argumentativa na discussão das questões e na capacidade de intervenção, com concessão de responsabilidades e estabelecimento de hierarquias, como forma de influenciar o processo e orientar a tomada de decisão.

Portanto, acredita-se que o conhecimento organizacional é um elemento de poder, porque ajuda a gestão a atingir seus objetivos e a cumprir seus interesses. Em outras palavras, é possível a participação dos professores na gestão, condicionada pelo conhecimento intelectual e pelas políticas institucionais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COSSIO, Maria de Fátima. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. Teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2013. B. A dimensão pedagógica do trabalho do gestor da escola pública de educação básica. Curitiba: UFPR, 2018. LÜCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Inovação e gestão escolar: em busca de melhorias na aprendizagem. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 5, 2016, Anais [.

São Paulo, 2016. SILVA, Givanildo da Silva; GOMES, Eva Pauliana da Silva; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. A gestão escolar e a avaliação da aprendizagem: uma análise sobre a prática educativa em uma escola de ensino fundamental. A relação entre gestão escolar e a motivação de professores. EBR, v. n. VARGAS, Adriana Rezende. Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente. July/Sept.

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