O profissional atuário

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

ABSTRACT The Brazilian governmental structure practically requires the presence of the accountant in the companies for its functioning, however the work of this professional within the scope of the MPE is a reality that needs to be developed, going far beyond the fiscal concepts to focus on the administrative process. In this bibliographic analysis work, the objective is to understand the historical origin of accounting, highlighting the work developed by the accountant in micro and small companies (MPE 's), having as a problem knowing the importance of the accountant for the maintenance of the activities of the micro and small companies in the business field. Key words: Accountant; MPE; Financial; Businessman. INTRODUÇÃO No contexto histórico a evolução da contabilidade e o trabalho do contador se fez presente em diversas realidades desde o início da civilização até os dias atuais, sendo que ocorreram várias transformações na sociedade e em suas relações, principalmente referente ao seu valor dentro de uma situação histórica onde se estabeleceu através dos tempos o desenvolvimento de um povo e de suas necessidades de controle econômico, além da obtenção de lucro.

O perfil do profissional contábil tem se alterado ao longo tempo nas organizações, principalmente em empresas privadas, pois não querem mais um simples guarda-livros, uma pessoa que se prende a registrar os atos e fatos administrativos que afetam o patrimônio da entidade. A micro e pequena empresa vivencia uma realidade onde todas as demandas geralmente estão sob a responsabilidade de um único dirigente e neste contexto torna-se inviável desenvolver as atribuições contábeis, sendo que na maioria das situações falta até mesmo conhecimento, portanto o contador cada vez mais se torna indispensável para o sucesso deste tipo de negócio (DUTRA; GUAGLIARDI, 1984). No gráfico abaixo se registra algumas contribuições que o contador pode proporcionar ao empresário da MPE. Gráfico 01: Contribuições do Contador junto a empresário da MPE Fonte: Reino, 2018.

No gráfico acima se verifica que o trabalho do contador na MPE tem principalmente a função de colaborar com a gerência do negócio, sendo que de acordo com relatório do SEBRAE (2007), a falta de conhecimentos relacionados com o planejamento, com análise financeira, com organizações empresariais e com vendas são os pontos destacados pelos empreendedores de MPE 's como essenciais nos primeiros meses de vida das empresas. Da mesma maneira, o mesmo relatório mostra que o contador é o profissional mais procurado quando os negócios tomam rumos incertos. O trabalho foi desenvolvido com a utilização de material bibliográfico realizado em diversos tempos e espaços para buscar garantir um resultado coerente diante da diversidade de informações existentes a respeito do contexto histórico da contabilidade e do contador, evitando assim privilegiar uma em detrimento de outra.

Na tentativa de responder à problemática e contemplar o objetivo deste trabalho foi realizada a leitura de vários materiais bibliográficos como livros, artigos e entre outros para selecionar uma corrente ideológica que atendesse as necessidades para este trabalho como: (BRASIL, 1946); (DUTRA, 1984); (HENDRIKSEN, 2009); (MARQUES, 2010); (MARION, 2012); (SILVA, 2002); (VENTURA, 2009) e entre outros autores e trabalhos. RESULTADOS E DISCUSSÕES O contador de acordo com a análise e discussão realizada ao longo deste trabalho já atua na economia durante vários séculos e tem sido de extrema importância na relação comercial com base na elevação dos lucros e controle sobre todo o processo contábil das empresas. No cotidiano comercial com destaque para a micro e pequenas empresas verifica-se a necessidade dos profissionais contábeis como colaboradores na organização das atividades financeiras, pois o contador precisa atuar de forma indiscutível em todas as empresas, porém em cada realidade se tem um nível de envolvimento diferente, sendo que quanto mais próximo for esta relação de responsabilidade, maior será a possibilidade de sucesso da MPE.

O serviço do contador nas empresas tem ganhado cada dia mais importância, sendo que se verifica neste período contemporâneo uma atuação profissional indo muito além das finanças e colaborando com orientações administrativas com foco nos lucros e diminuindo riscos fiscais. CATELLI, Armando. Controladoria: uma abordagem da gestão econômica GECON. São Paulo: Atlas, 1999. DUTRA, I. GUAGLIARDI, J. Teoria da Contabilidade –5ª Edição -São Paulo: Atlas, 2009. MARQUES, Wagner Luiz. Contabilidade Geral I – Passo a Passo (Contabilidade Comercial) – Gráfica Vera Cruz. Cianorte-Paraná 2010. MARION, José Carlos. Acesso em 10/12/2020. SEBRAE-NA (2007), “Fatores Condicionantes e Taxas de Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil, 2003-2005”. Brasília, agosto/2007. biblioteca. sebrae. usp. br/teses/disponiveis/12/12136/tde-29042003-094202>. Acesso em 10 de dezembro de 2020.

129 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download